TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Natália Queiroz Rosa

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

Resenha Crítica – Atividade 1

Quando falamos em ética, nós não falamos apenas de teorias, filosofia, teologia, mas também falamos da nossa própria vida. A ética está presente no nosso dia-a-dia, no trabalho, na escola, na família e na sociedade em geral. Ela está ligada diretamente ao caráter e à liberdade humana. Podemos dizer que é o estudo das ações ou dos costumes. A ética é, portanto, uma teoria no que se refere à boa conduta humana, do bem e mal, do certo ou errado de acordo com cada costume, comportamento e cultura de cada região.

        A teoria da ética da convicção que se refere às ações morais individuais, praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados. Também a ética da responsabilidade, que é a moral de grupo, das decisões tomadas pelo governante para o bem-estar geral, ainda que pareçam erradas aos olhos da moral individual. A dois tipos de ética, a ética moral que se baseia em princípios e regras morais fixas, e a ética imoral que se baseia na ética dos fins: “os fins justificam os meios.”

Os seres humanos, são falhos e consequentemente temos alguns comportamentos que não condizem com a ética. Uma das principais razões pela qual os seres humanos se envolvem em comportamentos antiéticos é a sua natureza essencialmente competitiva e a busca pela vantagem sobre algo ou alguém.

Observamos a falta de ética em várias situações do nosso dia-a-dia, onde muitas vezes não percebemos as consequências que nossos atos causarão. Reclamamos da falta de ética das pessoas que estão ao nosso redor, mas não percebemos o que nós mesmos fazemos da mesma forma.

Em coisas simples, que às vezes pensamos que não estamos prejudicando ninguém, mas na verdade estamos agindo com falta de ética e consequentemente nossa atitude afetará alguém. Como por exemplo, trafegar pela direita no acostamento durante um congestionamento, dirigir após consumir bebida alcoólica, comprar produtos piratas, levar da empresa que trabalha objetos como clipes, envelopes, canetas, etc., como se isso não fosse roubo, dentre outras várias situações do dia-a-dia, onde enquadra-se como ética imoral pois baseia-se na ética dos fins: “os fins justificam os meios.” Ou seja, arrumam sempre uma desculpa para justificar tal erro. Várias pessoas que não se importam com a ética, apenas se preocupam com si mesmas e em uma forma de conquistar algo pra si mesmo, e neste processo muitos passam por cima de uma boa conduta. 

Mesmo tendo-se em mente o fato de que as regras existem para beneficiar a todos, há inúmeros casos em que elas são desrespeitadas, no entanto para que os valores éticos sejam praticados por todos e a sociedade ser beneficiada, todos devem estar dispostos a proteger esses valores, para tanto é necessário, que sejam claros, específicos e válidos para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com