TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  10/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

        As empresas de pequeno porte são fundamentais para estimular a economia do País e possibilitar a inclusão social, mediante a maior oferta de postos de trabalho. Segundo o SEBRAE, a cada ano, nascem cerca de 500 mil empresas no país, o que é um número considerável. Entretanto, 49,9% delas encerram as atividades com até 2 (dois) anos de existência, 56,4% com até 3 (três) anos e 59,9% não sobrevivem além dos 4 (quadro) anos.

        O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

        Ao planejar como montar seu empreendimento é imprescindível que uma de suas primeiras preocupações recaia na elaboração de um minucioso Plano de Negócios.

        O Plano de Negócios também será determinante para que o futuro empreendedor possa pré-visualizar os demais aspectos mercadológicos relacionados ao novo empreendimento, dentre os quais destacamos: Produto; Ponto; Preço e divulgação.

O trabalho apresentado tem por objetivo apresentar um plano de negócio para a estruturação de uma loja para comercialização de roupas infanto-juvenil no centro comercial do município de Ananindeua-PA.

 

3. IDEIA DE EMPREENDIMENTO

 

         A falta de tempo das pessoas e a distância necessária para chegar aos centros comerciais, lojas e shoppings da cidade de Belém é visto como um grande desconforto para os consumidores dos municípios que compõe a região metropolitana de Belém-PA.

A partir da avaliação do comercio localizado no centro do município de Ananindeua-PA, percebe-se a ausência de um empreendimento voltado apenas para a comercialização de confecção infanto-juvenil. Através desta observação apresentamos uma proposta para a implantação de uma loja que atenda as necessidades do mercado do município.

        O desenvolvimento do plano de negócios para esse tipo de empreendimento irá considerar aspectos como: concorrência, localização, características de mercado, marketing e outros.

4. PLANO DE NEGÓCIOS

        Para o desenvolvimento do plano de negócios é necessário o entendimento do roteiro de construção, por isso apresentamos logo à frente o sumario do Plano de Negócio com as devidas tarefas para a implantação da loja Mundo Kids.

Empresa Mundo Kids

Rua Cláudio Sanderes , 1234

Centro – Ananindeua – PA

(91) 3234-3400

www.mundokids.com.br

mundokids@mundokids.com.br

[pic 1][pic 2]

4.2. Descrição da Empresa

Nome fantasia:

         Mundo kids 

Razão Social:

         Mundo Kids Comércio de Roupas Infanto-Juvenil – Ltda.

CNPJ/CPF: 00.023.490/0003-45* 

Telefone: (91) 3234 3400

Endereço: Rua Cláudio Sanderes, nº1234, bairro Centro. Ananindeua-PA

*CNPJ da secretaria da receita federal, assim como autorização para impressão de notas fiscais e autenticação de livros fiscais.

4.2.1. Público-alvo do empreendimento

Foi realizada uma pesquisa na área de implantação do empreendimento, para identificar a faixa etária das crianças, o que elas vestem e qual a renda per capita dos pais. Como resultado, foi definido que o público-alvo compreende a crianças de 01 a 12 anos de idade, suas famílias são, principalmente, de classe média baixa e a demanda é pela busca de tendências de modas mais recentes.  

Essa pesquisa foi de fundamental importância, de modo que os empreendedores conseguiram definir a estrutura da loja, mercadoria, valores e prospecções de retorno financeiro.

  1. Estrutura física do empreendimento

A área em vista para instalação da loja de roupas infanto-juvenil não será muito grande. O planejamento sobre a estrutura sugere o abrigo de dois provadores, vitrines bem distribuídas, dois bancos centrais e o caixa.  

O ponto chave será a decoração da loja com o intuito de que os pais e suas crianças se sintam bem. A utilização de cores e temas animados que combinem com o universo infanto-juvenil e que ao mesmo tempo realçam as roupas oferecidas é foco do processo de marketing.

4.2.3.1. Layout:

      Legenda: [pic 3]

               1 e 2 - Provadores;

3,4,5 e 6 - Estantes com produtos;

7 - Caixa;

8 - Bancos centrais (cadeiras);

9 - Cabides;

10 - Vitrines de acessórios;

11,12 e 13  - Vitrine principal (manequins).

Figura 2: Layout do empreendimento.

Fonte: Autores (2017).

 

  1. Setor que a empresa atuará[pic 4]

 Comércio: Empresa de venda de mercadoria diretamente ao consumidor.

  1. Forma jurídica[pic 5]

Empresário          Sociedade Limitada         Outras:________________[pic 6][pic 7]

  1. Enquadramento tributário
  1. Âmbito federal[pic 8][pic 9]

                   REGIME SIMPLES            REGIME NORMAL

  1. Âmbito estadual[pic 10]

ICMS – Regime Simplificado

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços [pic 11]

(SISTEMA DÉBITO E CRÉ-DITO)

  1. Âmbito municipal

ISS – Imposto sobre Serviços[pic 12]

  1. Fontes de recursos
  1. Capital Social

Nome do Sócio

Valor (R$)

% de participação

Sócio 1

Denise Figueiredo

10.000,00

25%

Sócio 2

Ítalo Carneiro

10.000,00

25%

Sócio 3

Pedro Santos

10.000,00

25%

Sócio 4

Vanessa Pinto

10.000,00

25%

Total

4

40.000,00

             100%

  1. Outros investidores

Os sócios buscaram financiamento em bancos.

Investidores

Valor (R$)

Financiamento

Todos os sócios

40.000,00

Banco do Brasil

  1. Produtos e Serviços

        Os produtos ofertados ao mercado serão roupas e acessórios infanto-juvenis. Para os meninos serão oferecidos peças como: calças, bermudas, shorts, camisas e camisetas, entre outras. Para as meninas: vestidos, saias, shorts e blusas, entre outras. Para ambos, roupas e acessórios com estampas dos mais variados personagens que fazem sucesso no universo infanto-juvenil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (416.7 Kb)   docx (227.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com