TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  19/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDEZ

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DANIELA SALLES MARTINS

IVAN LORENZ

MARINA CAVALCANTE MOURA MORAES

RAIZA EXPEDITA BRITO DA SILVA

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

ITANHAÉM

2015

UNIDEZ

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Trabalho acadêmico para a disciplina de Planejamento Estratégico, do curso de Administração, UNIDEZ de Itanhaém, ministrado pela Prof. Me Claudio Roberto Gomes.

ITANHAÉM

2015

SUMÁRIO

1        RESUMO        4

2        INTRODUCãO        5

3        A EMPRESA        6

3.1        Academia Vida Ativa.............................................................................        6

3.2        Treinamento funcional...........................................................................        6

3.3        Atendimento..........................................................................................        7

3.4        Equipamentos.......................................................................................        8

4        LAYOUT        12

5        ORGANOGRAMA        14

6        MISSãO        15

7        VISãO        16

8        VALORES        17

9        ESTRATéGIA        18

10        MAPA ESTRATéGICO        19

11        MATRIZ BSc        20

12        CONCLUSAO        22

13        REFERENCIAS        23


  1. RESUMO

Este estudo visa desenvolver o planejamento estratégico da empresa Vida Ativa, uma empresa de pequeno porte(EPP) da área de prestação de serviços, com sede na Av. Ana Costa 162 Vila Matias, Santos, SP. O planejamento estratégico normalmente é visto e estudado no meio acadêmico nas grandes empresas.

O desafio que se apresenta, é utilizar conceitos adequados à realidade das EPP da região, por meio de uma revisão teórica e pesquisa de campo estruturou-se a estratégia, definindo os aspectos básicos tais como: missão, visão, valores, fatores críticos de sucesso e diferenciais competitivos, posicionamento de mercado até a definição da estratégia a médio e longo prazo onde é estipulado objetivos e metas a serem atingidos.

O trabalho demonstra de que forma o Planejamento Estratégico torna-se uma ferramenta utilizada pelo pequeno empresário para agregar valor ao seu negócio e sua consequente vantagem competitiva.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Terceira Idade, Treinamento Funcional.




  1. INTRODUCãO

Na esteira dos países desenvolvimentos, o Brasil caminha para se tornar um País de população majoritariamente idosa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030 e, em 2055, a participação de idosos na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos.

A tendência de envelhecimento da população já foi observada no Censo de 2002 e ganhou força nos últimos dez anos. Em comparação com o último Censo, verifica-se que a participação do grupo com até 24 anos de idade cai de 47,4% em 2002 para 39,6% em 2012. Essa mudança também fica clara no aumento da idade medida da população, que passou de 29,4 anos em 2002 para 33,1 anos em 2012. (TERRA, 2013)

Visto que o nosso país está se tornando um país velho, decidimos abrir uma empresa voltada para essa classe de pessoas, que pensam em qualidade de vida em primeiro lugar.

Esse trabalho vai apresentar a missão, visão e valores de uma academia voltada para terceira idade. O nosso objetivo é proporcionar para esses alunos, um local onde possam ter todo o apoio necessário para terem uma vida com mais qualidade. Contando com uma equipe multidisciplinar, que irá acompanhar o aluno em qualquer atividade que ele fará na Academia Vida Ativa.

Além disso, apresentaremos o nosso planejamento estratégico, que será sempre voltado para a qualidade de vida dos nossos alunos.




  1. A EMPRESA

  1. Academia Vida Ativa    

        O Espaço Vida Ativa, é uma empresa de pequeno porte(EPP), dedicada exclusivamente para os alunos da terceira idade. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, através do fortalecimento muscular, equilíbrio e condicionamento cardiovascular.

Fundada e coordenada pelos sócios, Daniela Salles Martins, Ivan Lorenz, Marina Cavalcante Moura Moraes e Raiza Expedita Brito da Silva. A instituição foi desenvolvida no ano de 2015 após um estudo realizado pelos seus sócios, sobre as novas oportunidades de mercado e seus futuros clientes. Nesse mesmo ano cada sócio investiu quantidades iguais para que o projeto saísse do papel, já com o local do funcionamento estabelecido o próximo passo foi contratar profissionais especializados em saúde do idoso e comprar uma linha de aparelhos funcionais para musculação com a proposta de proporcionar a máxima eficiência e segurança em exercícios com pesos, iniciando as atividades da empresa, em abril de 2015 na Av. Ana Costa,162 Vila Matias Santos,SP.

  1. Treinamento funcional

 Todo movimento que melhora sua condição para executar determinada tarefa é um movimento funcional. O treinamento funcional deve levar em consideração os movimentos naturais do corpo, como: agachar, pular, correr, empurrar e girar. Afim de aliviar as sobrecargas nas articulações melhorando o condicionamento físico do cliente, tornando as tarefas do dia a dia mais fáceis. (CIAATHLETICA,2015)

  1. Atendimento

A terceira idade, mostra Guillemard (1986), exprime metaforicamente uma nova situação; não é sinônimo de decadência, pobreza e doença, mas dispõe de um tempo privilegiado para atividades livres dos constrangimentos do mundo profissional e familiar. Com o prolongamento da esperança de vida, a cada um é dado o direito de vivenciar uma nova etapa relativamente longa, um tempo de lazer em que se elaboram novos valores coletivos. Por isso, para autores como Dumazedier (1974), a aposentadoria permitiria vislumbrar o que seria civilização do lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (535.3 Kb)   docx (465.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com