TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  10/6/2020  •  Dissertação  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS

ALEX MENDES DOS SANTOS

INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO ESTRÁTÉGICO

SÃO PAULO, SP

2020

        

        

Introdução.

O planejamento está inserido dentro do âmbito pessoal e profissional da sociedade, no âmbito pessoal e profissional, focaremos neste último elucidar conceitos e técnicas do planejamento estratégico, apresentado a sua importância e utilização por organizações de todos os setores. 

O começo de um processo de gestão para as organizações é feito também através do planejamento estratégico. Ele objetiva o olhar para o futuro da organização, que por sua vez é fundamentada em fatores internos e externos. Algumas das ações são criadas considerando a longo prazo o resultado esperado e que buscam uma visão geral da organização, não tendo ainda ações muitos detalhadas, o que se justifica por não se pode considerar o sucesso de todos os projetos em um período longo de planejamento.

“O planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando aspectos abordados pelas dimensões anteriormente apresentadas.” (Oliveira; Djalma de Pinho Rebouças de, 2002, p.35).

Descritos como Planejamento Tático e Planejamento Operacional, ressaltam a necessidade no domínio de tais princípios da gestão de projetos e suas técnicas, destacam conceitos principais do planejamento estratégico conhecidos entre as organizações e para tanto, neste trabalho serão apresentadas características das métricas utilizadas para a gestão de projetos.

Abordaremos também neste trabalho, dentre os já citados, outras ferramentas aplicadas por organizações na busca do sucesso de todo e qualquer projeto implantados, buscando conceituar sua aplicabilidade e importância.

Princípios do Planejamento.

Para Chiavenato (2020) o planejamento estratégico pode ser desenvolvido em seis etapas: determinação dos objetivos; analise ambiental externa; análise organizacional interna; formulação das alternativas estratégicas e escolha elaboração do planejamento; e implementação por meio de planos táticos e plano operacionais.

Respeitando princípios da organização, a preparação do planejamento torna o alcance dos resultados factíveis e alcançáveis. Este processo nos leva a imaginar quais as técnicas devemos adotar para o sucesso, para isso é primordial nos aprofundarmos nos princípios do planejamento. Ao realizar o planejamento de um projeto deve-se considerar o sucesso absoluto no alcance dos objetivos de uma empresa, utilizando junto à isso ferramentas básicas da administração de forma interligadas. Com este tipo de prática e base no gerenciamento de crescimento, eficácia e ganho, maximiza-se a possibilidade e sucesso no atingimento de metas.

A determinação, desdobramento para a execução de ações e os objetivos dentro das organizações, são tarefas que estão dentro do planejamento estratégico, é um fator essencial para o sucesso dos planos de uma empresa. E para isso é preciso garantir o envolvimento dos autores principais da organização, comunicando e certificando que os objetivos estejam transparentes, facilitando assim a coordenação das atividades e o êxito no alcance das metas.

Para tanto é importante compreender os níveis do planejamento: estratégico, tático e operacional. O sucesso das atividades e como a tomada de decisões tem assertividade, considera características de cada um deste níveis, como o tempo para realização de determinada ação, níveis hierárquicos envolvidos e como o resultado tem influência destas ações.

Planejamentos Estratégico

Este define estratégias visando os objetivos das empresas, idealizando cada uma à longo prazo. Busca enxergar a organização de forma geral e os atores participantes diretos deste nível do planejamento, voltados ao processo gerencial da organização. Dentro deste nível hierárquico, com uma visão à longo prazo, utilizando as técnicas do planejamento e considerando o mapeamento do cenário interno e externo no qual se encontram seus ideais, assim propõem novas ações baseado nas oportunidades encontradas no mercado e utilizando para o sucesso de seus objetos.

“Processo administrativo que que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa.” (Oliveira; Djalma de Pinho Rebouças de, 2002, p.47).

Aqui devemos dar a importância de ao que empresa acredita e o que valoriza em seu caminho, o que ela compreende como ideal para seu negócio, qual seu objetivo e qual nível deseja alcançar. Sobre este último, é direcionado as metas estratégicas que suma companhia desejar conquistar ou seja seu posicionamento de mercado em determinado espação de tempo.

Planejamento Tático.

A elaboração das atividades, nós chamamos de planejamento tático, onde e com o auxílio de mediadores dos níveis estratégicos e operacionais serão elaborados os planos abrangidos em médio prazo. Desdobra as metas à serem alcançadas dentro de cada um dos departamentos e áreas da organização, estabelece as políticas organizacionais transmitidas pelos ideais anteriormente pré-definidos dentro do planejamento estratégico, falaremos sobre o assunto com mais detalhes futuramente.

Vale reforço em relação as características principais que diferem o planejamento estratégico do tático, onde o primeiro observa a organização como um todo, enquanto o outro é direcionado às áreas internas específicas da empresa.

“Nesse segundo nível estão os gerentes de divisões ou departamentos, cujas decisões estão restritas às suas áreas específicas.” (ANDRADE; Arnaldo Rosa de, 2016, p.13).

No nível tático do planejamento, existe a premissa de garantir que todas as ações realizadas pelos departamentos estejam de acordo com os objetivos pré-estabelecidos no planejamento estratégico, afim do alcance dos objetivos finais da organização.
E por conseguinte a relação entre os níveis estratégico e operacional, tem relação direta com o planejamento tático, visto que este faz intermédio entre os dois, fazendo o desdobramento das métricas de um nível ao outro. Falaremos futuramente também sobre Políticas organizacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com