TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  4/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade capítulo 5 – Planejamento estratégico.

1. O que é planejamento? Porque ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas ao planejamento formal nas organizações?

R: O planejamento é responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam as atividades. É importante pois proporciona direção, focaliza esforços, maximiza eficiência, reduz impacto ao ambiente, define parâmetros de controle, atua como motivador, potencializa autoconhecimento organizacional e fornece consistência à ação gerencial. As críticas são que não respondem adequadamente ao ambiente dinâmico, cria rigidez e restringe a flexibilidade e que inibe a criatividade, a inovação e a ousadia.

2. Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?

R: Planos são guias que integram e coordenam as atividades da organização de forma a alcançar esses objetivos. Objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar.

3. Quais as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?

R: Específicos, mensuráveis, desafiadores, rel. com tempo, coerentes e hierarquizáveis. Acredito que é melhor termos objetivos sim, mesmo que possa correr o risco de não ter um final satisfatória. Ter objetivos nos desafiam a ter um nível de qualidade ou ser melhor do que já é proposto.

4. Quais são as etapas de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a implementação estratégica? É possível o processo de administração estratégica começar com a implementação?

R: Diagnóstico da situação atual, análise ambiental ou análise interna, formulação estratégica, implementação e por fim o controle estratégico. A formulação é a mais importante pois é o momento em que colocamos em papel os riscos no ambiente da empresa, já a implementação da estratégia é a etapa final do processo estratégico.

5. Qual é o propósito da análise SWOT? Elabore uma análise SWOT de uma empresa brasileira que conheça bem.

R: A análise de SWOT, é uma ferramenta de planejamentos estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e ajudar a tomada de decisões, proporciona um diagnóstico completo da situação da empresa e dos ambientes ao seu redor, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar oportunidades.

Fraquezas:

- Auseência de produtos de maquiagem;

- Produção distante do mercado consumidor;

- Pouca ênfase no publico masculio.

Ameaças:

- Concorreência interacional;

- Desvalorização cambial;

- Regulamentação ambiental brasileira;

- Mudanças climáticas.

Forças:

- Uso de insumos vegetais/renováveis;

- Forte relacionamento com os stakeholders (internos e externos);

- Gestão socioeconômico-ambiental;

- Forte conhecimentos de produtos naturais e amazônicos.

Oportunidades:

- Recuperação da economia mundial;

- Programas sociais;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com