TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SUMÁRIO

1 - Introdução 03

2 - Justificativa 04

3 - A EMPRESA JJ PRATES - SKKYL 04

3.1 - Dados da Empresa 04

3.2 - Histórico da Empresa. 04

4 - PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 06

Conclusão 08

Referências 09

1 – INTRODUÇÃO

Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa. O planejamento estratégico auxilia na definição de estratégias para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.

Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição.

O Planejamento Estratégico é aplicado através de etapas, que ajudam a empresa a se manter no forco e crescer, analisando as condições do mercado e definindo como permanecer atuante. Neste trabalho abordaremos como pode ocorrer o planejamento estratégico em uma empresa de confecções da cidade de Candeias-MG, a JJ PRATES CONFECÇÕES E LAVANDERIA LTDA. (Marca – SKKYL).

2 – JUSTIFICATIVA

A escolha da SKKYL (J.J. Prates Confecções), para ser tema do presente estudo, se deu por se tratar de uma empresa de médio porte voltada para o mercado da moda, que exige portanto de seus gestores redobrada atenção na tomada de decisão e planejamento, devido as alterações constantes desse tipo de mercado.

3 – A EMPRESA JJ PRATES - SKKYL

3.1 – Dados da Empresa

Razão Social: JJ PRATES CONFECÇÕES E LAVANDERIA LTDA

CNPJ.: 05.128.674/0002-70

Empresário Responsável/ Entrevistado: Adriano J. Prates de Lima

Local: Av. Ozanan Levindo Coelho Nº: 1560 – Dist. Ind. - Candeias MG

Telefone de Contato: (35) 3833-1136

3.2 – Histórico da Empresa.

A Empresa entrou para o mercado de moda brasileiro em 1996, quando lançou sua primeira coleção masculina, e já de inicio se preocupou de sempre trabalhar com produtos de qualidade, para que o resultado final mantivesse essa qualidade. A empresa trabalha com a moda jovem, lançando coleções despojadas e atuais, voltadas para as tendências desse mercado.

Em 2001 a empresa implantou sua própria estrutura de produção, o que impulsionou seu crescimento. Hoje a empresa conta com uma lavanderia especializada, esta com uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), e com seus produtos presentes em vários estabelecimentos do país, além de contar com as lojas da marca.

O Processo de Produção.

O processamento industrial inicia-se com o recebimento das matérias-primas constituídas de diferentes tipos de tecidos. O material é encaminhado ao setor de armazenagem, onde é feita uma triagem. Após a etapa de triagem, o material é encaminhado ao setor de corte.

Feito os cortes, as peças são encaminhadas aos processos de costura, sendo que parte da produção é posteriormente destinada ao setor de embalagem para comercialização, e parte é encaminhada aos processos de stonagem (envelhecimento), tingimento, entre outros. Antecedendo os processos de stonagem e tingimento, as peças (jeans) passam por uma etapa de preparação. Após a etapa de preparação, o jeans é encaminhado à etapa de degomagem, após são enxaguadas e passam pelo processo de abertura das costuras, e são encaminhadas para a stonagem. Concluído o processo de produção as peças são revisadas em busca de possíveis defeitos, embaladas e encaminhadas pra o depósito, dentro da própria fábrica.

As estampas são projetadas por designers seguindo tendências da moda e exaltando a marca da empresa. As etiquetas são feitas num papelão firme e de qualidade, sempre com o logo da marca SKKYL estilizado.

Os produtos prontos são estocados na própria fabrica num depósito interno, lá os produtos são organizados em prateleiras por tipo e data de produção. Quando é feito um pedido de saída, os produtos são empacotados em caixas identificadas pelo número da nota fiscal o que dá a empresa controle exato de saída e destino de cada item produzido.

As lojas da empresa são abastecidas por transporte próprio, já que todas as lojas, fora de Candeias-MG, estão no estado de São Paulo e próximas umas da outras. Já que a empresa conta com uma equipe de representantes que vedem os produtos da marca em quase todo território nacional, o resto do transporte é fretado por empresas do setor e pelos correios, dependendo do volume do pedido e distância a ser percorrida, é feita uma pesquisa para se obter a forma de envio mais barata possível, sem margens para atrasos e extravio de mercadoria.

A criação da lavanderia junto á fábrica significou a redução de custos com transporte, já que antes era necessário deslocar os produtos até outro endereço, para a lavagem, e ainda possibilitou uma diversificação dos produtos devido a adoção de novos processos químicos de lavagem, o que alavancou as vendas, já que passou a agradar uma nova parcela de clientes, interessados em jeans com diferentes lavagens.

Divulgação da Marca e Estratégias de Venda.

A SKKYL busca conquistar os clientes com produtos atuais, de estilo jovem e acima de tudo com qualidade para concorrem frente-a-frente com as melhores marcas da sua faixa de mercado.

A empresa tem suas lojas seguindo um padrão de organização, montadas para serem espelhos da marca, e ainda realiza propagandas nas mídias (revistas, rádios, internet – conta com site onde faz divulgação de suas coleções) e em eventos, atuando como patrocinadora.

4 – PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Primeiramente deve-se fazer um diagnóstico estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com