TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  3/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ANDREZA DOS SANTOS DE OLIVA ARAUJO

CAMILA PITOL

GABRIEL COGHETTO SGANZERLA

MAICON FINATTO

MARLON FINATTO

MATEUS DA LUZ NUNES

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

BENTO GONÇALVES

2018

ANDREZA DOS SANTOS DE OLIVA ARAUJO

CAMILA PITOL

GABRIEL COGHETTO SGANZERLA

MAICON FINATTO

MARLON FINATTO

MATEUS DA LUZ NUNES

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Bento Gonçalves

2018

1 - FICHA TÉCNICA

Razão Social: Irmãos Catra Indústria de Baterias LTDA

Nome Fantasia: Baterias MAB LTDA

Logradouro (matriz): BR 470, Km 218

Bairro: Verona

Município: Bento Gonçalves                 UF: RS

Segmentação: Indústria de Baterias

Funcionários: 34, sendo 8 do setor administrativo/financeiro

Faturamento: 4 milhões/ ano

Mercado de atuação: Território nacional brasileiro


2 – EMPRESA

        Fundada em 15 de julho de 1987, na cidade de Bento Gonçalves – RS, a empresa Baterias MAB LTDA é uma empresa voltada especificamente à produção de baterias, desde iniciantes até profissionais de alto nível.

Foi criada pelos irmãos Catra, dois jovens apaixonados pela música que decidiram fazer dela mais do que um simples hobbie e sim seu projeto de futuro, tocando a vida de outras pessoas através das batidas musicais e do sentimento que elas transmitem a quem as ouve e especialmente a quem as produz.

        Quando criada, a empresa atendia a clientes da região sul do país, porém com o crescimento da demanda, em 1998, deu-se início ao processo de expansão de mercado para as demais regiões brasileiras, contando com sua unidade fabril em seu município de origem: Bento Gonçalves.

Sua estrutura organizacional é linear e seus últimos faturamentos anuais ficam na casa dos 4 milhões, sendo adotado como regime de tributação, o Simples Nacional.

2.1 – NEGÓCIO

A Baterias MAB é uma empresa cujo negócio é Instrumentos Musicais, com foco específico no segmento de baterias nos mais variados modelos, conforme a proposta do cliente.

2.2 - PRODUTOS E SERVIÇOS

O processo produtivo das baterias MAB inicia-se na compra das chapas de madeira semi preparadas para a fabricação dos cascos. Estas chapas são cortadas, moldadas e, após são coladas e em seguida é feita a finalização com a pintura. Após são instaladas as canoas e aros para a posterior montagem das peles e tambores e seguem para a embalagem.

Vale ressaltar que, a Baterias MAB terceiriza apenas as ferragens que utiliza em suas baterias, desde as iniciantes, até as profissionais.

O ciclo de vida dos produtos varia de acordo com o uso, porém a média é de 5 a 10 anos nas baterias para iniciantes, 10 a 15 anos nas baterias intermediárias e de 15 a 30 anos nas baterias profissionais.

As baterias são fabricadas de acordo com o desejo do cliente, que pode optar pelas seguintes madeiras:

Maple;

Marfin;

Bapeva;

Birch;

Copaíba

Desta forma, na linha iniciante tem-se: Baterias com tambores em casco de marfin ou copaíba, ferragens de linha mais baixa e peles hidráulicas.

Na linha intermediária: Baterias com tambor em casco de bapeva ou birch, ferragens de linha média e peles hidráulicas.

Na linha Profissional: Baterias com tambor em casco de maple, ferragens de linha alta e peles porosas.

2.3 - PRINCÍPIOS/VALORES

  • Valorização dos desejos do cliente;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Ética nos relacionamentos;
  • Qualidade nos processos, para garantir produtos confiáveis;
  • Inovação e tecnologia a serviço dos produtos.

2.4 - COMPETÊNCIAS COMPETITIVAS

  • Uma competência competitiva é a localização da empresa, que facilita a logística de recebimento de matérias primas, bem como de entrega ao cliente por estar situada em local de fácil acesso e grande trafegabilidade.
  • A empresa conta com um serviço de apoio ao cliente, com profissionais preparados para responder dúvidas e solucionar possíveis problemas, com a maior eficácia possível.
  • A qualidade do produto também é um diferencial, além de alinhar a qualidade de uma empresa focada apenas neste produto, com ótimos preços.
  • Agilidade na empresa, tanto na produção dos pedidos, quanto nas demais atividades, devido ao gerenciamento dos processos.

2.5 – MISSÃO

Proporcionar um instrumento de boa qualidade, a um custo acessível a bateristas desde os níveis iniciantes até os profissionais é o propósito da empresa.

Através de matérias primas com certificado de origem, e o cuidado em cada detalhe da produção, busca-se levar excelência ao mercado brasileiro de baterias, expressando felicidade a cada batida.

Os objetivos sempre são traçados levando em conta a responsabilidade social através da geração de empregos, do uso consciente dos recursos naturais e unindo as pessoas através da música.

3 – ANÁLISE DE MERCADO

Análise de mercado no cenário nacional de baterias.

3.1 – ANÁLISE DAS FORÇAS DE PORTER

FORÇAS

GRAU DE RISCO

Rivalidade entre os concorrentes

Médio

Poder de barganha dos fornecedores

Alto

Poder de barganha dos clientes

Baixo

Ameaça de novos entrantes

Médio

Ameaça de produtos substitutos

Baixo

Rivalidade entre os concorrentes: Por haver poucas empresas concorrentes no ramo o risco não se torna alto. A MAB possui foco apenas em baterias e não em outros instrumentos musicais, como a maioria dos concorrentes. Fornecendo apenas um produto, busca-se oferecer qualidade superior e preço acessível em relação a concorrência. Em contrapartida, concorrentes maiores são mais conhecidos pelos clientes que, por vezes não chegam a conhecer a MAB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (177 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com