TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ADMINISTRAÇÃO

EVOLUÇÃO, MITOS E CONCEPÇÕES ERRÔNEAS SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2019

Em meados de 10.00 a.C. já eram consideradas formações de grupos, com dezenas de pessoas por causa da baixa quantidade de alimentos para consumo, como uma forma de sobrevivência em massa. Foi através do surgimento da agricultura que se revolucionou o modelo de vida, processo este que aconteceu de forma gradativa e demorada, porém marcou a primeira fase de transformação na agricultura. Por meio da agricultura os alimentos surgem em fartura para serem consumidos pelos grupos, possibilitando a vivencia de grupos mais populosos; surgem vantagens em se ter grandes grupos, pois assim tinham acesso a novos conhecimentos e técnicas de defesa e sobrevivência. Em certo momento só a agricultura já não basta mais, era necessário buscar evolução, o que aconteceu quando começaram a surgir as cidades e estruturas, nasce então a necessidade de aperfeiçoar o processo produtivo; nesta época o advento da escrita já tinha ocorrido, e também a formação da civilização grega que é rica de arte, cultura, política e filosofia.

A segunda onda de transformação do modo de vida aconteceu quando Gutenberg inventou a máquina de escrever, que teve grande impacto na sociedade, habilitando a transmissão de informações e ideias, contribuindo também com a cultura/educação através da publicação de livros. O modelo mecânico de interpretação social surge no século 17, através da evolução das teorias de Física, Matemática e Mecânica. O pensar sobre a existência de sistemas vem logo nos próximos séculos, com a introdução e desenvolvimento dos conceitos de entropia social. O desenvolvimento social surge junto aos avanços tecnológicos, dando início a construção da Revolução Industrial. Foi na Europa que ocorreram os primeiros indícios da Revolução Industrial, trazendo consigo várias mudanças para a sociedade e o setor financeiro, que a princípio tinham a economia baseada no trabalho dos artesãos que realizavam todo o processo produtivo e venda das mercadorias. Com as mudanças o trabalho manual passa a ser feito por maquinas, e os artesãos, que agora são trabalhadores assalariados, perdem a autoridade no processo de produção, eis que nasce então a Manufatura. Neste primeiro ciclo entre 1760 e 1860 as indústrias utilizavam máquinas a vapor, apenas no segundo ciclo da revolução foi que surgiu a industrialização, com uso de energia elétrica e combustíveis a base de petróleo.

A terceira onda de transformação surge com os avanços tecnológicos dos séculos 20 e 21, quando são popularizados os celulares e computadores, eis a revolução da informação. A partir do século 20 a administração cresceu significativamente, pois anteriormente o que predominava era a agricultura e agora são as indústrias, que necessitam de conhecimento e informações para desenvolver suas organizações e produções. Assim como a sociedade sofreu transformações ao longo dos anos, a indústria também passou por esses processos de mudança, que aos poucos criou a teoria administrativa, que atualmente norteia os estudos administrativos. A era da informação e do conhecimento foi caracterizada pela expansão e automação tecnológica principalmente no setor industrial, aumentando a produtividade por meio da criação de máquinas e equipamentos que agilizam a produção. Em tantas novidades no processo produtivo começam a surgir concorrentes e volumes grandes de produção, fatos que exigem o uso de conceitos de planejamento e outros. O que diferencia as empresas é o fator qualidade, ou seja, em meio a competições, inclusive por clientes, seu fator decisivo de vantagem competitiva é sem dúvidas a qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com