TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  25/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.314 Palavras (26 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

NATAL

2021


JOSÉ LEANDRO DOS SANTOS COSTA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Atividade Prática Supervisionada, apresentado a disciplina de Planejamento Estratégico, como requisito parcial para obtenção de nota do curso de Gestão Financeira.

Orientador: Prof. Rafael Arickson Fernandes Silva

NATAL

2021

  1. – AMBIENTE ORGANIZACIONAL E RECURSOS HUMANOS

  1. Histórico Organizacional

Grupo Pinheiro Borges Ltda, iniciou suas atividades 27 de fevereiro de 1976, integrante de um Grupo Empresarial Familiar denominado Grupo Pinheiro Borges, tendo como diretor fundador o Sr. Haroldo Pinheiro Borges. A sede do Grupo Pinheiro Borges está localizada na Av. Piloto Pereira Tim, nº 617 no Bairro parque de exposições, na cidade Parnamirim – RN, CEP 59146-480, Brasil.

Há 44 anos fornecendo combustível e serviços de qualidade com foco na excelência e praticidade, o grupo Pinheiro Borges possui cinco unidades em Parnamirim e uma em Natal.Neste relatório falaremos da Filial Monte Castelo ou simplesmente “Posto Monte Castelo” como é conhecido pelos colaboradores, clientes e concorrentes, localizada na avenida presidente Getúlio Vargas, nº1010 no bairro Monte Castelo, na cidade de Parnamirim, esse estabelecimento comercial já nasceu com um DNA totalmente diferente dos postos de combustíveis tradicionais, por conter uma diversa gama de produtos e serviços oferecido aos seus clientes, esse estabelecimento se destaca com uma imagem inovadora derivada da filosofia forte da bandeira Ipiranga, que está sempre um passo à frente no ramo de revenda de combustíveis em relação às outras distribuidoras, filosofia que está alinhada diretamente com a visão conceitual dos seus proprietários e administradores, destacando-se no mercado local. A empresa tem como diferencial a preocupação socioambiental, foram pioneiros na implantação da informática, do Proálcool, GNV, diesel S 10 e S 500, energia solar em postos de gasolina e produtos ambientalmente corretos, o posto é ecoficiente, com reaproveitamento de águas pluviais e sustentável com a redução da poluição e das taxas de carbono com suas usinas de energia fotovoltaica.

A empresa oferece como serviços, a revenda de combustível, adicionalmente a isso o estabelecimento dispõe das opções de troca de óleo para veículos, troca de óleo para motocicletas, um centro automotivo, uma loja de conveniência franqueada com padaria e beer cave, açaiteria e uma farmácia. Contém um programa de fidelidade para seus clientes e usuários obterem benefícios, através dosquilômetros de vantagens, que concedem descontos em produtos e serviços.

A empresa está caracterizada também por atender os dois públicos B2B (business to business) e o B2C (business toconsumer), com uma única plataforma a compra permanece a mesma, porém os critérios de atendimentos mudam conforme tipo de relacionamento e do perfil do cliente, como prazo de pagamento havendo uma maior rigidez para cadastro interno, preço diferenciado dependendo do volume e faturamento. Em outras palavras, esse centro comercial mantém relacionamentos comerciais tanto com empresas que buscam um produto de qualidade, preço justo e prazo para pagamento, como também trata diretamente com o consumidor final, que busca um bom atendimento, agilidade, produtos e serviços de excelência.

Com a participação de todos seus profissionais, a empresa vem sendo alicerçada em sua missão, sua visão e seus valores, comprometida com a melhoria contínua, excelência e qualidade de suas informações e serviços prestados aos seus clientes. A seguir descreve-se informações importantes para caracterização da empresa:

  1. Missão

Comercializar serviços com competitividade, responsabilidade social, fiscal e ambiental, comprometidos com a total satisfação de nossos clientes internos e externos.

  1. Visão

Sermos reconhecidos como um centro de serviços automotivos, totalmente integrado à comunidade. Diferenciando-nos pela qualidade de nossos produtos e serviços fornecidos.

  1. Valores

Segundo Costa (2008, p.38), os valores são "características, virtudes, qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação, como se estivessem em uma escala, com gradação entre avaliações extremas". Para o Posto Monte Castelo, os valores da empresa são: honestidade, pontualidade, prazer em servir, amor pelo nosso trabalho, transparência, respeito pelas pessoas e comunidade e ética nos relacionamentos.

  1. Stakeholders

O termo Stakeholder foi criado pelo filósofo Robert Edward Freeman, em 1963, a partir de um memorando interno da Stanford Research. Definindo Stakeholder como “grupos que sem seu apoio a organização deixaria de existir”.

São as pessoas e as organizações que podem ser afetadas por um projeto ou empresa, de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente. Os stakeholders fazem parte da base da gestão de comunicação e são importantes para o planejamento e execução de projeto. Podemos desta forma destacar, a importância de definirmos:

• Grau de dependência: onde são identificados os públicos pelos quais a organização possui necessidade e que interferem diretamente na sua sobrevivência. Neste grau estão o governo, os funcionários, os clientes e os fornecedores.

• Grau de participação e interferência: onde são identificados os públicos pelos quais não há dependência por parte da organização, porém colaboram para a melhoria e o crescimento da mesma e também podem interferir positiva ou negativamente na imagem da organização, São eles: redes de consultoria, prestação de serviços promocionais, redes sindicais, redes setoriais de comunidade, comunidades nas proximidades da empresa, empresas que trabalham no mesmo segmento da organização, e rede de comunicação de massa – veículos de comunicação que podem influenciar os públicos a respeito da organização entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com