TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  18/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

MC DONALD’S

Nome e 1º Loja Fundada e Sua Localização

Muitos se perguntam de onde surgiu o nome tão conhecido mundialmente “Mc Doanld’s” o que nem todos imaginam é que foi criado com um toque familiar. O nome vem do sobrenome dos irmãos fundadores da primeira loja, Richard “Dick” McDonald e Maurice “Mac” McDonald. A primeira loja a levar o nome de McDonald’s foi inaugurada em 15 de maio de 1940, na Rota 66 em San Bernardino, Califórnia.

Mc Donald's Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda.

Sede Filiais e Tamanho da Empresa

Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria operada por Richard e Maurice McDonald. Em 1948, eles reorganizaram seus negócios como uma hamburgueria que usava os princípios de uma linha de produção. O empresário Ray Kroc ingressou na empresa como franquiado em 1955. Em seguida, ele comprou a cadeia de restaurantes dos irmãos McDonald e expandiu a rede para todo o mundo.

Um restaurante McDonald é operado por qualquer franqueado, filial ou pela própria corporação. A receita da McDonald's Corporation vem do aluguel, royalties e honorários pagos pelos franqueados, bem como das vendas em restaurantes operados pela empresa. Em 2012, a corporação teve uma receita anual de 27,5 bilhões de dólares e lucros de 5,5 bilhões.[6] De acordo com um relatório de 2012 da BBC, o McDonald's é o segundo maior empregador privado do mundo, atrás apenas do Walmart, com 1,9 milhão de empregados, sendo que 1,5 milhão trabalha para franquias.

Líder absoluto no segmento de alimentação rápida e com produtos de qualidade reconhecida, o McDonald’s é uma das melhores franquias para investir e administrar. O modelo de negócios apoiado pelas franquias foi o fator que permitiu ao McDonald’s se tornar a rede de restaurantes de maior sucesso do mundo.

Entre os motivos que fazem do McDonald’s líder em seu segmento, estão:

✔ Marca com reconhecimento mundial

✔ Modelo de negócios testado e bem-sucedido

✔ Sistema que proporciona altos níveis de treinamento

✔ Provedores de excelência

✔ Oferece rede de suporte profissional

✔ Desde suas origens, desenvolveu as franquias como modelo de

negócio predominante

O McDonald's é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 565 restaurantes e 55 McCafé no Brasil. Há 30 anos atuando no país, a rede está presente em 137 cidades, localizadas em 21 estados e no Distrito Federal.

Histórico Organizacional

A cultura que predomina no Mc Donald’s, é uma cultura de atividades repetitivas, com padrões já elaborados, que devem ser executados da mesma maneira sempre. Não há espaço para inovar, tendo sempre que manter as mesmas situações. Contratam pessoas geralmente jovens, que podem fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, como registrar seu pedido, cobrar, montar sua bandeja, entregar e repetir quantas vezes forem necessárias. É uma cultura de fast food, onde as pessoas se alimentam rapidamente, e dão lugar para outras, por isso o atendimento é padronizado e sem uma atenção muito visível ao que o cliente sente, afinal, ele está lá porque gosta do estilo, e não o abandona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com