TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Organizacional

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Estrutura Oganizacional.........................................................................................4

2.1.1 Idendificar os Modos de Gestão        

2.1.1.1 Relato dos Problemas Identificados..........................................................................4/5

2.1.1.1.1 Análise Crítica de Todos os Problemas Identificados.... ...........................................5

2.1.1.1.1.1Sugestões de Melhoria................................................................................5

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................6

4. REFERÊNCIAS........................................................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

Foi elaborada uma pesquisa na Empresa Pontual Promotora de Cobranças, que atua no ramo de recuperação de crédito de inadimplência com as lojas Novo Mundo, no intuito de realizar um diagnóstico organizacional, visando identificar os conceitos relativos as disciplinas do semestre, onde foram identificados os aspectos da estrutura organizacional, os modos de gestão, também foram relatados os problemas identificados na empresa e realizadas críticas, seguidas de propostas de melhorias.  


  1. DESENVOLVIMENTO

1) IDENTIFICAR ASPECTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

2.1)Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.

 A empresa Pontual atua no ramo de recuperação de crédito de cliente com inadimplência com as lojas NOVO MUNDO. Trabalha com telemarketing ativo - tem oito funcionários.

Seis desses funcionários tem a mesma função, ou seja, o telemarketing ativo ( aborda os clientes em inadimplência, oferecendo-lhes negociação  para acordo, atualização ou até quitação do debito).

Os outros 02 funcionários restantes além de realizar a mesma função dos demais, um acarreta a função de supervisor, que verifica se o trabalho esta sendo feito e resolve problema dentro do escritório, desde queixa a conserto de aparelhos, cuida da ordem e resolve pequenos conflitos, o outro ( dono da empresa ) tem função de gestor, chefe, departamento pessoal, etc...

A estrutura organizacional desta empresa é simples, onde a mesma se caracteriza por possuir baixo grau de departamentalização, autoridade centralizada e pouca formalização, sendo que esta não possui organograma formal de Recursos Humanos, sendo o dono da empresa e o supervisor que exerce esta função.

   

2.1.1) IDENTIFICAR OS MODOS DE GESTÃO

O Tipo de liderança é autocrática, a comunicação formal desta empresa é vertical e centralizada, e o seu conteúdo engloba questões técnico-administrativas do trabalho através de reuniões quando em grupo, e de conversas pessoais quando individual.

Sobre o clima organizacional, não é aplicada nenhuma ferramenta para medir o nível de satisfação do funcionário, sendo que existem queixas sobre equipamentos de trabalho, mobiliário desconfortável, iluminação precária, e o sistema de ventilação não existe.    

O relacionamento entre os colaboradores é bom, mas sempre tem algum conflito, até mesmo pela cultura de alguns e pela personalidade.

 A estratégia de reconhecimento do funcionário é feita com remuneração extra em dinheiro (além de aumento de comissões) e passeios, confraternização para comemorar o desempenho, tudo pago pela empresa.

2.1.1.1) PROBLEMAS IDENTIFICADOS

 

- Mobiliário desconfortável, iluminação precária, sistema de ventilação inexistente;

- Falta o setor de Recursos Humanos;

- Não existe organograma formal;

-Não existe nenhum tipo de ferramenta para medir o nível de satisfação do funcionário.

2.1.1.1.1)ANALISE CRÍTICA DE TODOS OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS

 A grande maioria das pequenas empresas não têm um departamento de RH estruturado ou um profissional qualificado para gerenciar pessoas. Planejar, gerenciar e manter o processo de gestão da qualidade das pessoas é de importância fundamental em pequenas empresas porque elas são compostas de pessoas, e essa importância não varia dependendo do tamanho da empresa. Muito mais do que entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários, gestão de pessoas abrange conhecer às necessidades e expectativas das pessoas no sentido de crescimento e desenvolvimento profissional, podendo a falta desta ferramenta desestruturar a empresa em sua visão estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com