TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Baseado em algumas pesquisas realizadas e também tendo como base o PLT, o grupo entende que não existe uma forma padronizada entre as organizações de um modelo de planejamento estratégico, porém entendemos que alguns componentes fundamentais devem compor o planejamento estratégico. É o que vamos ver logo abaixo na visão de alguns autores.

Na visão de Marcos Garcia o autor enfatiza a visão alguns conceitos sobre a visão no planejamento estratégico. Juntamente com a missão traçam a postura da organização e onde ela quer checar quais são seus objetivos e metas.

O autor defende que a missão reflete as intenções das organizações em sua atuação no mercado onde a empresa quer checar o relacionamento com os clientes assim como os seus valores. Segundo o autor é importante analisar nos próximos planejamento estratégico basta apenas avaliar se a missão continua fazendo sentido na organização. Se sim não é necessário mudar mas reafirmar.

Outro ponto que nos chama atenção é não confundir visão com a ferramenta visão de futuro. No processo de planejamento estrategico é comum o uso dessa ferramenta na definição de objetivos estratégicos. Portanto é um pouco diferente da visão que complementa a missão da empresa essa visão é onde a empresa quer chegar ex a visão da apple computer mudar o mundo através da tecnologia outro ex faculdade anhanguera capitar maior números de aluno possível.

O autor finaliza dizendo no que se resume o que é planejamento estratégico na sua visão. A visão deve ser realista para ser possível e visível para ser alcançável.

Na definição de visão, conforme diz Hemmee G. Jotha. “ há se colocar a cabeça nas nuvens para ver longe e os pes no chão para não se perder.”

Sobre o Autor

Marcos Garcia Jansen

Professor de Marketing de Relacionamento, Planejamento Estratégico, Produtos e Preços e Economia para Administrador em cursos de MBA. Consultor em Planejamento Estratégico. Administrador de Empresas.
Publicação de dois livros técnicos em e-book: Marketing de Relacionamento (com Prof. Carlos Gustavo da Fundação Dom Cabral) e Gestão de Produtos. Livro de contos "Café na Varanda".

Membro fundador da AMMA - Academia Mineira de Marketing

Acessado dia 23/03/14

As 17:39

http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/planejamento-estrategico-a-visao/45226/

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Base algumas pesquisas e sites e no PLT sobre o planejamento estrategico como todos sabem o conceito de estrategia vem desde muitos anos e veio atráves das guerras, conforme diz chiavenato 1 que as constantes lutas e batalhas ao longo do seculos fizerram com que os militares começassem a pensar antes de agir, com isso as gerras passaram a ser planejadas foi então que se inicio o planejamento estrategico como uma serie de melhorías com o passar dos anos e também incorporados nas organizações, que hoje sem planejamento nenhuma empresa sobrevive.

A elaboração de um planejamento estrategico aumenta a probalidade de que uma organização no futuro possa estar no lugar certo na hora certa, um plano estrategio oferece uma visão de futuro. Os especialista defendem independente do porte de uma organição o plano estrategico indica direção certa que deve se tomar. Os especialistsa dizem ainda que planejamento estrategico é um processo continuo de , sistematicamente e com maior conhecimento possivel de futuro, esse planejamento da as organizações um grande poder de tomada de decisões que envolva riscos ou seja a saúde financeira da empresa pode ser afetada se não for bem planejado perda de mercado para concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com