TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  19/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Planejamento Estratégico

Professora: Janice Queiroz Pinho Gonçalves

Alunos: Érika , Fernando Augusto Nascimento dos Santos, Luana Rodrigues Vilarino, Naiara Alves, Vitória de Almeida Santos

ATIVIDADE 3 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  1. Pesquise e defina sobre os 3 tipos de planejamento: Estratégico, Tático e Operacional.
  • Planejamento Estratégico: é o ponto de partida e visa prever o futuro da empresa em uma perspectiva de longo prazo, decidir antecipadamente o que fazer e orientar a organização na mesma direção para que os projetos sejam unificados e coerentes. Suas decisões são tomadas pelo alto escalão (administradores/proprietários). O Planejamento Estratégico vai orientar a visão da empresa.
  • Planejamento Tático: tem um nível de participação mais limitado e é direcionado ao nível departamental. É ele quem estabelece os objetivos e as condições para que a ação seja alcançada. Suas iniciativas são definidas pelos executivos e gestores da empresa e são implementadas a curto prazo. Pode-se dizer que é o desdobramento de um plano estratégico, como desenvolver um plano de marketing ou um plano de produção. O Planejamento Tático vai orientara visão da empresa para ações menores.
  • Planejamento Operacional: envolve todos os níveis da organização que seguem procedimentos de rotina e garantem que todas as operações sejam executadas. Como os processos que envolvem os três níveis de planejamento são integrados e interdependentes, é importante entender que o planejamento estratégico não decolará se os planos tático e operacional não estiverem bem estabelecidos. O Planejamento Operacional vai levar os planos à execução.

  1. Utilizando das 5 Forças de Porter, faça uma análise de uma empresa (real), exemplificando cada uma das forças.

A empresa escolhida para a análise das 5 Forças de Porter é a fabricante Samsung, que é uma das mais fortes e inovadoras no segmento de eletrônicos.

ANÁLISE DAS 5 FORÇAS DE PORTER - SAMSUNG

1

Rivalidade entre os concorrentes

2

Poder de negociação dos fornecedores

3

Ameaça de produtos substitutos

4

Ameaça de entrada de novos concorrentes

5

Poder de negociação dos clientes

  1. De forma resumida, elabore e apresente em uma pirâmide de ações os 3 tipos de planejamento propostos para a empresa do exercício 2, trazendo uma inovação no ramo de atividade em que atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com