TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estrategico

Por:   •  23/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.401 Palavras (14 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

Curso: Administração                 Profª: Roseli Rodrigues

Aula:   Primeira Etapa de elaboração de um Planejamento Estratégico                                      [pic 3]

Relembrando quais serão as etapas:

[pic 4]

1ª ETAPA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  1. Negócio 

Definir o negócio é explicitar o âmbito de atuação de uma empresa.  

A definição do negócio de uma organização é a definição de quais produtos e serviços a organização pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes (MAXIMIANO, 2005).

Para refletir: "Não me ofereça coisas" - Autor desconhecido

"Não me ofereça sapatos. Ofereça-me comodidade para meus pés e o prazer de caminhar.
Não me ofereça casa. Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade.
Não me ofereça livros. Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento.
Não me ofereça discos. Ofereça-me o lazer e a sonoridade da música.
Não me ofereça ferramentas. Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas.
Não me ofereça móveis. Ofereça-me conforto e tranquilidade de um ambiente aconchegante.
Não me ofereça coisas. Ofereça-me ideias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios.
Por favor, não me ofereça coisas."

E qual é o negócio de sua empresa ou o que você faz?  [pic 5]

A tendência natural é que a resposta de qual o negócio de uma empresa esteja centrada no produto ou serviço da empresa, o que chama de “visão míope” ou “negócio fechado”, pois limita a capacidade da empresa enxergar oportunidades e ameaças e pode comprometer a sobrevivência da empresa.

A forma correta é centrar a análise no benefício, ter uma “visão ampla”, ou “visão estratégica”ou, “Negócio Estratégico”

[pic 6]

Exemplo do impacto dessa forma de pensamento:

Se o negócio da Kopenhagem fosse chocolate a empresa teria que estar concorrendo com a Lacta, Nestlé, Garoto, etc, numa mesma faixa de preço. Sendo o negócio definido como presentes, a empresa pode praticar preços superiores, pois o cliente está comprando um presente feito de chocolate e não apenas chocolate, estando, portanto, disposto a pagar um diferencial de preço para receber os benefícios de marca, imagem, embalagem, localização das lojas (Shopping Centers), horário de atendimento, em suma, a “atmosfera” Kopenhagem.

Seguindo o modelo abaixo, exercite dando exemplos de negócios de empresa, sendo citados de forma míope e de forma estratégica:

ATIVIDADE

NEGÓCIO MÍOPE

NEGÓCIO ESTRATÉGICO

Indústria Farmacêutica

Nosso negócio é vender remédios

"Nosso negócio é preservar e melhorar a vida humana. Todas as nossas ações devem ser avaliadas com base em nosso sucesso em lograr esse objetivo."  

Localiza

Outros termos que ajudam na caracterização do negócio de uma empresa:

Quando a empresa define sua visão como elemento guia no decorrer de suas funções, quando busca estabelecer com precisão aonde quer chegar e como, e deseja transmitir estas idéias a todos seus membros, definir seu "Core Business" torna-se una decisão chave para posicionar-se no mercado.

De forma resumida o core business, é visto como uma expressão que define algo relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio da empresa, ou seja, uma forma de definir o direcionamento da organização e os objetivos para os quais foi criada e trabalha.

  • Core business:  

Core business é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado.

Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.

É o negócio básico / essencial da empresa, que deve    receber a sua atenção preferencial e onde devem    ser concentrados os esforços e os investimentos.

O core business propõe trazer para a empresa a sua maior vantagem competitiva e pode estar baseado em estudos de alguns fatores, a saber: seus clientes (segmentos), seus produtos / serviços, tecnologias utilizadas, mercado (segmentos, participação), limites econômicos (áreas e fronteiras), limites do negócio (crescimento, área de atuação, perspectivas) e concorrentes (capacitação, participação).  

Exemplos:

  1. Core business da Nike é o conhecimento, daí terceiriza a produção.

A Nike está sempre criando novos modelos de tênis, revolucionando o mercado mundial com novos designs e solados de alta tecnologia, investindo em seu capital intelectual, mas até o produto final chegar na prateleira da loja, várias outras empresas são envolvidas, geralmente em países em desenvolvimento. Ela colocou seu foco principal onde ela pode ser mais forte, usando o seu conhecimento para obter vantagem competitiva e obter ganhos com isso.

