TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.415 Palavras (18 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 18

FACELI - FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LUCAS VIEIRA PIÃO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Farmácia Zilda

Linhares

2020

LUCAS VIEIRA PIÃO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Farmácia Zilda

[pic 1]

Linhares

2020

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        ADMINISTRAÇAO        4

2.1        FUNÇÕES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO        5

2.1.1        Planejamento        5

2.1.2        Organização        5

2.1.3        Direção        6

2.1.4        Controle        6

3        TIPOS DE PLANEJAMENTO        7

3.1        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        7

3.2        PLANEJAMENTO TÁTICO        8

3.3        PLANEJAMENTO OPERACIONAL        8

4        FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        9

4.1        ANÁLISE SWOT        9

4.2        Ferramenta 5W2H        10

5        MISSAO, VISÃO E VALORES        11

5.1        MISSAO        11

5.2        VISÃO        11

5.3        VALORES        12

6        Idalberto chiavenato        13

7        Diagnostico estratégico        14

8        Objetivos e metas organizacionais        15

9        ANÁLISE interna e externa        16

10        Cruzamento matricial        17

11         Plano de ação        19

12         conclusao        21

        Referências bibiliográficas        22

  1. INTRODUÇÃO

Nos tempos atuais de complexas e constantes mudanças, além de inúmeras incertezas com as quais nos deparamos, o planejamento e a estratégia vêm se tornado uma ferramenta cada vez mais importante para a gestão eficiente de pessoas e a manutenção das organizações no atual mercado.

Percebendo o atual cenário de acelerado surgimento de novas tecnologias e informações, percebo que é de suma importância se ter uma gestão estratégica e dinâmica para que se alcance uma empresa com boa consolidação no mercado e que consiga acompanhar ou até mesmo superar o nível dos seus concorrentes de mercado.

Para o meu trabalho farei uma análise do mercado farmácias que tem se tornado cada vez mais importante na vida das pessoas, pois está deixando ser apenas sinônimo de remédios, e está cada vez mais oferecendo qualidade de vida aos brasileiros. Pelo fato de estarem proporcionando novas sensações aos ávidos consumidores.

Diante disso estarei tentado mostrar as melhores estratégias e formas para conhecermos um pouco sobre os melhores rumos a se tomar para se ter uma empresa consolidada e atualizada no setor de farmácias que possa concorrer com seus players de mercado.


  1.  ADMINISTRAÇAO

Com o passar do tempo e a consequente evolução do ser humano se fez necessário a criação de organizações para o desenvolvimento de certas atividades sejam elas de produção de bens ou prestação de serviços, e para que elas sejam bem executadas se fez necessário o uso do planejamento para que elas sejam executadas de forma precisa e com qualidade na resolução de alguma adversidade apresentada.

Na atual sociedade contemporânea a administração vem sendo utilizada nas instituições e organizações de forma que ela beneficie a todos da melhor maneira possível, com otimização e apresentando resultados satisfatórios de forma a manter o ambiente em harmonia. E inegável que a administração tem ganhado cada vez mais importância como uma ciência pois ela promove a participação ativa das pessoas dentro das organizações seja na sua formação ou na utilização de um determinado bem ou serviço.

Para o termo administração existem várias definições uma delas a descreve como um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle( MAXIMIANO, 2000, p. 26). Mesmo tendo várias definições a aplicação da administração vai variar de acordo com a organização a ser estudada e a sua complexidade pois para cada problema vai existir uma teoria que pode ser utilizada, e conforme novas situações adversas vão surgindo as teorias administrativas precisam ser revistas e modificadas.

“No atual cenário a administração vem se tornando um fenômeno universal no mundo moderno pois cada organização requer o alcance de objetivos em um cenário de concorrência acirrada” [...]( CHIAVENATO, 2003, p. 13 ). E nesse momento que faz importante o papel do gestor pois ele será a peça ativa de condução, mudança e transformação da empresa de forma a conduzir os seus subordinados pelos melhores caminhos e executando ações que gerarão um impacto interno e externo na organização.

  1. FUNÇÕES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

As funções do processo administrativo e por consequência do gestor, segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com