TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  14/6/2015  •  Dissertação  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A empresa precisa definir de maneira ampla quais serão as metas que deseja alcançar, estas metas iram nortear a rotina da empresa, tais questões devem ser discutidas de forma objetiva e detalhada, contendo por exemplo o prazo para que as metas sejam alcançadas, de forma realista. Após esta decisão ser tomada, as metas devem ser pregadas no ambiente organizacional, de tal forma que os colaboradores “vistam a camisa da empresa”.

Nos dias atuais existem diversas empresas, todas competindo acirradamente pela clientela, todas investindo pesadamente no aprimoramento de seus produtos, estas empresas não podem se dar ao luxo de funcionarem sem um planejamento de suas despesas e de seus investimentos, devido a grande concorrência que há no mercado.

Muitas são as decisões a serem tomadas no dia-a-dia das empresas, contratação de pessoal, compra de máquinas e investimentos financeiros. Desta forma é certo afirmar que sem uma ferramenta à nível estratégico, tais decisões serão tomadas sem um respaldo técnico.

Sem essa ferramenta e um planejamento de curto e longo prazo a possibilidade de falência é muito grande, um mau gerenciamento pode causar a ruína de uma empresa, não quer dizer que tais empresas, ou seja, a empresa que possui um sistema de planejamento e orçamento não vá sofrer com crises ou problemas, mas contará com a segurança de estar, de certa forma, preparada para tais eventualidades.

Planejar o orçamento empresarial de forma estratégica propicia ao empresário uma referência na tomada de decisão e possibilita coordenar de forma adequada os recursos materiais, financeiros e humanos.

O Planejamento orçamentário tem com meta a alocação de recursos financeiros dentro das seguintes áreas: orçamento de venda, de produção, de matérias-primas, de custos indiretos de fabricação, de despesas administrativas e comerciais e orçamento de investimentos, que formam as projeções de resultado financeiro e econômico da empresa.

O Orçamento estabelece metas claras de receitas e despesas, e para a busca desses objetivos é necessário a delegação de responsabilidades, e deve criar dentro das pessoas o comprometimento para que seja cumprido.

O orçamento é o cálculo da receita e da despesa de determinada empresa em um exercício financeiro. Possui a incumbência de destinar e promover uma maior produtividade e lucratividade na utilização de seus recursos. Como uma ferramenta de gestão cria a possibilidade do gestor otimizar os resultados da empresa, minimizando ou evitando o emprego dos recursos por ele empregado de forma errônea. Podemos definir o planejamento e orçamento como um retrato fiel e antecipado da forma em que a empresa atuará, estabelecendo metas para um dado período conduzindo a empresa aos objetivos pré estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com