  1. Core business da Apple é o design, daí terceiriza a fabricação.

A Apple terceirizou a maior parte de fabricação para empresas estrangeiras na Irlanda, Cingapura e China. Os produtos de reconhecido sucesso como o Macbooks, iPhone e iPod são montados em empresas terceirizadas na China continental. Repare que ela terceiriza a maior parte da sua fabricação, mas não o design de seus produtos. 

É interessante observar que estas empresas buscam locais para a continuidade da sua produção onde a mão-de-obra é barata, existe isenção de impostos ou alguma outra vantagem tributária, de forma que, através de apurado projeto de logística, consiga obter grande produção, pouco custo e grandes lucros.

  • Negócios complementares:  

São os outros negócios da empresa, que    complementam o seu “core business” e com    o qual  devem ter grande sinergia.

Qual o core business do Correio?   Quais os negócios complementares do Correio?

Uma pesquisa revelou que é de 83% o índice de empresas com crescimento rentável, com posição de destaque em liderança de mercado e que têm o seu negócio principal focado em apenas um ou dois negócios, e de 75% o índice de empresas que perderam o seu foco principal e fracassaram no seu negócio. Isto impressiona.

Exemplos:

  • Polaroid: conhecida pelas máquinas de fotografia instantânea apostou no futuro deste mercado. O mercado se expandiu, mudou radicalmente, especialmente para máquinas automáticas e multifunções, mas ela ficou firme em seu foco.
  • Dell Computadores: começou vendendo computadores por telefone, ampliou seu mercado com venda de outros produtos (micros, portáteis, servidores), atingiu outros segmentos de clientes (governo, instituições educacionais, multinacionais), indo até para serviços secundários (Software, Internet, consultoria).
  • Core competence

Core competence significa competências básicas (essenciais, maior) necessárias para atuar, com sucesso, em um  determinado negócio.

          O termo competência essencial (core competence) ganhou importância no cenário administrativo a partir do artigo "The core competence of the corporation", de Prahalad & Hamel, em 1990. De acordo com os autores, competências essenciais são recursos intangíveis que:

  1. em relação aos concorrentes são difíceis de ser imitados,
  2. em relação a mercados e clientes são os recursos essenciais para que a empresa possa prover produtos/serviços diferenciados e
  3. em relação ao processo de mudança e evolução da própria empresa são o fator fundamental da maior flexibilidade que permite a exploração de diferentes mercados.

    Leia artigo de Prahalad:    http://www.12manage.com/methods_corecompetence_pt.html

As     Exemplos:

Empresa

Core Competence

Dell e  McDonald´s

Excelência Operacional

Sony e 3M

Inovação em Produto

          A empresa em que você trabalha tem Core Competence? Cite-a (s) [pic 7]

b) Missão da Empresa 

A missão é o papel desempenhado pela empresa em seu Negócio.

A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz. Geralmente a declaração da missão é curta, com no máximo duas sentenças ou um pequeno parágrafo.

Para que a declaração de missão da  empresa seja efetiva, ela deve:

  • Destacar as atividades de sua empresa, incluindo os mercados que ela serve as áreas geográficas em que atua e os produtos e serviços que oferece;
  • Enfatizar as atividades que a empresa desempenha e que a diferenciam de todas as outras empresas do mercado;
  • Incluir as principais conquistas que a empresa prevê para os próximos anos, e.
  • Transmitir o que a empresa quer dizer de forma clara, concisa e interessante.

Exemplos de missão:

“Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua”.     (Petrobrás)

[pic 8]

NATURA

“Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que

promovam o Bem-Estar/Estar Bem.”

FIAT

" Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”.

MISSÃO DA NESTLÉ

“Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira”.

Cuidados ao redigir uma missão:

  • Evite frases muito longas com palavras difíceis;
  • Economize gerúndios (Ex: fazendo, disponibilizando, etc);
  • Seja simples e conciso.

Exemplo de uma declaração incompleta:

"Nossos produtos oferecem valor especial às pessoas, independentemente de quem sejam”.

Note que esta declaração contém algo sobre a posição geográfica e o diferencial da empresa. Mas está muito distante de uma declaração completa. Para comunicar as atividades, realizações e recursos da empresa com mais clareza e impacto, vamos ampliar essa declaração:

"Oferecemos os produtos da mais alta qualidade, de valor incomparável, a todo o setor, permitindo que nossos clientes sejam líderes em seus próprios setores”.

Esta declaração mostra-se mais completa e diz o que a empresa faz (oferecemos os produtos da mais alta qualidade), a quem ela serve (a todo o setor) e qual é o seu diferencial em relação aos concorrentes (valor incomparável, permitindo que nossos clientes sejam líderes em seus próprios setores).

