TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

1. Perfil da empresa

A empresa estudada é a Kuba, uma empresa que desenvolve fones de ouvidos de qualidade e com um design diferenciado. Foi fundada em 2014 e, até o final de 2016, passou por um período em que houve grande trabalho no desenvolvimento do fone de ouvido que será comercializado a partir do início de 2017, seu único produto até o momento, o Disco.

Inicialmente, a empresa surgiu da paixão pela música e do alto nível de exigência na qualidade do som de seu fundador, Leonardo Drummond. Leonardo cursou faculdade de Desenho Industrial e, como projeto final da graduação, desenvolveu um fone de ouvido. A partir de então, a Kuba foi criada por Leonardo, tendo como sócios Carlos Eduardo, Eduarda Vieira e Dan Nigri. Durante seus três anos de estrada, a empresa teve algumas conquistas: passaram por duas rodadas de investimento, sendo a primeira como resultado do curso MFN, uma parceria do Instituto Gênesis e da Firjan, e a segunda por meio do Shark Tank, em que foram investidos pelo João Appolinário, dono da Polishop, Cris Arcangeli e pelo cantor Sorocaba o valor de 190 mil reais por 50% da empresa.

2. Problema enfrentado

Um problema inicial enfrentado pela Kuba é o fato de seu produto ser vendido em um mercado já dominado por grandes marcas, que já são consagradas no mercado internacional, com clientes fiéis, tais como Beats, Grado, Klipisch, Shure, JBL, dentre outras. Portanto, através do planejamento estratégico, busca-se definir as iniciativas e todos os passos necessários para que a empresa se posicione de maneira a se alinhar com as expectativas e desejos de seu potencial consumidor.

3. Diagnóstico estratégico

3.1 Identificação da visão

Visão: Consolidar-se, até 2020, como uma empresa de áudio, inovando o setor em design e garantindo excelência em qualidade de som.

3.2 Valores

Os valores da Kuba Áudio são:

Paixão pela música: o som nos motiva, vivemos do prazer que vai muito além do simples ‘escutar’.

Qualidade: prezamos pela excelência dos nossos produtos, tanto em desempenho de áudio, como na durabilidade e detalhes minimalistas de cada componente.

Inovação: buscar novas tendências tecnológicas e melhorar os nossos produtos em desempenho e, sobretudo, em design para nossos clientes. Além disso, a melhoria contínua é para garantir o retorno aos investimentos dos nossos acionistas.

Feito para o cliente: a Kuba tem foco no seu cliente, buscando satisfazê-lo, fazendo produtos personalizáveis e atendimento único para seu consumidor.

3.3 Análise Externa

A análise externa da Kuba Áudio pode identificar os seguintes aspectos:

a. Econômicos: Na economia, o desempenho da Kuba Áudio está relacionado, principalmente, com a taxa de juros do Brasil e com a correspondência do real com o dólar.

No primeiro caso, se a taxa de juros estiver muito elevada, é uma ameaça, pois o crédito bancário é dificultado e existe a tendência de poupar dinheiro para maior rendimento, pela atratividade dos investimentos em renda fixa, podendo diminuir as vendas. Já quando a taxa de juros está baixa, é uma oportunidade, já que as compras são estimuladas pelo menor retorno de investimentos em títulos públicos e pela facilidade de empréstimos, que estimula o consumo. Para a Kuba Áudio, é interessante que a taxa de juros seja mais baixa, para maior volume de venda das suas mercadorias.

No gráfico abaixo, observa-se a evolução da Selic, de 2012 a 2017 que é a taxa básica de juros do Brasil, segundo o Banco Central do Brasil. Com ele, observa-se que o país, no começo de 2017, a taxa de juros sofre queda, o que pode ser encarado, pelos motivos anteriormente citados, como uma oportunidade.

Outra vantagem da queda na taxa básica de juros (taxa SELIC) é a redução da dívida das empresas, já que muitas têm suas dívidas indexadas ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e, caindo a SELIC, esse valor diminui consideravelmente. No contexto da Kuba, de consolidação no mercado, é muito importante diminuir seus déficits, para que o retorno para os acionistas seja maior que o previsto e, possivelmente, maiores investimentos e crescimento da empresa.

Já o segundo índice a ser analisado, a valorização do real frente ao dólar, se dá por dois motivos: 40% da produção da Kuba Áudio é importada, logo, se o real estiver muito desvalorizado, seu custo de produção será mais elevado; o segundo motivo é que os maiores concorrentes da Kuba exportam seus produtos para o Brasil a preços menores quando o real está valorizado frente ao dólar, além de estimular a compra em países estrangeiros. Na tabela 1, cuja fonte é Imprensa, mostra a relação média mensal das duas moedas de 2005 a abril de 2017. Observa-se que, desde 2014, quando a Kuba foi criada, elevou-se muito o preço do dólar em relação ao real. Isso foi uma ameaça a empresa, pois no período de desenvolvimento, dependia-se muito de recursos materiais provenientes do mercado externo, o que encareceu o custo unitário de fabricação do produto. Hoje, porém, nota-se maior estabilidade do preço do dólar, em torno de R$3,12, que pode ser visto como uma oportunidade para empresa, que acaba de iniciar o ciclo de vendas de seu produto. Como o dólar ainda está caro, comprar fones de marcas concorrentes no exterior ainda é difícil.

b. Sociais: Dentre os dados sociais, a densidade demográfica é um índice muito relevante para o setor de fones de ouvidos. É visto que os maiores usuários do produto se concentram na faixa de 15 a 35 anos. Observando a pirâmide etária do Brasil e considerando as previsões de 2020 e 2040, segundo o IBGE, nota-se que o país passa pelo envelhecimento da população, diminuindo o número de nascimentos e aumentando a expectativa de vida. Porém, nesse fenômeno, não há redução das idades intermediárias, que é o público alvo da Kuba Áudio. Além disso, observa-se nas projeções que há redução breve do número de pessoas com de 15 a 35 anos, porém, as pessoas que envelhecem já têm a cultura de usar fone de ouvido, ampliando seu mercado, sendo, portanto, uma oportunidade.

c. Tecnológicos: Nesse âmbito, observam-se novas tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com