TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.152 Palavras (13 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

1º SEMESTRE

MATEMÁTICA

E

        PROCESSOS GERENCIAIS        

AGNES LOPES DOS SANTOS 9750444854

FLÁVIA MARQUES HOMEM 9750446946

PATRICIA NUNES ANTUNES 9510356582

THAIS MENDES SANTOS 9682448979

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORA PRESENCIAL ROSANE CRUZ

PROFESSOR EAD ME. PEDRO HIANE

PROFESSOR EAD ME. ADEMIR CAVALHEIRO LEITE

        

PORTO ALEGRE 19/09/2014[pic 2]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        03
  2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        04
  3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL EXISTENTE        05
  4. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SUGERIDA        06
  5. DESCRIÇÃO DOS CARGOS        07
  6. PLANO DE CAPACITAÇÃO E MOTIVAÇÃO – GERENTES        09
  7. PLANO DE CAPACITAÇÃO E MOTIVAÇÃO – OPERACIONAL        14
  8. CONSIDERAÇÕES FINAIS        18
  9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19

[pic 3][pic 4]

  1. Introdução

Com a recente contratação da nova diretoria administrativa e de projetos, foi desenvolvida ao longo deste desafio a estrutura organizacional e seus planos de gestão da empresa Hoterdan – Hipermercado. Foram elaborados planejamentos tático e estratégico, voltados para liderança e trabalho em equipe, a fim de chegar à melhoria e à eficácia da administração através de definições de cargos e competências.

A função desta consultoria está amplamente ligada aos objetivos e metas da empresa, dando suporte a todas as áreas e, assim fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados e comprometidos. Trabalharemos também com um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional e, além disso, buscaremos atingir melhores níveis de desempenho dos objetivos da empresa, o que resultará em um ambiente organizacional que estimule a motivação e liderança das equipes de trabalho.


  1. Estrutura Organizacional

É um instrumento administrativo que resulta na análise, ordenação dos recursos da empresa, estabelecendo os níveis da tomada de decisões, visando o alcance dos objetivos estabelecidos.

As atividades da empresa devem estar bem identificadas, assim como os recursos e pessoal determinado, para assim estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios.

A estrutura organizacional se divide em dois tipos:
Estrutura Formal: é aquela representada pelo organograma. Todas as relações são formais. Não se pode descartá-la e deixar funcionários se relacionarem quando eles não devem ter relações diretas.
Estrutura Informal: é o relacionamento entre as partes fora do Organograma, ou seja, as relações não estão previstas, pode ajudar a empresa, facilitando o trabalho, mas pode também atrapalhar, se não for feito com atenção.

  1. Estrutura organizacional que existente

[pic 5]

  1. Estrutura Organizacional sugerida

[pic 6]

  1. Descrição dos cargos

Presidência: Em geral o presidente de empresa costuma ser o fundador ou a pessoa escolhida para organizar e gerenciar os demais departamentos da empresa. Pode haver uma pessoa escolhida para essa função. O presidente de uma empresa é a pessoa que possui maior responsabilidade porque a decisão final é feita por ele, e todas as suas consequências.

Diretoria: O diretor é o profissional que organiza, planeja e orienta o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema, Cria métodos, planeja atividades, organiza o funcionamento dos vários setores da empresa, calcula despesas e garante a perfeita circulação de informações e orientações.

Gerente: Gerenciar é preciso, não só para dirigir os esforços e o talento do grupo para o rumo certo, mas também para manter o nível de motivação e entusiasmo que permitem à organização chegar à excelência. Mas, o que é mesmo gerenciar? Pode parecer ingênuo perguntá-lo, mas a verdade é que facilmente se constata que muitos supervisores e chefes não fazem a mínima ideia do que seja isso. As pessoas hoje discutem conceitos mais “avançados” de administração, que aparecem nas revistas como última moda, mas não sabem os princípios ensinados por Henri Fayol, nos primórdios da teoria gerencial. O gerente lida com os setores cabíveis, com as pessoas essenciais, e somente assim obtém resultados (e não há nada de politicamente incorreto em admiti-lo com clareza). Ele deve planejar, em conjunto com a diretoria específica, o que fazer, quando, como, com que recursos. Com isso claro, poderá organizar atividades, definir responsabilidades, delimitar a autoridade, estabelecer processos e regras formais a serem seguidos pelo grupo, isto é, orientar o rumo certo, objetivos e estratégias, motivando um trabalho de alto padrão, liderar e levar ao crescimento.

Cabe ao gerente de cada área, também, controlar – acompanhar de perto o resultado de tudo, corrigir quando necessário e manter tudo funcionando conforme previsto.

        

Operacional: O departamento operacional tem a finalidade a dar suporte aos setores ao qual pertencem executando tarefas previamente determinadas.

  1. Plano de Capacitação e motivação de Gerentes

Para melhorar o desenvolvimento gerencial é preciso definir objetivos, sabendo aonde quer chegar com o negócio. Quando não se tem metas, qualquer caminho que seguir não será bom o suficiente. Posteriormente, procure o superior, e estando de acordo com o que foi definido, desenhe um plano de ação para agir sobre tal problema e encontrar algum modo de seguir o caminho que foi estabelecido. Alcançando seus objetivos terá uma gerencia eficaz.

Desenvolver Líderes: São atividades vivenciais, que são desenvolvidas no formato de Dinâmicas de grupo e, tem como objetivo capacitar profissionais para a prática de liderança. Desenvolvendo atitudes que permitam influenciar os membros do grupo:
- Primeiro Plano: “Liderança Individual”: Tem como missão melhorar sua própria vida, não transmitindo ao outro, o que não possui;
- Segundo Plano: “Liderança em Grupo”: A capacidade do líder em influenciar o grupo que pertence, a partir de seu desempenho e valores, as pessoas sempre buscam como referências pessoas que são capazes de solucionar seus próprios problemas;
- Terceiro Plano: “Liderança Situacional”: Desempenha seu papel de condução, em qualquer tipo de tarefa, apresenta habilidades de comunicação, negociação e tomada de decisões, aplicando em diferentes situações;
- Quarto Plano: “Liderança Organizacional”: Implica na capacidade de suas competências funcionais – o líder organizacional vai além do domínio do grupo, desenvolvendo a visão e missão da empresa gerando adesão, compromisso e o alinhamento dos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (224.1 Kb)   docx (73.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com