TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Organizacional

Por:   •  21/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Diagnóstico Organizacional

Definição:

O Diagnóstico Organizacional é um mecanismo usado pelas empresas para fazer a gestão. Visando avaliar e detectar nas organizações o desempenho e/ou falhas que compromete o crescimento e desenvolvimento da empresa em geral ou de setores.

No Diagnóstico Organizacional é feita uma radiografia da atual situação da empresa, possibilitando assim traçar um alinhamento estratégico da organização.

A importância dela para uma empresa:

O diagnóstico organizacional tem papel fundamental no desenvolvimento de uma organização, sendo importante destacar que ele atua diretamente como apoio das decisões e processos. Sua principal função é identificar e levantar informações acerca de um determinado assunto, e como uma ferramenta prática de coleta de informações pode ser utilizada para diversos públicos/setores que a organização deseja conhecer.

Por meio do conjunto de informações geradas por esse diagnóstico, o gestor se torna mais seguro para reestruturar a empresa e definir estratégias tanto para a sua sobrevivência e manutenção, como para a expansão do negócio.

Etapas:

1 – Levantamento de informações:

O responsável pelo diagnóstico faz o levantamento das questões a serem avaliadas. É importante e fundamental o envolvimento das pessoas relacionadas com as atividades na qual se quer a informação.

2 – Análise de informações:

Depois da fase de coleta, é necessário analisar as informações obtidas. Por meio de gráficos, planilhas e relatórios.

3 – Identificação de problemas:

Os dados coletados e classificados nas etapas anteriores devem ajudar o gestor a identificar os fatores que causam os problemas e onde eles se concentram na organização. Também é preciso analisar de forma mais cuidadosa cada um dos problemas e identificar suas causas principais e secundárias. Essa medida ajudará a estabelecer as ações prioritárias, que podem gerar um impacto maior em curto prazo.

Metodologia:

A metodologia é o caminho usado para fazer o Diagnóstico Organizacional.

Podemos destacar os 4 métodos a seguir:

- Método de análise de lacunas (Detecta problemas importantes que as vezes permanecem ocultos).
- Método de análise de campo de forças
- Método sócio-técnico
- Método para a realização do Diagnóstico

Instrumentos:

Alguns instrumentos são utilizados no Diagnóstico Organizacional, a matriz de SWOT, mas não é o único. Como por exemplo:

Matriz de Porter: As cinco forças competitivas que moldam a estratégia, Rivalidade entre os concorrentes; Poder dos fornecedores; Poder de compra dos clientes; Ameaças de novos concorrentes; Ameaças de produtos substituídos.

Matriz BCG: Dividido entre Crescimento do Mercado e Participação relativa no mercado e subdivido entre intensidade baixa e alta.

Matriz GUT: Dividido entre Grave, Urgente e Tendência.

Balanced Scorecard: Método que inclui definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade.

No nosso trabalho falamos da matriz de SWOT, que na tradução ao português seria FOFA, podemos dividir essa matriz em 2 ambientes, internos e externos.

Os internos são as forças e fraquezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com