TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estrategico

Por:   •  16/12/2019  •  Artigo  •  3.950 Palavras (16 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA

GUILHERME FERREIRA SOBRINHO

 NATALICE CARVALHO DE SOUZA

 WELLINGTON PEREIRA SILVA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIA:

 UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

TEÓFILO OTONI

2019

GUILHERME FERREIRA SOBRINHO

 NATALICE CARVALHO DE SOUZA

 WELLINGTON PEREIRA SILVA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIA:

 UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Artigo, apresentado a Universidade

UFVJM, como parte das exigências para a

obtenção do título na disciplina planejamento estratégico.

Orientador: Prof. Gustavo Carvalhal Santos

TEÓFILO OTONI

 2019

  1. Resumo

 Através de um aspecto teórico, o presente artigo toma como enfoque a relação entre planejamento estratégico e estratégia, ressaltando origem, evolução, conceitos e características a eles relacionados. Assim como a ideia formou-se no decorrer do tempo, surgiu a necessidade da evolução dos conceitos que envolvem o planejamento estratégico, para analisar os aspectos internos e externos de uma empresa, as vantagens das quais ela dispõe, e, à que ela está sujeita no mercado. Serão apresentados tópicos necessários para evidenciar o uso do tema abordado, através da revisão realizada. Dessa forma, fazendo primordial o uso de um planejamento estratégico em uma organização, afim de atingir objetivos que propiciem melhoria em seu crescimento.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Estratégia, Planejamento Futuro. 

ABSTRACT: Through a theoretical aspect, the present article focuses on the relationship between strategic planning and strategy, highlighting the origin, evolution, concepts and characteristics related to them. As the idea formed over time, the need arose for the evolution of the concepts that involve strategic planning, to analyze the internal and external aspects of a company, the advantages of which it has, and to which it is subject in the market. It will present necessary topics to evidence the use of the topic addressed, through the review. In this way, making the use of strategic planning in an organization, in order to achieve goals that improve its growth, is paramount.

Keywords: Strategic Planning, Strategy, Future Planning

SUMARIO

2 INTRODUÇÃO..............................................................................................5

3 REFERENCIAL TEÓRICO...........................................................................6

           Estratégia ................................................................................................6

           Planejamento Estratégico ........................................................................8

           Conceito de planejamento Estratégico ....................................................11

           Planejamento estratégico situacional .......................................................12

           Planejamento futuro .................................................................................13

4 CONCLUSÃO..................................................................................................16

5 REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

Por conta da crescente dimensão das instituições e o prolongamento da sua diversidade estrutural, relacionados à aceleração do andamento das mudanças ambientais, têm demandado das organizações uma grande eficácia de elaborar e complementar estratégias que proporcionem superar os inúmeros e sucessivos desafios do mercado, e assim atingir os seus propósitos tanto de curto como moderado e longos prazos. Conforme Camargo e Dias (2003), a rapidez de ocorrência das transformações no ambiente de mercado pode estar relacionado a diversas condições, com ênfase para o crescimento tecnológico, a associação de mercados, a mudança da ocorrência para o domínio internacional, o rearranjo do papel das organizações, além das modificações no perfil demográfico e nos costumes dos consumidores. E com isso, é necessária uma redefinição das estratégias empregadas pelas organizações e logo uma contínua competência de inovação e adaptação ( WRIGHT, KROLL e PARNELI, 2009).

O planejamento estratégico tem como ideal tangível a redefinição de estratégias que as empresas se submetem, ou seja, ele envolve a interação do ambiente interno com o ambiente externo de uma determinada organização. Os principais elementos que compõe o processo de planejamento estratégico e que o integram, envolve a visão de futuro da organização, essa por sua vez representa a ideia de como a organização se vê no futuro, no âmbito temporal do planejamento estratégico, pode se dizer que a visão de futuro é caracterizada como o norte central da estratégia da organização (SEBRAE, 2014).

Outro fator importante no planejamento estratégico é a missão, que representa a razão de existência da organização e como ela contribui para o meio em que está inserida. Como parte da missão, destaca-se o negócio, que é o que a organização realiza no seu dia a dia. Uma organização também se vale de valores, que compõe sua cultura organizacional, fazendo uma relação entre o que a empresa almeja pra obter sucesso em seu plano estratégico. Organizações que não têm objetivos traçados tendem a fracassar em seu planejamento estratégico, dessa forma, esse é um fator primordial na elaboração de um plano, pois é caracterizado como o que a organização deseja atingir, assim, resultados consistentes, específicos e mensuráveis, relacionados com o período de tempo específico do planejamento estratégico. Conciliado com a determinação dos objetivos, uma organização deve definir metas, sendo essas, desdobramentos dos objetivos em partes mais curtas que mostram a eficácia de se atingir os objetivos desejados. Por fim, a estratégia, que é o caminho escolhido pela organização para chegar a seus objetivos e na concretização de sua visão (SEBRAE, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (251.9 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com