TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Organizacional

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.151 Palavras (13 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1) INTRODUÇÃO................................................................................................4

2) DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5

3) CONCLUSÃO..................................................................................................8

4) REFERÊNCIAS...............................................................................................9

5) ANEXOS........................................................................................................10

1) INTRODUÇÃO

Foi realizada uma pesquisa na empresa Grupo Marques, que esta a mais de 20 anos no mercado de trabalho onde atende toda região com vários produtos da linha de aves e produtos derivados de aves. Foi aplicado um questionário de diagnostico organizacional para identificando os conceitos relativos das disciplinas de comportamento clima e cultura, psicologia organizacional e gestão de pessoas. E com base neste diagnostico, propor sugestões de melhorias que também estejam de acordo com os conceitos teóricos trabalhados nestas disciplinas.

O questionário foi respondido por um colaborador da empresa e pela Gerente de Recursos Humanos.


2) DESENVOLVIMENTO

Foi aplicado um diagnóstico organizacional na empresa nas áreas de liderança e pessoas, onde avaliamos os valores e diretrizes, a tomada de decisões, o desenvolvimento de liderança, o aprendizado organizacional e cultura da inovação, o desempenho da organização e informações comparativas, sistema de trabalho, capacitação e desenvolvimento, a qualidade de vida, e os resultados relativos às pessoas. O objetivo do trabalho é obter maiores informações, analisar o planejamento e funcionamento da empresa, para que possa expandir no mercado.

 Verificamos que a empresa possui desempenho bom na área de liderança, porem na área de pessoas identificamos diversos problemas que afetam o desempenho a qualidade e a capacitação dos colaboradores e isto implica diretamente na empresa deixando-a menos competitiva no mercado. Com isto o diagnóstico organizacional vem com a extrema importância e crucial de alinhar processos organizacionais ás necessidades de melhoria da qualidade como um todo, seguindo com o melhor desempenho dos colaboradores e os demais envolvidos na empresa, e identificando os problemas podemos colocar em pratica forma de melhoria, tendo visão de alcançar um melhor objetivo.

Em questão das pessoas foi examinado como são proporcionadas as condições para o desenvolvimento e utilizando do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho usando estratégias organizacionais.

O sistema de trabalho contribui para melhoria do desempenho, com critério de seleção para contratação e métodos de integração dos recém contratados. O desempenho da força de trabalho e avaliado sistematicamente, porem a empresa é falha na avaliação da satisfação e no sistema de remuneração que não incentiva e não contribui para o desempenho dos colaboradores.

Na capacitação e desenvolvimento existem programas alinhados as estratégias da organização, e que consideram as necessidades das pessoas, mas não há programas de incentivos ao desenvolvimento de carreiras e a eficácia dos programas de capacitação não são avaliados.

Os fatores e riscos relacionados à saúde ocupacional, segurança e ergonomia são identificados e tratados sistematicamente, mas possuem falhas na satisfação, motivação, adaptação no trabalho humano, bem estar e na implementação de ações para manter o clima organizacional favorável ao auto desempenho e os serviços, benefícios programas e políticas estão abaixo do nível de mercado de atuação da organização.

Em relação aos resultados relativos ao sistema de trabalho, capacitação e desenvolvimento e qualidade de vida a empresa possui tendência favorável com nível de desempenho superior as expectativas das partes interessadas, ou para alguns deles, para os principais resultados. Porem verifica-se alta rotatividade, incidências de acidentes de trabalho, alguns casos de absenteísmo, e clima organizacional com percepção abaixo do esperado.

Identificamos que um dos fatores a ser revisto e melhorado na organização em estudo é o individualismo e a falta do espírito de equipe entre os colaboradores. Tal fato certamente interfere no clima organizacional e no espírito de equipe que deve existir, focando sempre o bom atendimento ao cliente interno e externo e demais objetivo da empresa. Sendo assim, é importante que sejam realizadas ações a fim de despertar nesses colaboradores a importância do trabalho em equipe.

A empresa mostra algum avanço na parte de liderança onde apresenta valores e diretrizes definidos como missão, visão, e objetivos e um sistema de tomadas de decisões favorável aos gestores onde se pode perceber que a administração está bem atribuída em suas funções, porem deixa falhas na gestão de pessoas, na forma que administra seus colaboradores, não implementando ações que visam a satisfação dos funcionários e a manutenção de um clima organizacional favorável ao alto desempenho. É necessário que a empresa invista melhor em seus colaboradores, para que tenham maior motivação em seu local de trabalho, é importante que a empresa ofereça também algum tipo de reconhecimento e remuneração satisfatória para que a equipe alcance o desempenho esperado.  

O setor de Recursos Humanos da empresa é responsável somente pela seleção de funcionários, não exercendo todas as atividades inerentes ao setor. A empresa usa métodos de gestão de pessoas ultrapassados e não tem aproveitado da contribuição que um setor de Recursos Humanos ativo pode contribuir, realizando mudanças no modo de gestão onde os colaboradores são valorizados e trabalham como equipe junto a empresa visando um objetivo comum, o crescimento de ambos.

A empresa não tem um plano ativo de cargos e salários e não possui ascensão profissional para seus colaboradores. Isso tem acarretado uma grande rotatividade de funcionários por não estarem satisfeitos com a gestão autoritária e falta de valorização dos mesmos, ficando doentes, apáticos, sofrendo com estresse e até depressão, desmotivados a continuar na organização. A empresa não atua com projetos sociais. Hoje em dia, é necessário que exista a consciência com a sociedade, com os problemas que afligem a todos. As empresas têm condições de contribuírem para a melhoria de muitos desses problemas. Projetos sociais é a maneira rápida, prática e de extrema importância para que isso aconteça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com