TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino e Aprendizagem

Por:   •  21/12/2017  •  Bibliografia  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

A proposta e elaboração da oficina foram baseadas em leituras de artigos e discussões em sala de aula.

Os artigos eram discutidos com rodas de conversas com a participação dos alunos da disciplina de TEQ I. Assim decidiu utilizar a abordagem Freiriana por usar aspectos.

Outro artigo relatou a experiência de alunos do PIBID da Universidade Federal de Sergipe na visita a Escola quilombola 27 de Maio II. No qual primeiramente buscaram compreender um pouco da cultura. Perceberam a necessidade do professor conhecer a realidade cultural do ambiente e que a visão deles quilombo era totalmente contrarias ao que encontram lá. E para compreender o processo de ensino aprendizagem trabalharam com toda uma metodologia de analise, na qual analisarem desde os diários ate o caderno dos alunos.

No das diretrizes foi lido a respeito de orientações do planejamento curricular das escolas quilombolas levando em consideração a cultura local tais como os festejos, as lutas territoriais históricas enfrentadas pelo povo que se declara quilombola, luta essa que acontece não somente quanto à propriedade da terra, mas também a todos os elementos que fazem parte dos costumes e tradições. Orientando assim os processos de construção do ensino visando garantir a Educação Escolar Quilombola, respeitando as suas características próprias como as socioculturais, políticas e econômicas dessas comunidades.

Assim com base nas discussões sobre os respectivos artigos, definiu-se utilizar o pensamento freiriano para a elaboração das oficinas. Freire utiliza as práxis (ação e reflexão) do aluno para interpretar os conceitos abordado com o experimento. O professor sendo o instrumento pra instigar o senso critico dos alunos, não aceitando o conhecimento simplesmente transferido. Durante o primeiro contato a escola quilombola foi coletado o tema da oficina no qual ficou definido como A química da Beleza. O tema é de extrema importância, pois podemos abordar sobre a beleza afro no qual insere um pouco da historia dos quilombolas. A oficina será ministrada para alunos do ensino fundamental e médio, no qual abordaremos os cosméticos utilizados para a beleza negra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com