TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  2/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 3

a. Não basta conhecer o cenário de hoje. É fundamental prever o cenário ambiental no futuro. Quais as implicações prováveis da previsão de cenários futuros para um negócio? Como minimizar as diferenças prováveis entre as previsões e os resultados reais em 5 anos?

Prever um cenário futuro nos dias de hoje é de grande importância, e muito incerto quanto as decisões tomadas nas previsões. O mundo totalmente globalizado e os grandes avanços tecnológicos atualmente faz com que cenários se tornem imprevisíveis e vastos, visto que as coisas têm se tornado obsoletas com muito mais frequência, e, por conta dessa obsolescência, prever possíveis acontecimentos futuros podem decidir a vida ou a morte de organizações.

E, para minimizar as diferenças entre as previsões e os resultados, as cooperativas teriam que investir tempo e dinheiro em desenvolvimento de habilidades necessárias para identificar quais escolhas as cooperativas precisariam tomar para não perder mercado futuramente, ou, procurar empresas especializadas em prestar esse tipo de serviço, para ter a garantia de minimizar o máximo a diferença entre as previsões e os resultados.

b. Como cooperativas podem mudar seus posicionamentos estratégicos, principalmente quando a maioria opera com commodities homogêneas?

Para as cooperativas conseguirem mudar seu posicionamento estratégico, seria necessário mudar a forma como a empresa se enxerga, alterando os objetivos estratégicos da empresa para se alinhar aos novos posicionamentos e tornar possível essa mudança.

Partindo desses novos objetivos, elas precisariam identificar seu público-alvo, e oferecer uma diferenciação nos seus produtos, agregando valor e se destacando entre as concorrentes no mercado.

c. Qual a posição do grupo (alunos) em relação às ferramentas utilizadas no diagnóstico da situação-problema ou na oportunidade encontrada?

As cooperativas utilizam bastante ferramentas para previsão de cenários, que atendem as necessidades deles, porém, as ferramentas utilizadas não oferecem os dados necessários para tomada de decisões mais assertivas, tornando-se necessário a utilização de ferramentas mais especificas, e que forneceriam mais informações para a alta gestão das indústrias.

d. Quais ferramentas poderiam ser utilizadas e com que finalidades. Justifiquem o uso de cada uma das ferramentas.

Balanced Scorecard- Ferramenta indispensável para mapeamento de metas futuras, o BSC engloba todas as perspectivas e metas que os gestores definirem, sendo elas a perspectiva financeira, perspectiva dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

Analise de posicionamento de mercado- Para obter respostas sobre qual é o seu nicho de mercado e quais estratégias adotar para atrair seu interesse, o posicionamento de mercado iria oferecer as informações necessárias para tomar as decisões de como os produtos serão produzidos e apresentados aos seu público-alvo, e qual vantagem competitiva as cooperativas iriam adotar

e. Quais as principais diferenças ou semelhanças entre os processos de análises de cenários de empresas privadas e de cooperativas?

Na cooperativa, todos que estão dentro desse grupo são “donos”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com