TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  21/8/2018  •  Resenha  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo Planejamento Estratéegico

Porter descreveu a estratégia competitiva como ações ofensivas e defensivas de uma empresa para criar uma posição defensável dentro da indústria (setor),ações que são uma resposta às cinco forças competitivas(concorrente,cliente,fornecedores, ameça de novos entrantes e produtos substitutos) que o autor indicou como determinantes da natureza e grau de competição que cerca uma empresa.

Vantagem competitiva:é o diferencial da empresa. O que te faz ser diferente, exclusivo no mercado, estar acima da média do mercado. A melhor maneira de conseguir uma vantagem competitiva a longo prazo é você conseguir um retorno acima da média do mercado.

Primeiramente:outra empresa pode superar a sua vantagem competitiva, tem que ser uma vantagem duradoura. Obter uma rentabilidade,colocando dinheiro para os acionistas distribui lucros para os clientes e pega capital próprio e investir na empresa e evitando terceiros.

Recursos que eu tenho são utilizados para conseguir a vantagem competitiva - une os recursos para gerar vantagem competitiva.

- Físicos: estrutura física, como cadeira,ar etc;

- Financeiros: lucro,capital;

- Humanos: pessas;

- Organizacionais: ambiente acolhedor,cultura da empresa, recrutamento e seleção da empresa (melhores colaboradores).

A empresa que não avança, não tem planejamento e coesão dos recursos.

Desconhecimento parcial:não conseguimos todas as variáveis do mercado. Não sabemos o que a outra empresa tem como estratégia.

Missão:é a razão de existência de uma organização-Pq criei a empresa. O que a empresa faz, quais são seus clientes, quais são os mercados de atuação;

Visão: visualização do futuro. O que a empresa quer ser, o seu projeto do futuro; direcionamento a longo prazo.

Valores: fonte de tomada de decisão, o que é esperado da empresa, no máximo 5 valores.

Exemplos:

MISSÃO:Proporcionar um ambiente acolhedor, com excelência no atendimento. Priorizar a humanização, valorização e segurança dos idosos.

VISÃO:Tornar-se reconhecida pela excelência no atendendimento aos idosos, oferecendo qualidade de vida, prestação de serviços por profissionais qualificados que tem por objetivo a conquistar o respeito e a confiança de nossos clientes e familiares.

Valores:Humanização, segurança, qualidade de vida, respeito e dedicação.

Análise swot: ferramenta utilizada para identificar as fraquezas e forças da empresa, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo, para assim realizar uma análise dos cenários para aprimorar o planejamento estratégico da empresa.

Forças: diferencial da empresa. O que eu tenho e que outra empresa não tem, ou que eu tenho mais que o outro;

Fraquezas:aptidões que interferem ou prejudicão o desenvolvimento da empresa;

Oportunidades: forças externas que influenciam positivamente a empresa.

Ameaças: forças externas negativas que podem influenciar no seu objetivo e funcionamento da empresa.

Combinações/cruzamento

Pontos Fortes x Oportunidades = Estratégia Ofensiva

A estratégia Ofensiva pega cada um dos pontos fortes e cruzar com as oportunidades. É uma estratégia que visa o crescimento e o desenvolvimento, melhorando o que já é bom.

Pontos Fortes x Ameaças = Estratégia de Confronto

Aqui você vai pensar em como as forças do seu negócio podem minimizar a chance das ameaças ocorrer.

Pontos Fracos x Oportunidades = Estratégia de Reforço

A estratégia de reforço surge sempre que você precisa pensar em como diminuir os impactos que uma fraqueza do seu negócio tem diminuindo a chance de uma oportunidade ocorrer. As ações adotadas devem reforçar suas fraquezas para que elas não atrapalhem no seu ambiente externo.

Pontos Fracos x Ameaças = Estratégia de Defesa

Você vai estar no cenário mais crítico e que tem como objetivo minimizar perdas e impactos negativos que as fraquezas e ameaças podem causar na sua empresa. A ideia aqui é pensar em como minimizar a chance de uma fraqueza fazer com que uma ameaça se torne realidade.

Cinco forças de Potter

1. Rivalidade entre concorrentes

A primeira força é a rivalidade que existe entre os concorrentes, ou seja, qual o grau de competição existente.

Alguns mercados são pouco competitivos, mas isso pode indicar que a demanda não seja tão alta ou que o produto esteja ficando obsoleto (o que será determinado ao analisar a quarta força).

Por outro lado, alguns mercados são extremamente saturados, com muitos concorrentes competindo por uma quantidade limitada de clientes. Nesse caso, o seu poder será muito menor.

Algumas perguntas que ajudarão a analisar esse ponto são:

quantos competidores existem no setor?

qual a situação dos concorrentes, eles competem por preço ou por outros diferenciais?

2. Poder de barganha dos fornecedores

O poder de barganha dos fornecedores tem por objetivo determinar o quanto a sua posição no mercado fica nas mãos de quem fornece matéria-prima.

A ideia aqui é simples: se o número de fornecedores disponíveis for baixo, o seu controle será menor, já que os demais se verão numa posição confortável para aumentar preços, prazos e outros termos do acordo entre vocês.

Quando o número de opções é grande, por sua vez, a situação se inverte e você passa a ter o controle. Daí pode comprar mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com