TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estrategico

Por:   •  18/5/2020  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Para conseguir uma educação de qualidade temos que buscar constantemente instituições de ensino, e para que isso se torne algo real é necessários muitas ações para sustentar um trabalho em equipe desta forma tem que existe uma gestão que de valor aos docentes e que priorize as formações para que possa ter um processo administrativo de qualidade. Hoje em dia não se trata mais de administrar pessoas agora a nova forma de gerir é: administrar com as pessoas. As escolas cada vez mais precisam de pessoas responsáveis, inteligentes, dinâmicas com habilidades de solucionar problemas e tomar decisões. E nessa concepção precisamos identificar as necessidades de cada professor e junto com eles encontrar soluções que de prioridade a um trabalho educacional de qualidade e esse é o papel do coordenador pedagógico. O Coordenador além de ter o conhecimento teórico, pois ele deve acompanhar os professores e estimular seu trabalho, é indispensável que tenha sensibilidade, percepção para que assim ele possa identificar as necessidades dos professores e alunos, tendo que está sempre atualizado, refletindo sobre sua pratica, e buscando fontes de informações. Fazer uma reflexão sobre sua experiência que pode motivar a produção dos saberes e a formação. É fundamental destacar que o trabalho só acontece com a colaboração de todos, desta maneira o coordenador deve estar preparado para mudanças e sempre apto a motivar sua equipe. Dentro das inúmeras obrigações está o ato de acompanhar todo o trabalho docente, sendo e elo entre os professores, pais, alunos e colaboradores.  A questão do relacionamento entre o coordenador e o professor é um fator crucial para uma gestão democrática de qualidade e saudável para todo o desenvolvimento escolar seja com os alunos e com as professoras e colaboradores em geral. Sendo assim iremos conhecer um pouco desse profissional suas funções seu modo de trabalhar em grupo e seu conhecimento de aprendizagem.

Palavras-chave: Coordenação. Educação Infantil. Formação.

INTRODUÇÃO 

É necessário que o coordenador esteja sempre atendo ao ambiente escolar e para tudo que se apresenta a sua volta, valorizando os profissionais de sua equipe e destacando os resultados, essa jornada nem sempre é feita com segurança. Pois a diversa responsabilidade e informações e a insegurança, o medo esta presente e fazem parte dessa trajetória, compete ao coordenador analisar sobre sua própria pratica superar as barreiras e aperfeiçoar o processo de ensino.

Cada instituição escolar tem suas características sócias pedagógicas, feitas através do projeto politico pedagógico.   A realidade de cada escola e os problemas que cada uma vivencia e a busca de soluções para resolver estes  problema, vem da tentativa de diagnósticos e como essas vivencias são sentidas por alunos, pais e professores  e é o único ponto de partida para algo real e adequado. mas sim alternativas de poucas proporções e que ambas as partes saiam satisfeitas com a resolução.

O coordenador pedagógico tem, além, das atividades pedagógicas, a dever de resolver os embates no espaço acadêmico como os de norma disciplinar, organizacional e burocrática.   Tem obrigação dispor de ações e métodos  que compõem para o consolidação das relações entre a escola e cultura.  Para aceitar esse encargo é crucial estar pronto para enfrentar os contratempos diários e atender aos funcionários, pais e professores com presteza e responsabilidade, incentivando a execução do projeto pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com