TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Organizacional

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE NEGÓCIOS E HOSPITALIDADE

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

JOSÉ LUCAS VIANA DE MATTOS

Diagnóstico organizacional – Luke Doces

SANTO ANDRÉ

2020

JOSÉ LUCAS VIANA DE MATTOS

Diagnóstico organizacional – Luke Doces

Trabalho apresentado no Curso de Gestão de Recursos Humanos instituição de ensino superior Anhembi Morumbi de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico organizacional.

Orientador(es):  Prof. Marco Antonio Costa Soares Junior.

                   

SANTO ANDRÉ

2020 


RESUMO

Este artigo tem como objetivo elaborar um diagnóstico organizacional da empresa Luke Doces. Empresa do ramo alimentício que atua em Santo André e Mauá desde 2018. Na tentativa de identificar e auxiliar na criação e reformulação de ações e protocolos já realizadas pela empresa. O resultado do trabalho apontou que a empresa está organizacionalmente caminhando dentro do planejado, no entanto, ainda é possível fazer alguns ajustes. Com base na análise SWOT, foi possível identificar as ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes, pincipalmente se tratando do ambiente interno, a ponto de propor mudanças a adoção de ferramentas gerenciais à equipe de trabalho.

Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional, Análise SWOT, Luke Doces

LISTA DE FIGURAS 

Figura 1 – Organograma da empresa Luke Doces.............................................................        10


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

1.1        Objetivos do trabalho        8

1.2 Objetivo específico        8

2.        DADOS DA EMPRESA        9

3.        MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA        9

5.        DEPARTAMENTOS DA EMPRESA E SUAS FUNÇÕES        10

6.        ANÁLISE SWOT        11

7.        PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES        11

8.        INDICADORES DE QUALIDADE        11

9.        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        11

        APÊNDICES        12

(Caso tenha fotos e imagens das técnicas utilizadas, comprovando sua execução).        12

        ANEXOS        12

  1. INTRODUÇÃO

No que se trata do ambiente organizacional de uma empresa, ainda que de pequeno porte, considera-se de grande complexidade a sua organização. Além disso, com as constantes transformações no mundo das organizações nos dias atuais, faz-se necessário que as empresas adotem diferentes ferramentas de gerenciamento que adequem o seu cotidiano. Por sua vez, com o auxílio dessas ferramentas e métodos para conhecer essas possíveis variáveis, é possível traçar planos de ação interferem efetivamente no alcance dos objetivos e na melhoria da organização. Por se tratar de uma dessas ferramentas fundamentais, o Diagnóstico Organizacional também será a base do nosso estudo.

O Diagnóstico Organizacional ajuda a desenvolver análises dos ambientes internos e externos das organizações, diagnosticando problemas e oportunidades mediantes o uso de ferramentas específicas, auxiliando na estruturação de processos e responsabilidades.

Para Oliveira (2017), as práticas organizacionais são o conjunto de saberes aprendidos desenvolvidos e criados dentro de uma organização e dessa maneira, a sua aplicação, compõem os direcionadores de tomada de decisões. O mesmo autor sugere que essas práticas sejam cuidadosamente estudadas, quando se levanta todas as informações pertinentes para servirem de base de dados nas análises da estrutura organizacional, bem como na correção de problemas de gestão e na maximização dos resultados.

A estrutura deste artigo inicia pela apresentação dos objetivos, geral e específicos. Os tópicos seguintes tratam respectivamente dos temas: diagnóstico organizacional da empresa, da identificação da missão, visão e valores, da identificação do organograma organizacional atual, seus departamentos e suas respectivas funções. O tópico seguinte é a análise SWOT, a metodologia que traz os métodos e instrumentos utilizados no estudo, seguida pelos resultados e discussão que contém os dados obtidos e sua análise.

  1. Objetivos do trabalho

Realizar o diagnóstico organizacional da empresa Luke Doces, a fim de identificar os pontos fortes e fracos de seu corpo operacional administrativo, na tentativa de sugerir uma otimização de suas funções e reduzir o retrabalho diante das atividades, departamentos e espaços já existentes.

1.2 Objetivo específico

  • Realizar o diagnóstico organizacional da empresa
  • Utilizar uma análise SWOT para identificação dar forças e fraquezas do presente corpo de colaboradores;
  • Identificar os departamentos que necessitam de reorganização organizacional;
  • Apresentar soluções práticas para otimização e suas atividades.

  1. DADOS DA EMPRESA

A empresa JOSE LUCAS VIANA DE MATTOS, representada nesse artigo pelo nome fantasia Luke Doces, está localizado na cidade de Mauá, no endereço: Rua Cel. João Albuquerque Lins de Barros, 158 – Pq. São Vicente, Mauá/SP CEP 09371-180. Especialista em doces para festas e para venda em comércios locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com