TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  8/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a importância do planejamento para as organizações?

R: O planejamento estratégico é de suma importância para as organizações porque através dele é possível identificar oportunidades internas e externas, proporcionando competitividade à empresa, assim como é possível também avaliar riscos internos e de mercado, podendo se antecipar às consequências dos mesmos e desta forma mitigar possíveis impactos na empresa.

2) Quais as diferenças entre os 3 níveis de planejamento existentes?

R: O planejamento estratégico é aquele que dá uma direção à organização, sua visão de futuro. Ele geralmente é responsabilidade da alta direção da empresa, avalia as condições ambientais internas e externas, e tende a ter suas ações projetadas para um maior período de tempo que os outros dois. No planejamento tático, as ações planejadas pelo planejamento estratégico se desdobram em planos de ações, com metas e condições para se atingir os objetivos traçados pelo planejamento estratégico. Além disso, o planejamento tático ocorre de forma departamental. O planejamento operacional consiste em executar as ações traçadas no planejamento tático para desta forma se atingir os objetivos do planejamento estratégico, e tem como característica ações de curto prazo.

3) Qual a importância da visão estratégica para a formulação de um plano?

R: A visão estratégica é de suma importância para a formulação de um plano porque é ela que da um norte a ele, é a sua base. Quando se enxerga adiante e todos os ambientes, não só se consegue realizar um planejamento melhor elaborado, como também acaba se encontrando soluções mais criativas e certeiras para problemas cotidianos.

4) O que você entende que seja bloqueio de percepção? E qual a sua origem?

R: Bloqueios de percepção são a dificuldade que possuímos para enxergar riscos ou oportunidades mesmo quando os mesmos se encontram bem na nossa frente. Outro tipo de bloqueio é pensar aquilo que nunca foi pensado, algo novo, não imaginado. Geralmente esse tipo de bloqueio surge quando vamos implementar um processo de planejamento estratégico.

5) De que forma as organizações se relacionam com o ambiente externo?

R: As organizações exercem sim influência no ambiente externo, dentro de um limite específico de acordo com sua área de atuação, porém é menos comum do que a influência que o ambiente externo, proporciona na atuação de uma empresa, que se difere de acordo com as várias formas de poder que cada um detém no seu campo de atuação. Os fatores ambientais “obrigam” as empresas a estar em constante adaptação.

6) De que forma a legislação local pode interferir no planejamento de uma empresa?

R: Uma organização pode ser prejudicada ou beneficiada de acordo com a legislação local através de fatores como plano diretor do município onde se encontra, benefícios fiscais, alíquotas de impostos, isenções, etc.

7) Qual a relação existente ente valores, objetivos e estratégia?

R: Valores são características e qualidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com