TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estrategico

Por:   •  31/5/2016  •  Artigo  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 10

GRÁFICO1:

 5[pic 1][pic 2]

 

 4                                                                                                                                   [pic 3]

3[pic 4]

2[pic 5]

1[pic 6]

0[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

              Existência do      Modificação conforme Espera  e  Colocação     Dificuldades

              planejamento              avaliações             de acordo com

                                                                                     o planejamento

       

     

GRÁFICO 2:

 5[pic 12][pic 13]

 4                                                                                                                                   [pic 14]

3[pic 15]

2[pic 16]

1[pic 17]

0[pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

                  Falta de                      Foco nos                   Falta de tempo            Aceitação das

              compromisso                objetivos                      e recursos                    mudanças

ANÁLISE E DISCUSSÃO

    Diante dos questionários aplicados, constatou-se que 4,7 da média das pesquisas realizadas nas empresas de médio porte da cidade de Boa Vista possuem algum tipo de planejamento estratégico, tendo este o maior índice dentre os demais questionamentos sobre o assunto da pesquisa, afirmando que, obtendo planos antecipados, estes ajudam nos resultados que se seguirão, sendo eles de grande importância e fundamentais, pois se sabe que o planejamento estratégico, auxilia no ordenamento e no estudo das melhores possibilidades, oferecendo uma melhor visão dos alvos pré-estabelecidos pela organização, independente dos setores a serem afetados por tal.

    Para as empresas chegarem ao seu objetivo final com êxito é necessário passar por diversas e complexas etapas desde a escolha da sua gestão, ordenamento de funcionários, divisão de salários, como será feita a separação do capital até a utilização de cada um desses elementos dentro da empresa, todos esses fatores colaboram para o melhor andamento da organização, se de forma correta, forem utilizados e aplicados. Observou-se então, que as empresas de médio porte de Boa Vista necessitam de um planejamento, pois sem ele é impossível cumprir objetivos específicos desejados pela empresa.

    O planejamento estratégico é visível em cada uma dessas empresas, não de forma detalhada, pois esse detalhamento está restrito a própria empresa, mas sim de formato pouco profundo, como por exemplo, o interesse e compromisso dos funcionários da empresa, o ordenamento e organização de recursos, e análise dos ambientes internos e externos.

   Entretanto sabe-se que o planejamento estratégico é essencial no andamento das organizações, porém tem que estar flexível a mudanças, pois nem sempre o que está planejado é o que verdadeiramente irá acontecer, e sim o que possivelmente está a acontecer. Em segundo lugar com 4, 36 da média, constatou-se que as empresas alteram seu planejamento conforme avaliações que elas realizam, sejam essas avaliações dentro ou fora das empresas.

    As avaliações são necessárias, pois o mercado sofre transformações constantemente, seus modelos de mercadorias, a forma de pagamento, mudanças nos valores de impostos e juros, são exemplos de transformações do mercado. Portanto se as organizações estiverem atentas a essas mudanças que ocorrem no mercado e avaliarem de acordo com o seu planejamento, facilita na modificação de fatores dentro do planejamento atual que não estão de acordo com o mercado.  

  No entanto se as empresas estiverem fechadas a possíveis modificações que são necessárias ocorrerem para o melhoramento da empresa, essas tais correm o risco de não realizarem suas metas conforme desejam, pois a concorrência entre organizações do mesmo ramo é bastante grande, e a busca pelo melhor desempenho e dominação de mercado diante das outras empresas é o que prevalece, assim obrigando-as à modificação de planos.

    O planejamento também engloba a espera e a colocação das empresas no mercado, que se encontra em terceiro lugar, com 3,7 da média obtida nas pesquisas realizadas.

    O que se entende por espera nesse contexto, são as expectativas em relação aos resultados esperados que a empresa deseja, ou seja, o período em que  as expectativas ainda não se realizaram e colocação por seu posicionamento no mercado, no caso, sua dominação, onde tais encontram-se inseridas dentro do planejamento estratégico que cada empresa possui, pois geralmente as empresas visualizam seu crescimento e êxito.

    No caso de Boa vista, onde a pesquisa foi realizada, as empresas de médio porte geralmente têm certo posicionamento no mercado, isso é visível, pois muitas dessas empresas já possuem filiais em diversas partes da cidade, como a Casa Lira, Lojas Perin e Supermercado Goiana, assim as tornando conhecidas pela população presente, porém umas com mais espaço que outras. Portanto as expectativas são a espera dos resultados, pois todas as empresas que estabelecem objetivos, e anseiam que tais se concretizem de forma positiva.

    O último fator em relação ao planejamento estratégico encontrado no gráfico 1 foi as dificuldades de sua elaboração, com 3,4 da média das pesquisas elaboradas. As dificuldades podem ser encontradas em diversas partes do planejamento estratégico, pois se algo está desviando a empresa da sua direção principal e dos seus objetivos estabelecidos, isso  pode tornar um problema.

    A falta de recursos, sendo capital, material, capacitação dos funcionários, a falta de organização dentro da empresa, e formulações inapropriadas das estratégias são exemplos de dificuldades que podem impedir o crescimento das empresas. Não somente esses exemplos citados, inúmeras variáveis podem atrasar a evolução de uma organização, por isso deve-se atentar para os imprevistos, sabendo tomar decisões corretas diante de tais fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com