TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento, Gestão e Estratégia

Por:   •  2/6/2020  •  Artigo  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA – UNISUAM

Disciplina: Planejamento, Gestão e Estratégia

Professor: Enílton Carlos

Turma: CSA0301N

Nome do Aluno: Felipe da Silva Fernandes

Nº da Matrícula: 19103858

RESPOSTA:

No Mundo atual, com a Globalização cada vez mais presente, as empresas vêm atuando num ambiente altamente competitivo e com intensas atualizações, assim, se torna uma necessidade acompanhar as mudanças para não serem deixadas para trás e, consequentemente, alcançarem o alto nível de excelência perante aos seus acionistas, clientes e sociedade como um todo a fim de  atender todas as necessidades possíveis. Com esse avanço e troca de informações tão rápidas, muitas Organizações estão crescendo de acordo com fusões e novas incorporações como uma tática para eliminar a concorrência e se expandir cada vez mais. No entanto, ao mesmo tempo que acontece essa rapidez desse “mundo sem fronteiras”, muitas mudanças inesperadas acabam influenciando a economia e o campo tecnológico das empresas. Logo, guerras, doenças e desastres naturais acabam afetando-os, um exemplo disso pode ser à alta do Dólar. A respostas para essas adversidades é como eles se preparam, onde as Organizações podem aguentar essas situações ou simplesmente podem deixar de existir, isso claro, irá depender do planejamento de cada uma.

Antes disso, quando se constituir o empreendimento, é necessário definir o seu objetivo, missão, visão e valores que assim, vão guiar melhor as empresas dando um melhor direcionamento e uma visão à curto, médio e longo prazo. Com isso, pode-se adotar estratégias para analisar melhor os cenários, tanto interno quanto externo, para ter um caminho onde possa ser seguro e também já estar preparados para qualquer adversidade.

Primeiramente, para ter um bom planejamento têm-se que ter uma melhor concepção do negócio e entender melhor o mercado em que a empresa está inserida, logo, conhecendo todas as possíveis variáveis que podem influenciar, para assim, fazer uma melhor análise de todo campo e definir qual é a melhor chave para o seu sucesso, levando em conta também os seus concorrentes e produtos. Uma boa aposta é ter um diferencial, seja em preço, variedade, serviço, qualidade e etc, para ter algo diferente do seu concorrente e que, dessa maneira, possa atrair aos consumidores, fornecedores e até mesmo investidores. Para começar a pôr em prática isso, é essencial fazer uma pesquisa de mercado para estudar os concorrentes do ramo, seus clientes e clientes em potencias para adotar medidas, analisar os riscos e acompanhar o mercado, dessa forma, para não dar chance à concorrência e estar sempre um passo à frente dos demais. Entretanto, muitos empresários optam por abrir o seu negócio sem o mínimo de conhecimento e de preparo, portanto, sem algum tipo de planejamento e visão de futuro. O que leva muitas empresas fecharem com ao menos um ano de existência, tendo em vista que o Brasil é o país com a maior taxa de mortalidade de empresas. Sendo assim, esse dado pode fazer com que o empreendedor e entidades existente repensem melhor o seu negócio.

Além disso, sabendo-se que o planejamento estratégico é muito importante, existem ferramentas que podem ajudar nesse processo de gestão e dessa forma, contribuir na tomada de decisão e nortear melhor a sociedade organizacional que é o estudo de cenários e análise S.W.O.T (aferir sobre sua força, ameaça, oportunidade e concorrência) , pois ela irão analisar o ambiente externo e interno que envolve a empresa, ou seja, seus concorrentes, fornecedores, suas instalações, localização, ambiente, etc   .  Dessa maneira, irá estar preparando a empresa para o futuro e ajudará a criar alternativas para enfrentar qualquer possibilidade que venha acontecer. Ademais, esses estudos poderão ser de supra importância, pois a empresa irá ter um melhor diagnóstico dela própria com os pontos positivos e negativos que à norteiam, logo, poderá aplicar um plano de ação onde possa potencializar esses pontos positivos e desenvolver melhor os negativos. Portanto, com tanta exigência de um mercado dinâmico é essencial as firmas usarem e abusarem de todas as formas do planejamento estratégico, pois é a partir dele que somente as empresas mais preparadas e que usufruem melhor dele que seguirão de pé, uma vez que elas já irão estar preparados para o futuro e alcançarão o sucesso organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com