TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  8/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Planejamento estratégico

        Rosimery Lima

Questões:

  1. Fale sobre as vantagens e desvantagens do Planejamento estratégico.

De acordo com Araújo e Roncheti (2013) a implantação de um planejamento estratégico demanda o conhecimento prévio dos pontos positivos e negativos da empresa. Assim, pode-se dizer que esse planejamento tem vantagens e desvantagens, como mostra o Quadro 1.

Quadro 1– Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico:

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Verificação prévia e cuidadosa de fatores antes da tomada de decisões importantes;

Os planejamentos fundamentam-se em estimativas, estando sujeitos a erros maiores ou menores;

As decisões a serem tomadas terão maiores chances de acertos;

O planejamento de resultados não garante o resultado projetado sozinho, para que isso ocorra deve ser continuamente monitorado e adaptado às circunstâncias;

Aumenta a participação de todos os membros da administração no alcance dos objetivos;

O planejamento tende causar demora nas ações;

Auxilia a delegação de poderes; melhora na comunicação entre todos e motiva as pessoas;

Pode ocasionar rigidez na organização.

Orienta a melhorar a utilização dos recursos de acordo com as atividades da empresa.

Planos podem reduzir e substituir a criatividade das pessoas.

Fonte: Araújo e Roncheti (2013) apud Morgado e Pinho (2009, p.12 e 13).

Em síntese, pode-se inferir que o planejamento estratégico pode ser positivo ou negativo, entretanto isso irá depender de vários fatores, dentre eles a forma como os processos fluem dentro da organização, o acompanhamento das ações, o comprometimento dos envolvidos e a forma como eles enxergam esse planejamento, etc.

  1. Quais as principais características que um gestor estratégico deve desenvolver?

Em suma, um gestor estratégico para que possa desempenhar as suas funções de modo eficaz, ou seja, para que possa projetar a empresa em situações futuras desejadas precisa, essencialmente, ter atitude interativa e empreendedora, e pensamento estratégico, saber trabalhar com as turbulências do ambiente, saber trabalhar com riscos e erros, volta-se para a inovação, Ter racionalidade intuitiva, Ter diálogo otimizado e fazer parte do mundo e principalmente as necessidades do mercado, Ter valores culturais consolidados, Interessar-se pelo negócio e lealdade às pessoas, Ter adequado processo de tomada de decisões e saber definir prioridades, Ter adequado processo de autocontrole estratégico, tático e operacional em tempo real, Ser líder e ético, Ser agente de mudanças, Saber assumir responsabilidades, Ter um plano estruturado de sucessão, Ter conhecimento de administração e economia com enfoque para resultados, Ser generalista com algumas especialidades, trabalhar com estrutura organizacional enxuta voltada para resultados (OLIVEIRA, 1993). Enfim, o gestor precisa ter uma visão holística do negócio e do seu entorno.

  1. Como a cultura organizacional pode interferir no Planejamento estratégico?

Segundo Silveira et al. (2012) defendem que a cultura da empresa influencia o modo como o processo de planejamento estratégico funciona, exercendo essa influência na “percepção de sua necessidade, na estrutura montada para animar o processo, na sua metodologia e na definição da missão e objetivos da organização pesquisada” (DONATO, 2001). Desse modo pode-se dizer que esta interferência se dá pelo fato da resistência as mudanças organizacionais, a existência de subculturas que se distanciam do objetivo da empresa e que geram conflitos, as falhas no processo de comunicação, assim como aos “rádios pião” que existe dentro das organizações pelos sistemas informais como os jeitinhos e a malandragem. Finalmente, pode-se dizer que a falta de envolvimento dos colaboradores da organização, tendo em vista os seus valores, crenças, e etc prejudicam o Planejamento estratégico, fazendo com que a empresa distancie-se dos seus ideiais.

  1. O que é Planejamento estratégico?

Este tipo de planejamento pode ser definido como um conjunto de atividades realizadas através da apreciação do que já se realizou dentro da organização, com vistas à idealização de um objetivo que corresponda ao futuro (ARAÚJO; RONCHETI, 2013). É por meio disso que a empresa coloca-se diante de seu ambiente e onde almeja chegar (NONAKA; SOUZA, 2011), no entanto para que isso flua da melhor forma se faz necessário um monitoramento contínuo e sistemático, já que dada a dinâmica do mercado esse planejamento pode tomar novos rumos e com isso prejudique o andamento das ações e, por conseguinte, o alcance dos objetivos empresariais (TAVARES, 2010). Destarte, a empresa direciona seus olhares as oportunidades que surgem em seu ambiente, para então enfrentar as possíveis ameaças que surjam no dia a dia (ALDAY, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com