TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  1/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

CRISTIANE GRASMANN DE MORAES

MATRÍCULA 1010742

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SÃO JOÃO DE MERITI, 2023

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO .................................................................................. 3

2- DESENVOLVIMENTO ....................................................................... 4

3- CONCLUSÃO..................................................................................... 8

4- REFERÊNCIAS .................................................................................. 9

1- INTRODUÇÃO

O Planejamento Estratégico é um processo que envolve definir metas, objetivos e ações para alcançar resultados desejados a longo prazo, e é importante para direcionar a organização, identificar oportunidades, tomar decisões informadas e adaptar-se às mudanças. Seus benefícios incluem maior eficiência, alinhamento de esforços, melhor tomada de decisão e maior capacidade de enfrentar desafios. As características incluem ser orientado para o futuro, abrangente e flexível, e as         etapas de construção envolvem análise do ambiente externo e interno, definição de metas, formulação de estratégias, implementação e monitoramento.

2- DESENVOLVIMENTO

1. Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats): É uma matriz que analisa os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de uma organização. Ajuda a identificar vantagens competitivas e desafios a serem superados.

2. Forças de Porter: Concebidas por Michael Porter, modelo identifica cinco principais forças que moldam a dinâmica competitiva: rivalidade entre concorrentes existentes, ameaça de novos entrantes, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos compradores e ameaça de produtos substitutos, essas forças ajudam a entender o ambiente competitivo e auxiliam na formulação de estratégias para obter vantagem competitiva.

3. Oceano Azul: Se refere a uma estratégia de negócios que busca criar um novo mercado ou setor, onde a concorrência é irrelevante ou inexistente. Ao contrário do Oceano Vermelho, onde as empresas competem em um mercado existente, o Oceano Azul envolve a criação de valor único e a diferenciação, permitindo que as empresas prosperem em um ambiente com demanda não atendida. Isso é alcançado através da inovação, identificando novas oportunidades e criando uma proposta de valor única para os clientes.

2.1 – SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta que ajuda as empresas a entenderem suas forças internas, fraquezas, oportunidades externas e ameaças. Isso permite que elas identifiquem o que estão fazendo bem, onde precisam melhorar, quais oportunidades podem aproveitar e quais ameaças precisam enfrentar. É como um raio-x do ambiente interno e externo da empresa para tomar decisões estratégicas mais informadas.

[pic 2]

2.2- Força de Porter

A primeira força é a rivalidade entre empresas existentes, examinando a intensidade da competição dentro do setor, levando em consideração fatores como número de concorrentes, grau de diferenciação dos produtos, custos de mudança para os clientes e agressividade nas estratégias de preços, então, quanto maior a rivalidade, mais desafiador será para as empresas obterem lucratividade sustentável.

A segunda força é a ameaça de novos concorrentes, avaliando as barreiras à entrada de novas empresas no mercado, como economias de escala, acesso a canais de distribuição, proteção de propriedade intelectual e regulações governamentais, quanto maiores forem essas barreiras, menor será a ameaça de novos competidores e maior será a estabilidade do mercado.

A terceira força é o poder de negociação dos fornecedores, analisando o grau de influência que os fornecedores têm sobre as empresas do setor e fatores como concentração dos fornecedores, diferenciação dos insumos e possibilidade de integração vertical podem afetar o poder de negociação, quanto mais poderosos forem os fornecedores, maior será sua capacidade de impor condições desfavoráveis às empresas.

A quarta força é o poder de negociação dos compradores, examinando o grau de influência que os clientes têm sobre as empresas, esses fatores têm concentração dos compradores, sensibilidade ao preço, possibilidade de integração vertical e disponibilidade de informações podem afetar o poder de negociação, quanto mais poderosos forem os compradores, maior será sua capacidade de exigir preços mais baixos e melhores condições.

A quinta força é a ameaça de produtos substitutos, considerando a disponibilidade de alternativas aos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas do setor e a existência de produtos substitutos pode limitar a demanda e reduzir a rentabilidade das empresas e é importante avaliar a atratividade e a aceitação desses produtos no mercado.

Ao analisar essas cinco forças, as empresas podem identificar suas vantagens competitivas, entender as áreas em que precisam melhorar e antecipar possíveis mudanças no ambiente competitivo. Isso permite a formulação de estratégias mais eficientes para se destacar no mercado, conquistar clientes e garantir um desempenho sustentável a longo prazo.        

[pic 3]

2.3- Oceano Azul        

A estratégia do Oceano Azul, desenvolvida por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, propõe uma abordagem inovadora para criar novos mercados e escapar da competição acirrada dos mercados existentes, a estratégia busca criar um novo espaço de mercado, livre de competição direta, onde as empresas buscam a criação de valor ao identificar oportunidades inexploradas e atender às necessidades dos clientes de maneiras únicas, entre elas está a busca por diferenciação, inovação e reconstrução das regras do jogo para criar um novo mercado ou segmento, nessa abordagem, as empresas podem encontrar novas formas de agregar valor aos clientes, oferecendo produtos ou serviços únicos e estabelecendo uma vantagem competitiva sustentável, além disso, envolve a redução de custos e a eliminação de elementos desnecessários para entregar valor aos clientes. Ao adotar essa estratégia, as empresas podem escapar da competição acirrada e conquistar um espaço único e lucrativo no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (334.9 Kb)   docx (194.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com