TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  7/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 12

Fluxograma para Planejamento Estratégico

[pic 1]


  1. ANÁLISE DO AMBIENTE

O primeiro passo para o planejamento estratégico é a análise do ambiente. Essa análise é extremamente importante pois fornecerá ao administrador dados para avaliar os riscos e oportunidades presentes em uma organização, descobrir seus pontos fortes e fracos, além de indicar as tendências do mercado, sinalizando o caminho que a empresa seguirá no futuro.

Certo e Peter dividem esse ambiente em 3 níveis distintos: o ambiente interno, o ambiente operacional e o ambiente geral.

  1. AMBIENTES

  1. Ambiente Geral

O ambiente geral é composto de componentes que possuem amplo escopo e pouca aplicação imediata para a administração da organização, muitos deles são incontroláveis pela organização. Isso não significa que eles não influenciem a administração, e que portanto não devem ser observados com tanta ênfase, porém os administradores devem prestar atenção para que a organização possa operar eficazmente e sobreviver.

  1. Componente Econômico

Indica como os recursos são distribuídos e usados dentro do ambiente.

  1. Componente Social

Descreve as características da sociedade na qual a organização existe.

  1. Componente Político

Compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental.

  1. Componente Legal

Consiste da legislação aprovada, descreve regras e leis que todos os membros da sociedade devem seguir.

  1. Componente Tecnológico

Inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços.

  1. Ambiente Operacional

O ambiente operacional diz respeito às forças externas à organização, mas que possuem uma influência direta sobre ela. Isso inclui os clientes, os fornecedores, a mão-de-obra e a concorrência.

  1. Componente Cliente

Os clientes exercem poder de negociação na industria ao forçar os preços para baixo, exigir melhor qualidade dos produtos ou atuar como elemento de competição entre as empresas.

  1. Componente Concorrência

A rivalidade entre os atuais concorrentes dentro de um setor geram disputas de uns com os outros , principalmente pela concorrência de preço, introdução de novos produtos no mercado, publicidade e aumento da garantia aos clientes.

  1. Componente Mão-de-Obra

É composto de fatores que influenciam a disponibilidade de mão-de-obra, bem como capacidade intelectual da mão-de-obra exigida

  1. Componente Fornecedor

Para Bateman e Snell a escolha do fornecedor correto é decisão importante porque pode afetar o tempo de fabricação,  a qualidade do produto e os níveis de estoque.  Os fornecedores exercem  poder de negociação ao ameaçar a elevação dos preços ou reduzir a qualidade dos bens e serviços fornecidos.         

  1. Componente Internacional

A entrada de novas empresas ou a possibilidade de fusões com multinacionais gera competição com as empresas locais.  Bem como costumes de novos locais ao quais se pretende adquirir novos mercados.

  1. Ambiente Interno

O ambiente interno diz respeito ao ambiente que está dentro da organização e que normalmente tem implicações imediatas e específicas na administração da organização. Neste âmbito, incluem aspectos organizacionais, de marketing, financeiros, pessoais e de produção.

  1. Aspectos Organizacionais

Trabalha integrado com os outros aspectos pois é responsável pela em oferecer uma vantagem competitiva a organização, a qual refere-se a estratégias diferenciadas, não sendo copiadas pelo concorrente.

  1. Aspectos de Marketing

É responsável pelo acompanhamento das principais atividades de marketing, identifica mercados e avalia a posição da organização dentro do próprio mercado chave.

  1. Aspectos Financeiros

Engloba a análise de domonstrativos financeiros, balanço patrimonial e demonstrativo de faturamento,e compara tendências históricas com projeções setoriais.

  1. Aspectos Produção

Engloba o fator de posição geográfica de maneira estratégica, a alocação de recursos físicos, bem como a correta utilização de novas tecnologias, oferece a empresa um fator competitivo muito forte.

  1. Aspectos Pessoais

Engloba todos os níveis da organização e seus empregados, focalizando as atividades chaves de recursos Humanos, como recrutamento, treinamento,  relações trabalhistas, promoção, avaliação da qualidade de vida.

  1. RELEVÂNCIA DAS QUESTÕES ESTRATÉGICAS 🡪 3 AMBIENTES

  1. Relevância Alta
  2. Relevância Média
  3. Relevância Reduzida
  1. EXAME DO AMBIENTE
  1. Sistema Irregular
  2. Sistema Regular
  3. Sistema Contínuo
  1. ANÁLISE DE RISCOS E OPORTUNIDADES – SWOT
  1. PREVISÃO AMBIENTAL
  1. Opinião de Especialistas
  2. Extrapolação de Tendências
  3. Correlação de Tendências
  4. Modelagem Dinâmica
  5. Análise de Impactos Cruzados
  6. Cenários Múltiplos
  7. Previsão de Demandas e Riscos
  1. DIRETRIZ ORGANIZACIONAL

Para a elaboração de um Plano Estratégico, devem ser feitos inúmeras análises e observados diversos fatores ambientais e organizacionais, conforme abordagens anteriores, sendo todos estes, precedentes à formulação e implementação da Estratégia.

Um dos principais tópicos de precedência é o estabelecimento e conhecimento da missão e dos objetivos organizacionais da empresa, sendo que na ausência destes a empresa fica sem uma diretriz definida, sem um “norte”, o que favorece a elaboração de planos sem consistências e fadados ao fracasso.

Definir a missão e ter conhecimento da missão de uma empresa é um fator de extrema importância para todas as empresas, pois é ela que direciona e define o “norte” para todas as diretrizes, metas e objetivos organizacionais.

Assim, é de primordial importância que a Missão e os Objetivos Organizacionais sejam conhecidos, estejam claros e transparentes, e que haja concisão; pois é sua observância que garantirá que há consistência no Plano Estratégico desenvolvido pela empresa.

  1. MISSÃO ORGANIZACIONAL

Conhecer e ter a noção exata de qual é a missão da empresa permite um entendimento do contexto da empresa na sociedade e na indústria, favorece a consistência entre as diversas estratégias e diretrizes organizacionais, direciona corretamente a alocação de recursos nas diversas áreas organizacionais bem como estabelece responsabilidades dentro do organograma da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (290.1 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com