TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel dos Gerentes de Recursos Humanos e os Estilos de Liderança

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Sumaré

  1. Gestão de Recursos Humanos

 

O Papel dos Gerentes de Recursos Humanos

E os Estilos de Liderança

Projeto Profissional Interdisciplinar do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Sumaré com orientação da Prof.ª

  1. São Paulo

  2. 2018


SUMARIO

 

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................
  2. OBJETIVO...................................................................................................................
  3. JUSTIFICATIVA...........................................................................................................
  4. REFERENCIAL TEÓRICO...........................................................................................
  1. Gestor de Recursos Humanos: Conceitos .......................................................
  2. Liderança: Conceitos ........................................................................................
  3. Estilos de Liderança .........................................................................................
  1. METODOLOGIA..........................................................................................................
  2. CONCLUSÃO..............................................................................................................
  3. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

A busca por padrões de excelência dentro das empresas exige cada vez mais dos profissionais que ocupam cargos de liderança, visto que, estes exercem uma forte influência nos resultados, colaborando diretamente para o fracasso ou sucesso da organização. Objetivou-se nesse estudo definir os estilos de liderança e de gerencia, entendendo quais os principais estilos de liderança presente nas organizações e seus efeitos diante da equipe de trabalho, da rentabilidade da empresa e a contribuição de todo o trabalho para o desenvolvimento da cultura organizacional.


  1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico sobre o Papel dos Gerentes de Recursos Humanos bem como os Estilos de Liderança no sentido de demonstrar que o papel do gerente de RH é tão importante que, além de ser o braço direito da gestão executiva, ele é peça chave nas tomadas de decisões, no planejamento estratégico da empresa e atuam fortemente em diversas situações.


  1. JUSTIFICATICA

Aqui o grupo deverá colocar o porquê do estudo e qual a sua importância na atualidade


  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. Gerente de Recursos Humanos

Hoje diante de um mercado competitivo que está tentando se recuperar de uma crise, certos profissionais são essenciais dentro de uma organização, o gerente de RH é um deles.

As tarefas de um Gerente de Recursos Humanos vão muito além do que apenas administrar, lidar com a parte financeira e contratar pessoas. O profissional deve acompanhar o desenvolvimento de todo o negócio; auxiliar no desenvolvimento da cultura organizacional da empresa; traçar políticas de recrutamento, planos de cargos de salários, para que novos contratados tenham conhecimento sobre o perfil da empresa auxiliando na adaptação das atividades profissionais.

O gerente de RH também deve identificar o momento certo de suprir a empresa com novos recursos humanos ou dispensá-los, treinar e capacitar seus funcionários, motivar e apoiá-los, e no final de cada mês lidar com a parte burocrática para remunerá-los corretamente pelos seus serviços.

Existe ainda o papel de criar canais de comunicação com os funcionários para levar informações, manter um clima organizacional agradável a todos,  estimular a produtividade e a competitividade entre departamentos, implantar avaliações e dinâmicas para acompanhar o desenvolvimento de seus funcionários, realizar feedbacks regularmente não só com os colaboradores como também com outros gerentes, sócios, acionistas e até mesmo presidentes da empresa.

E não é só isso, nosso gerente ainda precisa ter outras habilidades como de assistente social, onde estará disponível apara atender as necessidades dos funcionários em momentos de angustia, desanimo, aflição e desentendimentos sabendo lidar com cada situação e resolvendo-as da melhor forma possível. Em casos de reforma da empresa deve participar ativamente como um engenheiro ou arquiteto, planejando o espaço físico que será ocupado pela sua equipe visando sempre pela segurança.  Haverá momentos que será necessário agir como um advogado ou juiz, seja negociando, estabelecendo acordos e normas, direitos e obrigações para manter o equilíbrio entre empregados e empresa sem favorecer ilegalmente nenhum dos lados.  

Diante de todas essas tarefas e habilidades de um gerente de recursos humanos, sabemos que nem todas elas são reconhecidas e que na maioria das vezes o profissional ‘trabalha nos bastidores’ para fazer com que a empresa conquiste um local de destaque e sucesso no mercado, mas nem por isso ele desvia o objetivo do seu trabalho e faz o seu melhor pela sua equipe, para que o departamento de RH funcione com harmonia e sincronia contribuindo de maneira eficaz para a organização.

  1. Liderança – Conceitos
  1. Estilos de Liderança

         

   Existem várias teorias sobre os estilos de liderança, no entanto, uma teoria que se destacou foi a Teoria comportamental. Esta teoria defende que os comportamentos podem ser aprendidos e, portanto, as pessoas treinadas nos comportamentos de liderança apropriados, poderiam liderar eficazmente.

Segundo Maximiano (2000, p.343) "estilo de liderança é a forma como o líder se relaciona com os integrantes da equipe, seja em interações grupais ou pessoa a pessoa. O estilo pode ser autocrático, democrático ou liberal, dependendo de o líder centralizar ou compartilhar a autoridade com seus liderados".

A seguir verificaremos os três estilos de liderança com as respectivas características e conseqüências.

Líder autocrático

Bonome (2008, p.60) conceitua liderança autocrática como: "Supervisão cerrada com a chefia determinando o que deve fazer, escolhendo os membros, elogiando ou criticando, não se envolvendo pessoalmente com os indivíduos. Os indivíduos mostraram-se frustrados, tensos e consequentemente agressivos."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com