TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Organizacional

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.528 Palavras (31 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 31

FACULDADE POTIGUAR DA PARAÍBA – FPB

BRENNO SIMPLICIO JOBSON COSTA JULIANA CONCEIÇAO MEIGCELLE SOUZA RAFAELA MONTEIRO SANDRA MACIEL

DIAGNOSTÍCO ORGANIZACIONAL: MAGAZINE LUIZA

JOÃO PESSOA, PARAÍBA 2020

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente com o mercado econômico cada vez mais competitivo, aquecido e em uma disputa crescentemente acirrada as organizações se veem constantemente obrigadas a estarem inovando, a reverem seus modos de ação e atuação para que se mantenham ativas no mercado e garantirem os resultados desejados, porém, para que isso aconteça é importante um planejamento estratégico das ações necessárias para alcançar os objetivos esperados.

O Planejamento estratégico contribui definindo a direção da empresa, considerando as modificações do ambiente e os recursos internos da empresa para atingir os objetivos propostos. A respeito disso é necessário considerar que:

O Planejamento Estratégico é a chave para o desenvolvimento de um negócio que opere efetivamente e eficientemente, e vai além, mencionando que ele pode envolver o desenvolvimento de produtos diferentes, serviços ou mercados, permitindo ajustar uma direção para o negócio, uma direção na qual todos, executivos e empregados, possam torna-se comprometidos. (OLIVEIRA,2002).

O mercado varejista em constante evolução mostra que as mudanças nunca terminam, e esse ciclo leva as organizações e se reciclarem e desenvolverem estratégias que garantam sua sobrevivência. Normalmente as mudanças organizacionais ocorrem em momentos de crise e as organizações buscam no diagnóstico organizacional uma solução para enfrentar o problema.

O Diagnóstico Organizacional é feito com o objetivo de elaborar novas propostas estratégicas que possibilitam detectar quais os processos que devem ser reexaminados e de que maneira isso deve ocorrer, norteando o setor estratégico em direção à intervenção adequada, aumentando a compreensão e a explicação dos problemas e dos desafios organizacionais, tanto no âmbito dos sistemas e dos processos funcionais como nos aspectos comportamentais.

Assim, o diagnóstico organizacional é uma radiografia de como a empresa e seu sistema de gestão se encontram. Podendo ser realizado de duas maneiras, uma com um olhar mais amplo visando toda gestão da emprese e outra a partir de enfoques específicos (LIMA,2010).

Assim, a partir dos resultados dos resultados obtidos de um diagnóstico organizacional é melhor compreender toda a organização. Á vista disso, o diagnóstico organizacional, pode ser considerado não só como uma maneira de avaliação organizacional, mas também como parte do planejamento estratégico.

Diante disso, forma-se o real problema de pesquisa, onde se pretende diagnosticar uma solução para enfrentar os problemas internos e externos de uma organização. Em relação ao problema a ser respondido nesta pesquisa, o mesmo apresenta-se na seguinte questão:

O Diagnóstico Organizacional poderá auxiliar na melhoria do desempenho e da competitividade em uma organização?

  1. OBJETIVOS

  1. GERAL

Demonstrar o ambiente competitivo em que a rede de varejo Magazine Luiza está inserida, analisando o seu posicionamento estratégico.

  1. ESPECÍFICOS

  • Analisar a estratégia que o Magazine Luiza vem utilizando;
  • Realizar o diagnóstico organizacional através das ferramentas estratégicas.
  1. MAGAZINE LUIZA

  1. HISTÓRICO

Fundado no ano de 1957 por Luiza Trajano Donato e o seu esposo Pelegrino José Donato quando adquiriram uma pequena loja de presentes na cidade de Franca, no interior de São Paulo. Após um concurso cultural realizado no rádio e idealizado pelos proprietários da pequena loja de presentes, que até então, chamava-se Cristaleira, passou a se chamar Magazine Luiza.

Em 1981 o Magazine Luiza foi uma das primeiras redes varejistas a implementar um sistema de computadores em suas lojas. Na década seguinte, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, assume o comando da empresa, após atuar em todas as funções, de vendedora à diretora comercial. A gestão de Luiza Helena Trajano ocasionou uma grande transformação no modelo de gestão.

Visionária, Luiza Helena, cria na década de 90 o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo. As Lojas Eletrônicas são lojas que vendem produtos através de plataformas multimídias com o auxílio de vendedores que orientam o cliente, sem precisar que haja produtos em exposição o no estoque. As práticas inovadoras desta gestão tornaram as

estratégias de marketing utilizadas pelo Magazine Luiza, como a Liquidação Fantástica e Só Amanhã, umas das mais copiadas pelo varejo brasileiro.

Uma das estratégias adotadas pelo Magazine Luiza para expansão de sua rede foi a aquisição de lojas de pequeno e médio porte. Ao longo dos anos O Magazine Luiza, realizou a aquisição das Lojas Líder, Rede Wanel, Lojas Arno, Lojas Base, Kirlar, Madol, Lojas Maia e as Lojas O Baú da Felicidade.

Em parceria com o Itaú Unibanco o Magazine Luiza cria, em 2001, o LuizaCred, cartão de crédito próprio da rede para aumentar a oferta de crédito aos clientes. No ano de 2005 em parceria com a Cardif, empresa de seguros, cria a LuizaSeg. Em 2011 a empresa resolveu fazer parte do novo mercado da B3, Bolsa de Valores, e abrir o capital da empresa, tornando uma das oito empresas mais populares do Brasil.

A empresa possui uma iniciativa muito forte em inovação tecnológica, em 2011, apresentou o social commerce, Magazine Você, que oferece oportunidade a empreendedores de criar suas lojas virtuais e vender qualquer produto do Magazine Luiza. No ano de 2014, produziu o LuizaLabs, um laboratório de Tecnologia e Inovação, dentro do núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento, com o objetivo de criar produtos e serviços com foco no varejo, como a exemplo a criação do Magalu App e a assistente virtual Lu, que passou a representar a empresa nas redes sociais, televisão e jornais impressos. O LuizaLabs assumiu toda a parte de tecnologia da empresa. Em 2016 investe na plataforma de marketplace, que consiste na venda de produtos de parceiros, e marca a expansão da capacidade de oferta de produtos da Companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (552 Kb)   docx (251.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com