TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  23/4/2017  •  Dissertação  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Gestão Estratégica

O Planejamento Estratégico é basicamente o processo até a elaboração da estratégia em si. A Administração ou Gestão Estratégica é o modo de gerir, de orientar seguindo decisões estratégicas.

A estratégia interliga quatro pontos da empresa: a missão, em que ambiente está posicionada a empresa, a visão e quais os caminhos para chegar até ela. A estratégia bem arquitetada irá poder mostrar além diferencial competitivo consequentemente uma vantagem competitiva. As “trade offs” podem aumentar a chance de sucesso e intensificam a vantagem competitiva, com base em uma sequência de análises e escolhas, entretanto sem certezas.

Uma analise SWOT, facilita na busca por informações sobre o Ambiente Interno, buscando medir Forças e Fraquezas, uma vez que é possível destacar os Fatores Críticos de Sucesso dentro das Forças; e Ambiente Externo buscando medir Oportunidades e Ameaças. Realizando uma SWOT cruzada temos Forcas vs Ameacas e Fraquezas vs Oportunidades.

Utilizando cenários é possível pressupor diferentes futuros com base em diferentes visões. PESTEL seria o que divide os cenários em categorias, sendo elas: Político, Econômico, Sócio Cultural, Tecnológico, Demográfico e Legal. As técnicas geralmente utilizadas são as de Dedução ou Indução, Prospectiva ou Projetiva, além da indicações que podem ser Pessimista, Realista, Otimista etc.

O Posicionamento Estratégico é como a organização se posiciona diante de seu ambiente após a SWOT cruzada e que a qualifica quanto à sua capacidade de aproveitar oportunidades e de mitigar ameaças externas ou não controláveis pela empresa. Contando com Macroestratégias, grande ações para gerar a vantagem competitiva, e Macropolíticas, grandes orientações que servirão de base para sustentar as decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com