TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Rede de Ensino Jk Unidade II – Gama Df

Alunas: Evani de Souza

Julyanna Pinheiro

Kamila Lima

Kelle Raquel

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Brasília, 08 de abril de 2015.

  • Colaboradores Desmotivados – (Salário baixo – sem remuneração).

“Para trilhar o caminho da excelência os trabalhadores necessitam de constante motivação e permanente instrução” – Walmir Celso Koppe.

Uma pessoa desmotivada dentro de uma equipe pode prejudicar a produtividade de todo o grupo. Manter uma equipe motivada é um grande desafio para os gestores. A organização é feita por pessoas, e para manter a qualidade, o desempenho e o resultado esperado, todos precisam estar envolvidos e motivados.  

A culpa de o funcionário estar desmotivado pode ser da organização, do líder, dele mesmo, e até da soma dos três.

Às vezes profissionais desmotivados são consequências da própria organização, por intermédio de políticas equivocadas de gestão de pessoas, ou falta de uma liderança adequada. Esses fatores ajudam a criar um batalhão de problemas que um pouco de planejamento poderia evitar.

O salário não é o principal fator motivacional, mas não deixa de ser um. O salário por si só, não gera a satisfação do funcionário, mas vale lembrar o que o William B. Werther diz – “Quando a remuneração é feita corretamente, os empregados têm mais probabilidade de estar satisfeitos e motivados para com os objetivos organizacionais”. Diante disso, a empresa deve ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetos organizacionais e pessoais.

Sabemos que salário não é o único componente remuneratório de contraprestação do trabalho. Existem também os benefícios, que acabam se somando e compondo a chamada remuneração, bem como poderão existir outras verbas de crédito como, por exemplo, remuneração variável, bônus, gratificações etc.


  • Alto índice de rotatividade (Turnover) no departamento.

Turnover é o nome usado para definir a entrada e saída de pessoas em uma organização, chamado também de rotatividade de pessoal e se expressa através de índices mensais ou anuais. Para Chiavenato (2002), em toda organização saudável ocorre um pequeno volume de entradas e saídas de recursos humanos. Esse fenômeno pode ser causado por vários fatores, que podem ser internos ou externos á organização.

Ao saber que há um mercado de trabalho competitivo, o profissional de Recursos Humanos deve evitar que um funcionário que dá resultados, saia da empresa, causando um índice de turnover, sendo assim, esse profissional precisa identificar as causas que elevam o índice de rotatividade pessoal e tomar providências.

Um pequeno índice de turnover pode agregar valor à organização, quando bem trabalhado pelos gestores possibilita a entrada de novos colaboradores, com novas ideias e novo ânimo, mas em altos índices o turnover traz prejuízos à organização.

A principal causa dos pedidos de demissão é a busca por melhores oportunidades de emprego devido o tipo de serviço da empresa. Outros motivos são: salário, saúde, adaptação entre outros. Há também demissões por iniciativa da empresa, os principais motivos são: redução no quadro de funcionários; o excesso de faltas causado na maioria das vezes por funcionários que demonstram algum interesse em sair da empresa, faltando no serviço para forçar uma possível demissão, entre outros.

O RH da empresa é responsável por identificar a causa do turnover, para reduzir o índice. Todo mês criar e realizar ações, criar programas com o objetivo de aproximar e fidelizar o funcionário, melhorar a remuneração para a empresa se tornar mais atrativa no mercado entre outras, são iniciativas que fazem devem ser tomadas dentro da organização.


  • Equipe descontente com o líder.

Liderança é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe. Fazendo com que essa equipe alcance os objetivos propostos em prol da organização. A liderança é uma questão de como ser, e não de como fazer.

O líder primeiramente deve liderar pelo exemplo. Muitos ainda lideram dentro do estilo “vaqueiro”, tocando a boiada aos berros, quando o melhor estilo e que traz melhores resultados é o estilo “pastor”, que caminha na frente de seu rebanho mostrando o caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com