Fórmula básica para estabelecer uma missão:

                         Fazer o quê + para quem (qual o público) + de que forma

Outras dicas de elaboração:  procure responder às seguintes perguntas:

  • O que a empresa faz?
  • Como ela faz?
  • Por que ela faz?
  • Para quem ela faz?
  • Onde ela faz?
  • Qual a responsabilidade social deve ter?

Exercício: elabore a missão de uma determinada empresa.

c) A visão

A declaração de visão é a declaração da direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Trata-se ainda da personalidade e caráter da empresa.

Exemplo da FIAT:

“Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”.

A declaração de visão não estabelece ou expressa fins quantitativos, mas provê motivação, uma direção geral, uma imagem e uma filosofia que guia a empresa. Além de apontar um caminho para o futuro, faz com que ela queira chegar lá. Deve representar as maiores esperanças e sonhos da empresa.

Para que a declaração de visão cumpra seu papel é fundamental que seja adotada e promovida pela alta gerência da empresa. Dessa forma, o processo de declaração de visão é feito de maneira que todos os níveis da empresa possam colaborar, o que garante uma maior credibilidade à sua declaração.

A declaração de visão de uma empresa corresponde à realidade da empresa. Nada é pior do que criar uma visão que tem mais a ver com a fantasia do que com o futuro. Visões fantasiosas geram apenas confusão e alienação entre todos os envolvidos, exemplo: ser a melhor do planeta, quando nem na região em que atua ela é conhecida.

Fórmula base para definir uma visão:

Verbo em perspectiva futura + objetivos desafiadores + até quando

Exemplo na elaboração da visão:

  • Ser ............ (o maior, melhor, destaque, diferencial, etc.)
  • no negócio de (confecções, indústria de ..............)
  • no(a) .......... (cidade, região, estado, Mercosul, etc.)
  • para ......... (mulheres de todas as idades, micro e pequenas empresas, montadoras, etc.)
  • visando...... (conforto, beleza, conformidade, confiabilidade, etc.). 

Um exemplo típico de declaração de visão foi desenvolvido por Henry Ford em 1908:[pic 9]

"Vou construir um carro a motor para as grandes multidões. O preço será tão baixo que todos que tiverem um bom salário poderão possuir esse carro e desfrutar com a família a benção de horas de prazer nos espaços abertos de Deus. Quando eu terminar, todos poderão possuir um automóvel. E possuirão. "O cavalo terá desaparecido de nossas estradas e o automóvel será algo corriqueiro".

Segue outro exemplo de visão, o da Petrobrás:

 “Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse”. (Visão para 2020 – Petrobrás)  

Exercite a redação de uma visão:

d) Princípios (ou valores)

Enquanto a Missão atua como um norte, os Princípios servem de balizamento para decisões e comportamentos na empresa.

Apesar de ser esse o termo mais utilizado, algumas empresas usam outros títulos tais como: Credo, Valores, Política, Filosofia, etc. Exemplo, na IBM a palavras de Thomas Watson Jr., filho do fundador, são citadas no livro "A empresa e seus credos":

"Acredito firmemente que qualquer organização, para sobreviver e alcançar sucesso, deve ter um sólido conjunto de Princípios sobre o qual fundamente todos os seus planos e ações. Acredito que o mais importante fator isolado de sucesso empresarial é a observância fiel desses Princípios."
"Atribuo nosso sucesso principalmente à força dos Princípios da IBM."

Características dos princípios:

Os princípios só serão úteis se forem efetivamente praticados por todos na empresa. E, para que sejam praticados, é preciso que antes sejam assimilados. E, para que sejam assimilados, os princípios devem ser poucos e redigidos de forma clara e concisa.

Para fundamentar a importância de a empresa explicitar seus Princípios, segue a síntese de uma pesquisa realizada por A. T. Kearney entre as empresas classificadas, desde 1990, dentre as 500 maiores pela revista Fortune (Coca-Cola, IBM, GE, 3M, etc). A pergunta formulada aos principais executivos das empresas foi: "A que fatores você atribui o sucesso de sua empresa ?"

O Segredo do sucesso das 500 maiores da Fortune é devido ao 

Contato permanente com clientes

Estrutura com poucos níveis

Executivos inovadores e empreendedores

Termos princípios ou valores explicitados  

Com relação aos temas mais adotados pelas empresas, quando citam seus princípios, em pesquisa da HSM foi apresentado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (380.8 Kb)   docx (380.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com