TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática e Processos Gerenciais

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 15

 [pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS E

LOGÍSTICA

PROFESSOR: MARCELO VICTOR

TUTOR A DISTÂNCIA: ANDERSON SILVA

                                        ANDERSON DA SILVA FERREIRA  RA: 2856170539

                                        JOEL ALVES LIMA  RA: 2852196824

                                        PATRÍCIA MARIANO DE SOUSA  RA: 2862985492

                                        LUEDJA CARVALHO RODRIGUES  RA: 2746611495

                                        RAFAEL KENNEDY LOPES DE ARÚJO  RA: 2847247047

                                        WALLISSON ALEXANDRE  DA SILVA  RA: 2851195270

                        MEYRE MANGABEIRA DE OLIVEIRA  RA: 2849224325

                  LAURIENE RODRIGUES TOLEDO  RA: 2833317009

                    DÉBORA DOS SANTOS MEDEIROS  RA: 2866966002

TAGUATINGA-FACNET

2015

Sumário


INTRODUCÃO

    O mundo globalizado nos mostra cada vez mais a necessidade de informações, e para tanto, é necessário o conhecimento básico que possibilita o entendimento de conceitos mais apurados. Todo investidor busca a melhor rentabilidade de seus recursos, e para que se possa medir o seu retorno faz-se necessário à aplicação de cálculos financeiros e processos gerenciais na qual uma empresa possa seguir por rumos positivos que possibilitam a tomada de decisão. Grandes empresas têm investido muitos recursos no desenvolvimento de profissionais capacitados a entender e buscar as melhores opções de negócios.

   Cada vez mais as empresas tem tido dificuldades em alcançar vantagens competitivas no mercado. Dado ao fato da crise financeira a qual vivenciamos nos nossos dias atuais, isso ocorre pelo fato de vários recursos serem mal distribuído para a população a ponto que a mesma tenha seu poder de compra diminuído fazendo com que a economia cresça em ritmo desacelerado e que o lucro de várias empresas caia de forma extrema. Uma estratégia empresarial é definida como a teoria de uma organização de como obter vantagens competitivas, vantagens essas que o grupo de consultores expôs ao Hipermercado Hoterdan que no mesmo propôs a empresa à contratação de um diretor administrativo e de projetos para trazer soluções benéficas e claras, porque atualmente o ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem de acordo com a cidade localizada ou município, que no mesmo tem seus cidadãos com vários tipos de rendas distribuídas de várias formas limitando varias vezes o consumidor de ir até o hipermercado ou supermercado ou outro tipo de comércio varejista compra o que quiser.

   Esta pesquisa tem como objetivo, verificar como os processos gerenciais que contribuem para o alinhamento estratégico em empresas do tipo hipermercado e supermercado varejista. Por essa razão, pode-se classificá-la como descritiva, uma vez que se pretende salientar as características de uma determinada empresa como está sendo exposta no trabalho. Com isso o grupo de consultores acompanhada do diretor administrativo contratado irá definir metas junto a presidência da empresa na qual a mesma deu total liberação para o diretor administrativo, propor uma solução de metas para o total sucesso do Hipermercado Hoterdan.

Planejamento empresarial:

    Entende-se por planejamento o ato de executar ou projetar um determinado serviço, simples ou complexo; Assim como a coordenação de recursos para atingir o alvo almejado através da planificação dos serviços.

   Podemos definir também como um processo contínuo de ações bem executadas para que o objetivo fim seja alcançado eficazmente, sendo assim esse processo de forma eficaz permitirá que os erros sejam evitados, e que se cometidos sejam corrigidos e não voltem a acontecer.

   Um bom planejamento leva em consideração aspectos gerais como custos, lucros, e qualidade, bem para trazer vantagens, controlando eventos adversos com maior eficiência na resolução de problemas e tomados de decisões certas.

De maneira sintética a funcionalidade de um bom planejamento é amenizar a necessidade de revisar um projeto durante sua execução.

    Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens a equipe de projetos. Tais como:

     - Permite controle apropriado

     - Melhor coordenação das interfaces do projeto

     - Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e

     - Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisões

     Logo abaixo veremos as três formas de planejamento utilizadas por grandes empresas que o diretor administrativo utilizará para o Hipermercado Hortedan e logo depois desses conceitos veremos a estrutura atual e a nova estrutura planejada com organograma para facilitar o entendimento:

Planejamento estratégico: É um processo gerencial que se refere a formulação de objetivos para a seleção de programas de ação para sua execução, levando em conta as condições internas e externas que o Hipermercado Hoterdan no presente momento tem até a evolução pretendida que será a expansão de acordo com a lucratividade adquirida, também será considerado que a empresa deve respeitar que todo o processo tenha coerência e sustentação.

             A administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e programam objetivos estratégicos. (BATEMAN e SNELL 1998).

   Planejamento tático: É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa a dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões na qual será mostrado no organograma na nova estrutura organizacional apartir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (285.3 Kb)   docx (54.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com