TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

BIANCA NERI BINOTI

O presente trabalho está sendo realizado com o objetivo de verificar a importância da implementação do Planejamento Estratégico dentro das organizações, com o objetivo de identificar os resultados alcançados.

Planejar significa definir os objetivos de uma organização, olhando para dentro, para fora e para frente, tornando os risco e as incertezas uma oportunidade. O Planejamento Estratégico dentro das organizações permite ao gestor uma visão mais clara, ampla e segura para a tomada de decisões importantes.

Os gestores devem estar preparados para atuar em várias áreas, sendo assim, a utilização da ferramenta Planejamento estratégico é importante para que o mesmo possa administrar de forma firme e segura, diminuindo os improvisos e possibilitando uma visão mais ampla da organização como um todo. O gestor também deve preparar o contexto organizacional para as mudanças repentinas do mercado, o qual são influenciados pelos ambientes internos: os pontos fortes e fracos, e externos: as ameaças e oportunidades.

Com um Planejamento Estratégico bem traçado podemos obter inúmeras vantagens como, por exemplo, o melhor conhecimento da concorrência, facilitando e agilizando o processo da tomada de decisão, aumenta a motivação e o comprometimento dos funcionários ajudando também na visão em conjunto dos mesmos, orienta o programa de qualidade, o plano de treinamento, a profissionalização, a produtividade e a internacionalização.

Um dos fatores que mais dificultam a implantação do Planejamento é a falta de comunicação interna. Uma empresa com um Planejamento Estratégico mal estruturado e mal entendido acaba sendo surpreendida no futuro, pelo fato de não ter se programado e não ter se preparado a longo prazo.

 Todas as etapas de planejamento devem ser devidamente divulgadas aos demais níveis da empresa através de reuniões, expostas em murais, até mesmo como proteção de tela dos computadores, enfim com fácil visualização de todos, fazendo com que o colaborador esteja sempre lembrando os objetivos e metas de sua empresa. Quando definido o Planejamento de uma empresa, precisa-se que o líder eleve constantemente a autoestima de sua equipe para que sejam atingidas as metas estabelecidas e para que o funcionário cinta-se também parte importante da empresa, fazendo com que sua autoestima esteja sempre lá em cima e fazendo com que ele seja reconhecido pelo seu empenho e trabalho.

O planejamento estratégico somente será eficaz se servir como apoio para a tomada de decisão do gestor, e se a organização fizer as mudanças necessárias.

Conclui-se que o Planejamento Estratégico é fundamental e indispensável para o crescimento de todas as organizações, pois é com ele que podemos definir as metas, objetivos, visão, missão e os valores das organizações, tendo em vista que um planejamento bem aplicado pode trazer inúmeros resultados positivos.

BIBLIOGRAFIA

CHIAVENATO, Idalberto. Arão Sapiro. Planejamento Estratégico: Fundamentos E Aplicações. 2ª .ed. Rio De Janeiro: Elsevier, 2009. 6ª reimpressão. 341p.

OLIVEIRA, Djalma De Pinho Rebouças De. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. 23.ed. São Paulo: Atlas, 2007. 335p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com