TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.252 Palavras (18 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MBA EM INTELIGÊNCIA DE MERCADO

FRANCISCO TIAGO COSTA MOREIRA

ROCHANA DA SILVA MATOS

RONALDO DE MOURA FERREIRA

PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PROSURFER SURF HOUSE

FORTALEZA – CEARÁ

2019

FRANCISCO TIAGO COSTA MOREIRA

ROCHANA DA SILVA MATOS

RONALDO DE MOURA FERREIRA

PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PROSURFER SURF HOUSE

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título Especialista em Inteligência de Mercado em 2019, pelo Curso de MBA em Inteligência de Mercado da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Orientadora: Profª. Ma. Rosângela Andrade Pessoa

FORTALEZA – CEARÁ

2019


PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PROSURFER SURF HOUSE.

Francisco Tiago Costa Moreira
Rochana da Silva Matos

Ronaldo de Moura Ferreira

Resumo

O presente artigo pretende contribuir na elaboração do Planejamento Estratégico da empresa Prosurfer Surf House, para sua melhor colocação no mercado consumidor. A primeira parte do trabalho está voltada para a elaboração de uma pesquisa bibliográfica a fim de oferecer embasamento teórico às análises que serão realizadas na segunda etapa do trabalho, para que sejam descobertas as características da empresa, o cenário onde está inserida e quem são seus principais concorrentes. Por último, foram explicitadas estratégias a serem empreendidas pela empresa de modo a alcançar os objetivos definidos. Este artigo é um estudo de caso e a coleta de dados ocorreu através de entrevistas e observações dos pesquisadores com os sócios da empresa.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Mercado Consumidor. Estratégias.

1 Introdução

Conceituar “o que é administração” carrega papel central na dinâmica do mundo contemporâneo, desde o gerenciamento de um pequeno orçamento familiar a um controle complexo de uma grande empresa. Mas, com o passar dos anos, mudanças são feitas e, na atual conjuntura, vive-se em uma sociedade organizacional, onde empresas buscam vantagens competitivas para se manterem “vivas” no mundo globalizado.

Fala-se muito em Planejamento Estratégico (PE), principalmente, nas organizações e, de modo geral, ainda se pode encontrar múltiplas interpretações em relação a esta ferramenta da administração. O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.

Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa. Empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir quais são os rumos que mais se adequam aos seus interesses. As razões dessa atenção crescente à estratégia empresarial são muitas, algumas mais evidentes que outras.

Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do Planejamento Estratégico, observa-se que os ambientes de algumas empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se a essa conjuntura e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.

Percebe-se um elemento-chave considerado fundamental da estratégia, qual seja a seleção de apenas algumas características e medidas a serem tomadas. É um instrumento que força, ou pelo menos estimula, os administradores a pensar em termos do que é importante ou relativamente importante, e também a se concentrar sobre assuntos de relevância. O mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vínculo com a administração estratégica nas organizações.

2 Referencial Teórico

 

Através dos estudos relacionados aos processos dos níveis estratégico, tático e operacional, observa-se que toda organização que conta com essa estrutura de três níveis de administração, decisão e operação possui um objetivo em comum diante deste planejamento, que é o alcance de uma determinada situação almejada, otimizando os recursos da organização e tornando-os mais efetivos em sua aplicabilidade. A definição dos objetivos e a concepção de planos que integram e coordenam as atividades são os principais fundamentos para um bom planejamento.

2.1 O que é Planejamento?

De acordo com Rezende (2008), planejar é a decisão antecipada do que fazer, de qual maneira fazer, quando fazer e apontar quem deve fazer, com o objetivo de alcançar a condição desejada. Na concepção do autor, o planejamento é um processo que apresenta caminhos a serem percorridos de modo mais eficiente, com uma concentração maior de esforços e recursos disponíveis, na busca por melhores desempenhos. Nenhuma organização chegaria tão longe sem usar ou recorrer a um determinado plano no decorrer de sua existência. As organizações que não utilizam esse processo podem correr o risco de perder receitas e de não estarem preparadas para momentos de crise.

Na área administrativa, o planejamento é utilizado para criar e gerenciar diretrizes que ajudam a organização a alcançar os objetivos pelos quais ela foi criada para realizar. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas diretrizes. Posteriormente, o planejamento também pode ser utilizado para verificar se os resultados esperados foram alcançados.

O planejamento aumenta a garantia de que o negócio da empresa cresça, pois na atual situação mundial, só se mantem vivo no mercado quem consegue prever e se adequar as mudanças de maneira eficiente e eficaz. Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (352.5 Kb)   docx (182.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com