TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Organizacional

Por:   •  1/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Aspectos da Estrutura Organizacional        4

2.2 ORGANOGRAMA        5

3 MODOS DE GESTÃO        6

4 ATUAÇÃO DA EMPRESA        7

5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        8

5.1 PNCONSIG        8

5.2 SGO        8

6 CONTRIBUIÇÃO SOCIAL        9

CONCLUSÃO         10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

Aqui será apresentado um modelo de diagnóstico organizacional que foi elaborado através de entrevistas com os gestores de todos os departamentos da empresa Use Cred Brasil, uma Intermediação Financeira que tem suas atividades voltadas para crédito consignado para aposentados e pensionistas da Previdência Privada em parceria com grandes bancos. Realizando seu atendimento e formalização de contratos via telefone (Call Center).

O estudo realizado na empresa nos ajuda a compreender melhor como funciona as organizações de acordo com sua estrutura organizacional e traz a oportunidade de vivenciar a prática aliada com a teoria que foi estudada até o momento.

Na empresa em questão, foi observada a sua rotina, relacionando teoria e prática, identificando fatores e práticas estratégicas da organização, bem como análise crítica e imparcial do resultado obtido com o trabalho desenvolvido.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Use Cred Brasil foi instituída 2010 na cidade Guarulhos. É uma empresa que atua no ramo financeiro especializado em crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS em conjunto com bancos renomados da mesma atividade.

  1. Aspectos da estrutura organizacional

A Use Cred Brasil é uma prestadora de serviços atuando como intermediação Financeira. É uma empresa de porte médio, com faturamento anual de aproximadamente R$1.000.00,00 e com 65 funcionários ativos. Está organizada em 5 departamentos:

  1. Diretoria / Financeiro;
  2. Recursos Humanos;
  3. Administração;
  4. Logística;
  5. Comercial;
  6. T.I;

A administração da empresa é realizado por 2 diretores (marido e mulher), onde cada um deles é responsável pela área financeira e jurídica da empresa.

O setor de Recursos Humanos, realiza toda parte de contratação e departamento pessoal, com auxilio de um escritório contábil.

A demanda de realização das atividades da empresa inicia-se pelo setor de vendas, no qual realiza o fechamento do contrato após contato telefônico.

Os consultores entram em contato telefônico com os clientes, expondo a possibilidade de um empréstimo consignado, com taxas mais baixas.

        O setor administrativo tem a função de administrar, digitar e acompanhar o andamento dos contratos. No departamento essas atividades são divididas em setores: Auditoria; Digitação; Formalização do Contrato; e Acompanhamento do contrato.

        A logística trata de auxiliar no colhimento das assinaturas junto aos clientes, ou seja, são incumbidos de despachar motoboys até as casas dos clientes para assinatura e andamento do contrato. No departamento as atividades são divididas em Logística dos contratos; Despacho dos Contratos e Motoboys.

        Devido as atividade de a empresa tratar-se de vendas por telefone (call center), a demanda de manutenção de itens como computadores, telefonia é muito constante, portanto o setor de T.I é sempre ativo.

  1. ORGANOGRAMA

        [pic 14]

[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 39][pic 40][pic 41][pic 42][pic 43][pic 44][pic 45][pic 46][pic 47]


  1. MODOS DE GESTÃO

A empresa Use Cred Brasil visando fortalecer o vínculo entre seus profissionais e seus clientes, adota uma postura diferencial, considerando que o capital é consequência do servir e do reconhecimento de seu trabalho. Permite-se antecipar-se em oportunidades emergentes tendo como seu principal objetivo o crescimento em seu negócio, possibilitando desenvolver bem sua estratégia empresarial.

A principal característica do modo de gestão da empresa são os setores Administrativo, Logística e Comercial que trabalham em conjunto e de forma organizada. Efetivada a venda, toda demanda do contrato fica sob vistoria do setor administrativo e logística que neste trabalham juntos, somente após o colhimento da assinatura do cliente e documentos entregues, inicia-se a administração dos contratos.

A empresa adota uma gestão autoritária no qual o objetivo comum é que todos alcancem as metas impostas tendo como interesse principal, limitando-se a política de vendas e metas. Ainda assim, a comunicação entre os setores e departamentos funciona de forma rápida, direta e eficaz e sempre no início da jornada de trabalho, no qual se organizam sobre as tarefas diárias e semanais. Seus funcionários tem idade entre 18 e 35 anos, no qual o clima organizacional é de harmonia, tranquilo e descontraído, o relacionamento entre os mesmos acontece de forma mútua, contribuindo assim para o bom funcionamento das atividades. Os conflitos existentes, normais em qualquer organização, são resolvidos de forma inteligente e diretamente com os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com