TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  27/5/2015  •  Monografia  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 2

O planejamento estratégico é conjunto de informações, que serve como referência e para o planejamento de ações organizacionais. Pode ser considerado como orientador para os membros de uma determinada organização.

O mundo de hoje é caracterizado por turbulência, inovações, atitudes empreendedoras, mudanças, conflitos, comportamento, personalidades também por um crescente grau de interdependência, complexidade que exigem mudanças de comportamento e adaptações dentro desse contexto, o planejamento estratégico em Recursos Humanos é uma ferramenta utilizada para auxiliar os gestores.

Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem deles e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los.

Com a competitividade, as organizações dependem de investir em estratégias para conseguir manter o colaborador na organização. Promovendo o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, através do seu modo de agir e pensar.

Hoje além da necessidade de motivar os funcionários, é preciso buscar o seu comprometimento.

Algumas empresas estão enfrentando dificuldades para a retenção de talentos, já que as pessoas preferem trabalhar em empresas que as proporcionem possibilidades de crescimento e satisfação no que fazem, oferecendo cada vez mais incentivo e motivações.

Percebe-se nos dias de hoje que as empresas de pequeno porte muitas vezes não agregaram um sistema de gestão apropriado, pois muitas vezes são administradas pelo seu próprio proprietário, o que é o caso da Gráfica Impress. Não tendo a qualificação necessária de gerenciamento, resultando na falta de conhecimento na gestão de talentos e consequentemente mais problemas na gráfica.

Contudo, as empresas que oferecem condições de treinamentos, valorização, qualidade de vida, incentivos, benefícios, entre outros, conseguem manter seus colaboradores motivados, resultando em maior desempenho em suas tarefas e permanência dos mesmos na organização.

Pessoas são de extrema importância para a organização, pois são elas que administram, produzem e até mesmo consomem. A empresa em si pode ser considerada um organismo vivo, pois a influencia das pessoas é enorme e é por esse e alguns outros motivos que as empresas precisam dar valor ao sentimento humano com o propósito de aproveitar e descobrir talentos novos nas organizações; pois são através das pessoas que são desenvolvidos as ideias inovadoras.

Passo 3

Na empresa Gráfica Impress encontramos os seguintes problemas:

- Poucos vendedores

- Rotatividade de vendedores e funcionários de produção

- Alto custo de produção

- Falta de plano de treinamento e incentivos

- Perda do nível de qualidade no atendimento e na pontualidade dos serviços

- Reclamações freqüentes dos clientes (empresas)

- A empresa não possui um setor de departamento pessoal e de RH para ajudar na gestão juntamente com o proprietário

- Falta de divisão de cargos e funções

- Falta de qualificação de funcionários

- Integração entre os funcionários

Planejamento Estratégico de RH para a Gráfica Impress:

- A empresa precisa começar a trabalhar de forma organizada visando o futuro.

- Fazer uma análise do ambiente organizacional interno para ter diagnósticos de problemas que ocorrem dentro da empresa.

- A Empresa Gráfica Impress deve contratar um Gestor de Rh para programar um planejamento estratégico, onde devemos identificar a missão (finalidade da existência da Empresa), visão (aonde a empresa quer chegar) e os valores (princípios que norteiam todas as ações) para a partir daí fazer um plano de ação, a fim de analisar os pontos positivos e negativos da empresa.

- Implementar programas de incentivo. Estimulando os funcionários a atingir os objetivos e metas, recompensando pelo seu desempenho alcançado ou resultados atingidos com o intuito de motivá-los através do reconhecimento e valorização do mesmo.

- Fornecer um bom treinamento. Preparando os funcionários a desenvolverem habilidades, conhecimentos, padronização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com