TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  14/3/2019  •  Monografia  •  10.984 Palavras (44 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 44
  1. INTRODUÇÃO

Ao inserir a empresa em um ambiente novo e competitivo, no qual é necessária a busca por meios de proporcionar a consecução dos objetivos organizacionais, através da percepção da realidade interna e externa da organização, encontra-se a necessidade de traçar um planejamento para as ações de tal, atingindo vantagem competitiva através da estratégia identificada.

A administração estratégica é definida como um processo contínuo, que busca integrar a organização ao seu ambiente. Algumas etapas podem ser definidas para o ciclo estratégico, sendo elas: análise do ambiente, estabelecimento das diretrizes organizacionais, formulação de estratégias, implementação das estratégias e controles estratégicos (CERTO, PETER, MARCONDES & CESAR, 2010).

Para atingir um planejamento estratégico ideal, segundo Oliveira (2009), é necessário a execução de algumas fases, iniciando pelo diagnóstico estratégico, compreendendo o levantamento, auditoria, análise, verificação da realidade da organização e identificação dos seus objetivos. Para tal procedimento, utiliza-se ferramentas de apoio e análise, como as cinco forças de Porter e análise SWOT (Strength, Weakness, Opportunity e Threat, que em português significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Depois é feita a análise dos dados e elaborada a estratégia para finalmente, aplicá-la na empresa. A fim de manter a estratégia em prática, sempre é necessário um controle estratégico após sua implementação.

Segundo ANSOFF (1990), somente um número reduzido de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das organizações continua empregando as antiquadas técnicas do Planejamento a Longo Prazo, que se baseiam em extrapolação das situações passadas.

Referente a esses entendimentos, o presente trabalho será inserido no ambiente empresarial de uma pequena empresa a Madeleine Brigaderia Gourmet.

  1. Contextualização

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, a performance do setor, no território brasileiro no ano de 2015 registou um crescimento de 2,7% com o faturamento chegando a R$ 84,7 bilhões, pesquisa esta realizada em 1.018 empresas em todo país, abrangendo representantes de todos os portes.

Docerias e confeitarias têm conquistado representatividade cada vez maior no setor gastronômico em todo o Brasil. A competitividade do setor é extensa, devido ao grande número de concorrentes no seguimento.

Com isso, vê-se a necessidade de sugestão de planos estratégicos para a empresa em questão, que teve início sem um planejamento estratégico adequado devido ao seu surgimento por oportunidade repentina, encontrando-se em meio a uma situação de necessidade de expansão e conquista de mercado.

  1. Tema

 

O tema proposto vale-se do enfoque estratégico pela via de planejamento estratégico.

  1. Delimitações do Tema

Pelo tema planejamento estratégico de uma empresa de pequeno porte, com aplicação na Madeleine Brigaderia Gourmet.

  1. Apresentações do Problema

Marconi e Lakatos (2007), dizem que o problema é uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução. Para se formular um problema tem que se haver clareza, concisão e objetividade, de onde deve ser levantado de forma a interrogar e delimitar, pois a gravidade de um problema depende da importância dos objetivos e da eficácia das alternativas.

Logo, se chega a seguinte reflexão: que estratégias competitivas podem ser aplicadas a esta empresa, com base nas ferramentas de diagnósticos de planejamento estratégico, que proporcionem a expansão e otimização de lucros da organização, a fim de propor um planejamento estratégico para a Madeleine Brigaderia Gourmet?

  1. Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Propor um planejamento estratégico para a Madeleine Brigaderia Gourmet.

1.2.2 Objetivos específicos

a) realizar o diagnóstico estratégico da empresa;

b) avaliar o mercado elencando os principais componentes dos stakeholders;

c) propor estratégias para a organização.

1.3 Justificativa do trabalho        

Para que um estudo se justifique, Castro apud Mattar 2005, considera que três critérios devem ser respeitados no processo de escolha: importância, originalidade e

viabilidade.

Este estudo se justifica, sob o critério de importância pois entende-se que o desenvolvimento do setor alimentício afeta diretamente a sociedade gerando riqueza e crescimento da economia local. Diante disso, uma pesquisa de satisfação dos consumidores da Madeleine Brigaderia, inserida no contexto de um planejamento estratégico, revela-se importante não só para a tomada de decisões internas, como também para uma parcela da sociedade que participa dessa expansão, como fornecedores e colaboradores. Além disto, este estudo mostra-se importante e oportuno para a formação acadêmica da aluna devido oportunidade prática de desenvolver o aprendizado, auxiliando na compreensão, análise e gestão da empresa que está inserida.

No critério originalidade o tema tem o potencial de obter resultados surpreendentes, este planejamento estratégico será de grande valia para os gestores, uma vez que proporcionará informações das necessidades de seus consumidores e um planejamento de ações de como satisfazê-las e um forma de expansão da organização.

Percebe-se que o presente estudo é viável, tanto em questão de prazos, quanto disponibilidade de recursos financeiros e tecnológicos, acesso a informações e dados da empresa, bem como dos conhecimentos necessários à sua realização.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Estratégia

Oliveira (2009), cita algumas definições de estratégia, uma delas a apresenta como um conjunto de decisões formuladas com o objetivo de direcionar o posicionamento de uma empresa no ambiente, alguns conceitos descritos citam outros autores como Mintzberg (1983), que considera estratégia uma forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em procedimento formalizado e articulador de resultados e em uma programação. Para Andrews apud Oliveira 2009, define estratégia como conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir esses objetivos, postulados de forma a definir em que atividades se encontra a empresa, que tipo de empresa ela é ou deseja ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.3 Kb)   pdf (465.2 Kb)   docx (186.2 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com