TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Planejamento estratégico para a empresa Motel diAmantes

Teorias das Organizações – Profª. Edrilene Barbosa Justi

Bruna, Caroline, Douglas, Maraísa, Thiago

Administração – 2º Semestre

Nova Andradina, 2014

1 – Análise da situação estratégica

O Motel diAmantes trará para Nova Andradina a inovação do mercado moteleiro, tanto em sua estrutura quanto em tecnologia se tornando o diferencial entre os seus concorrentes. Localizado na saída de Nova Casa Verde, diAmantes atendera o publico alvo com qualidade, dedicação e respeito. Com o ambiente agradável, confortável, discreto e seguro para total satisfação dos clientes. Buscaremos o ápice da eficiência.

  • Missão: oferecer aos clientes um espaço agradável, confortável e seguro, prezando pelo respeito, discrição e qualidade no atendimento e nas instalações.

  • Visão: estabelecer-se como destaque no mercado moteleiro, sendo referência em qualidade de seus serviços no Estado.

  • Valores:
  1. Ética em todo e qualquer relacionamento com clientes e fornecedores;
  2. Respeito e cordialidade;
  3. Preocupação com a segurança e limpeza constantes;
  4. Fidelização dos nossos clientes através da excelência;
  5. Busca contínua de melhorias visando a sustentabilidade na empresa.
  6. Análise de desempenho: o potencial da empresa está diretamente relacionado aos clientes. Nosso público é bastante abrangente, envolvendo todas as idades (a partir dos 18 anos, segundo a lei), com serviços que atendem a várias classes sociais, preferências e orientação sexual.

2 –Análise do ambiente externo

O mercado estudado (moteleiro) em Nova Andradina mostrou uma boa oportunidade por apresentar pouca concorrência. São dois concorrentes potenciais. Com o crescimento do mercado moteleiro, acreditamos que teremos sucesso. Resultado da análise do ambiente externo:

  • Ramo de negócios: o mercado estudado está em crescimento, há poucos estabelecimentos do tipo na cidade.
  • Mudanças tecnológicas: Hoje a tecnologia faz parte do cotidiano das pessoas, também muito necessária às empresas, que sentem o quanto é importante se renovar para sempre a satisfação do cliente.
  • Tendências sociais: podemos encontrar certo preconceito em relação ao mercado moteleiro, fruto de costumes sociais e julgamentos do passado. Há uma melhora, mas o setor ainda enfrenta alguma resistência.
  • Situação econômica: a classe dominante em nossas pesquisas é a classe média, porém este ramo atinge clientes que buscam luxo, as classes mais altas.
  • Localização: por se tratar de um local que preza pela privacidade, os motéis precisam estar fora do centro da cidade. Por não se tratar de uma cidade grande, não há muitas dificuldades de locomoção (trânsito longo, restrição ao meio de transporte, trajeto desgastante, etc.). Logo, mesmo fora do centro, os estabelecimentos não se encontram muito distantes, a maioria também possui acessos facilitados e entradas discretas.
  • Concorrência: alguns clientes estão insatisfeitos com os serviços atuais prestados pelos estabelecimentos. Não há grande número de concorrentes na região.

3 – Análise do ambiente interno

Uma organização é eficaz quando realiza seus objetivos e é eficiente quando utiliza corretamente seus recursos.  

Abaixo constam os pontos positivos que foram identificados na empresa:

  • Marketing: para a divulgação do motel, investiremos em anúncios (jornais e internet).  O famoso ‘boca a boca’, vamos nos dedicar para que o nosso nome seja sinônimo de qualidade, assim um cliente indicará para o outro, levando ao aumento de nossa clientela e visando torná-los clientes fixos, fiéis.
  • Estrutura: o motel conta com uma excelente estrutura. Desde piscina até sauna, hidromassagens, suítes temáticas, frigobares, ar condicionado em todos os quartos e adereços para a exploração de artifícios sexuais. Estacionamentos seguro e exclusivo para clientes. E contará também com sistema de atendimento ao cliente sem nenhum contado visual ou físico. Privacidade total.
  • Variedade nos serviços prestados: serviremos alimentos como chocolates e pratos frios, porções e um café da manha repleto de variedades. Uma ampla variedade nas bebidas, como vodkas, uísque, refrigerantes, champanhes, vinhos, cervejas, energéticos e entre outras. Produtos eróticos serão oferecidos, tais como sais de banho, lubrificantes, próteses e outras variedades.
  • Promoções: ofereceremos promoções diárias, descontos por grandes quantidades de horas na utilização pelo quarto, cartão fidelidade para clientes fixos, com a acumulação de pontuação para trocar por brindes e descontos.
  • Localização: como o estabelecimento se localiza próximo de um recinto onde se organizas grandes e principais festas importantes na cidade, a tendência é de uma maior movimentação e consequentemente maior faturamento do motel.
  • Higiene: temos uma grande preocupação pela limpeza e condições dos quartos. Levamos muito a sério a higienização do ambiente, visto que é imprescindível para a qualidade do serviço que nossas instalações sejam limpas, seguras e saudáveis.

Abaixo temos lista dos os pontos negativos que foram identificados na empresa:

  • Localização: se encontra a menos de 1 km de distância de um concorrente potencial, há muitos anos instalado na cidade e com clientela fidelizada.
  • Qualidades de serviços prestados: foi detectada uma deficiência de encontrar servidores qualificados para o atendimento nos quartos. Por isso procuraremos uma solução para o problema, na capacitação dos funcionários.
  • Preço: em relação à concorrência nossos preços são mais elevados. Apesar da pouca diferença de preço, procuraremos compensar da qualidade e na estrutura do ambiente.

4 – Matriz SWOT

Oportunidades

Pontos Fortes

Crescimento do mercado

Inovar na estrutura

Eficiência nos serviços prestados

Conquista de clientes

Tornar-se referência de qualidade

Ambiente ao redor (local de festas)

Marketing “boca a boca”

Estrutura

Variedade nos serviços prestados

Promoções

Localização

Higiene

Ameaças

Pontos Fracos

Tendências sociais

Concorrência

Modernização da concorrência

Poder aquisitivo da população

Preço

Localização

Clientes fidelizados à concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (120.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com