TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  11/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA[pic 1]

CURSO: ADMINISTRAÇÃO - TURMA: 05M5A

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PROFESSOR: Me. RHUBENS RIBEIRO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Teresina

2015.2

Fernanda de Sousa

Helaíne Cristina Nascimento

Lisiana Costa

Mayra Thuane

Vanessa Campelo

ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Estruturação do planejamento estratégico, apresentando referenciais e os principais tópicos/pontos explorados na Empresa Serconprev.

Teresina/PI

2015.2

  1. REFERENCIAIS ESTRATÉGICOS

A empresa SERCONPREV – Serviços e Consultoria em Previdência S/S LTDA, criada em 02 de Julho de 2001, localizada na Av. Pedro Almeida com Cândido Ferraz, n° 1101 Bairro Jóquei Clube na cidade de Teresina/PI, tem por finalidade explorar o ramo de prestação de serviços de consultoria e assessoria técnica especializada, administrativa e operacional na área de estruturação, implementação e gestão de entidades de previdência de entes estatais e provados, bem como venda, locação, instalação e operação de sistemas computacionais, geração e manutenção de cadastro funcional e recadastramento periódico, atuarias e financeiros, procedimentos de análises de processo e pagamento de benefícios, apoio técnico na fiscalização, controle e coordenação destes entes previdenciários.

A SERCONPREV aliou sua expertise na área de previdência à experiência e talento de um grupo de empresas e constituiu um novo modelo de gestão previdenciária, inédito até então, propondo uma solução de gestão a um grande número de entes públicos municipais e estaduais, assegurando que tenham eles mesmos os seus regimes próprios de previdência, dentro do que determinam as Leis que regulamentam estes regimes, bem como a Lei de Responsabilidade Fiscal, sem abrir mão dos quesitos da alta qualidade técnica e funcional, imprescindíveis à singularidade do objeto da atividade fim.

  1. MISSÃO

Assessorar e orientar os Administradores Públicos e de Empresas na concepção e implantação de Planos de Previdência Públicos ou Privados, atendendo os requisitos contratuais, compatibilizando com satisfação dos usuários e expectativas dos parceiros.

  1. VISÃO

Alcançar a excelência na prestação de serviços e na administração dos Regimes Próprios de Previdência Social.

  1. VALORES

Autonomia para ser responsável nas atitudes; credibilidade no atendimento; praticar ações claras, éticas e justas; contribuir para desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente; estar comprometido no trabalho em equipe, com projetos e ações da organização.

  1. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

O diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico e procura responder à pergunta básica: “Qual a real situação da SERCONPREV quanto aos seus aspectos internos e externos?”. Verificando o que a empresa tem de bom, de regular ou de ruim no que diz respeito a seu desempenho, foram verificadas várias informações e todos os aspectos inerentes a sua realidade.

Foi realizada uma avaliação dos pontos fortes e fracos da organização e um exame do cenário externo, com oportunidades e ameaças. Pode-se afirmar que o cruzamento dessa avaliação completa o diagnóstico, obtendo-se a projeção base que corresponde à situação atual, constituindo subsídios para viabilizar uma situação melhor no futuro.

2.1. MATRIZ BCG

2.2. MATRIZ SWOT

            [pic 2]          MATRIZ SWOT

FORÇAS

FRAQUEZAS

Sistema informatizado em constante desenvolvimento

Marketing Institucional

Oferta de treinamento aos gestores associados

Política de gestão de pessoas

Canal de comunicação direta com o MPS

Insuficiência nos prazos contratuais

Exclusividade com os órgãos fiscalizadores (TCE-PI/MPS)

Insuficiência na terceirização atuarial

Ambiente de trabalho agradável

Ausência de planejamento integrado

Estrutura física adequada ao perfil da empresa

 

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Abertura de novos mercados na Previdência Social

Mídia

Fortalecimento do nome da empresa

 

2.2.1. ANALISE INTERNA

A análise interna consiste na reflexão sobre as condições de funcionamento da organização em seus aspectos gerenciais e programáticos tendo em vista a missão e os objetivos estabelecidos.

No ambiente interno encontram-se as forças e fraquezas da empresa. Pontos fortes são todos os fatores que apresentam vantagens competitivas da empresa em relação aos concorrentes ou ao exercício de qualquer atividade. Pontos fracos são todos os aspectos que interferem negativamente nessa capacidade. Portanto uma oportunidade criada em determinado mercado poderá ser aproveitada mais facilmente por alguma empresa que tenha vantagens sobre as outras. Em síntese, as forças e fraquezas da empresa podem representar pontos que serão explorados com a finalidade de gerar vantagem competitiva, ou serão avaliados pela concorrência e transformados em pontos desfavoráveis para a empresa em questão. Com base nesses conceitos, foram definidos os pontos fortes e fracos da SERCONPREV:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (74.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com