TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CLAUDIA PATRICIA VIEIRA

ELAINE OLIVEIRA

GILSON REIS

LÍVIA FERNANDA MOURA

MANUELA MOURA

MAXWEL SILVA RIBEIRO

ENOS GABRIEL SOUZA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

ILHÉUS

2014

 

DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Treinamento, desenvolvimento e jogos vivenciais; Saúde e Segurança do Trabalho; Gerência, motivação; Seminário IV.

Professores:

Bruno S. Moreno;

Fábio H. Ribeiro;

Henry T. Nonaka;

Mailucia Ricieri.

ILHÉUS

2014

SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO.....................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................5 a 7

3CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................9


1 - INTRODUÇÃO

        Na atualidade as organizações estão investindo cada vez mais na sua estrutura, pois deve – se repensar como o funcionamento da mesma está fluindo, se a mesma está obtendo lucros, pois devido à concorrência, a globalização e as novas tecnologias o mundo está em constante mudança.

Neste presente trabalho poderemos ter um aprendizado maior como se mantém nos dias atuais uma empresa de Hotelaria na área de Segurança do trabalho; como são feitos os treinamento com seus colaboradores.

A Pousada Píer do Pontal está no mercado de trabalho por volta de vinte anos, foi fundada na época da crise do cacau por um boliviano fazendeiro juntamente com sua esposa, está localizada no bairro Pontal na cidade de Ilhéus e atualmente conta com dezenove funcionários os quais são distribuídos nas área de recepção, serviços gerais e restaurante.

        

2 – DESENVOLVIMENTO

        

        A empresa esta inserida no ramo da Hotelaria. Para qualificar e manter os profissionais a pratica de RH utilizada é através de contrato com empresas parceiras que prestam serviços e elaboram documentos. O levantamento das necessidades de treinamento é feito por pesquisas internas, entre os departamentos, analisando os mesmos que estão deficientes.

        Segudo BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2003 na concepção do treinamento devemos nos atentar para quatro aspectos importantes, que são os objetivos instrucionais, a prontidão e a motivação dos treinados, os princípios de aprendizagem, e as características dos instrutores. Logo o  planejamento do programa de treinamento da pousada Pier do Pontal acontece pelo acompanhamento do candidato, observando seu período de adaptação; abrangendo pontualidade, convívio no ambiente de trabalho, suas habilidades no exercício da função, entre outros requisitos. Esse acompanhamento se dar pela subgerente por planilhas, onde estas ela relata suas observações.

        Normalmente os treinamentos mais utilizados nas empresas são o on the job, ou dentro do ambiente de trabalho, treinamentos dentro do serviço com conteúdos profissionalizantes; ou out the job, ou fora do trabalho, são mais formais e realizados em sala de aula, laboratórios ou locais alugados para sua realização. Porém a empresa em questão não possui treinamento em equipe; quem treina o novo colaborador é o funcionário mais experiente e com conhecimento mais amplo sobre o todo. E segundo a entrevistada, a quantidade de colaboradores não é suficiente para a inclusão dessas técnicas, dinâmicas de grupos ou jogos; ainda informou que os donos acham desnecessário por conta dos gastos e por causa do tempo para disponibilizar tais atividades.

        Normalmente a avaliação dos resultados do treinamento acontece em quatro níveis, ou seja, avaliando: a reação, o aprendizado, o comportamento e o resultado obtido (MILIONI, 1999; BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2003). Mas no Hotel Pier do Pontal, essa etapa acontece por meio de diálogos feito pela gerência.

        A implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCSMO). Esses programas devem ser implantados em todas as organizações, independente do segmento e da quantidade de funcionários. O hotel possui um programa de segurança do trabalho, porém é terceirizada, conforme Norma Regulamentadora 06, e com ênfase nos subitens abaixo:

6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

6.1.1 Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis

de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.  

6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com