TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Na Administração

Por:   •  7/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 7

1) De acordo com o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2PKoM2yYsrk

Defina:

  • PMBOK
  • PMI
  • PMP
  • PMO

Resposta: PMBOK: É um standard, é um guia de melhores práticas, gerenciamentos de projetos.

PMI:  Project Management Institute ; é  o Instituto mais conhecido em todo planeta, na área de práticas de gerenciamento de projetos.

PMP: É a certificação que você obtém fazendo uma prova sobre as práticas propostas pelo guia PMBOK,que é um livro publicado pelo PMI.

PMO: É um escritório de projetos de uma empresa, é quem cria metodologia e é o guardião da metodologia, gerenciamento de projetos naquela organização.

2) Defina projeto e quais as características que o diferenciam de uma atividade ou processo cotidiano?

Resposta:  Um projeto em "negócio" e ciência é normalmente definido como um empreendimento, frequentemente envolvendo pesquisa ou desenho, que tem como objetivo alcançar um resultado exclusivo, sendo um esforço temporário porque tem começo, meio e fim. Isso não se aplica, por exemplo, a um processo, pois processos se repetem, portanto, são cíclicos, contínuos. O que define uma atividade de um processo cotidiano é que não é contínuo.

3) Diferencie com suas palavras Projeto e Processo:

Resposta: Projeto acontece em um período determinado de tempo para gerar um produto, para gerar um resultado único em um período de tempo único. PROCESSO é uma sequência coordenada de atividades, com o objetivo de produzir um dado resultado. O processo é repetitivo e gera o mesmo produto várias vezes.

4) Quais os tipos de projetos e suas características?

Resposta: Tipos de Projetos:

Projetos pessoais; Projetos pessoais ou projetos de vida são geralmente individuais e se baseiam em objetivos que as pessoas possuem, como por exemplo fazer uma viagem ou concluir um curso de graduação.

Projetos empresariais; Em um projeto empresarial o objetivo é criar oportunidades, transformar um negócio já existente ou estruturar um novo negócio.

Projetos de pesquisa; Em um projeto de pesquisa, o pesquisador descreve o que ele quer pesquisar, quais as intenções da pesquisa, quanto tempo ele levará e qual é o custo estimado do projeto.

Projetos culturais; Os projetos culturais têm como objetivo levar qualquer tipo de manifestação artística para um determinado grupo de pessoas, como, a dança, o teatro e a música.

Projetos sociais; Um projeto social tem como principal objetivo proporcionar melhoria na qualidade de vida de pessoas e/ou comunidades envolvidas.

Características:

Propósito definido;

São resumidos em metas e objetos;

Precisam de prazos;

Precisam de planejamento, execução e entrega;

São orientados para a obtenção de um resultado;

Pessoas de diferentes setores e de diferentes responsabilidades;

Devem estar sujeitos a gestão e monitoramento;

Cada projeto é diferente.

5) Faça um texto de no mínimo 5 linhas (fonte 12) e explique de maneira resumida os benefícios da Gestão de Projetos de acordo com o material de consulta.

Resposta: Sáo vários benefícios, através da Gestão de Projetos, você pode ter uma redução de custos, através de analises e estudos do orçamento do mesmo; otimização do tempo, pois pode ser feito um gerenciamento de cronograma, deixando tudo em ordem, evitando confusão; melhorias de resultados, pois através do gerenciamento pode ser analizado de forma melhor o que é bom ou ruim para o projeto, controle de risco do projeto, maior engajamento da equipe e determinação do que é pra ser feito por cada um, mais organização, e por ultimo, maior satisfação dos clientes.

6) De acordo com o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=knChWK0X2mw

O que faz um gerente de projetos?

Resposta: O gerente de projetos, pode fazer muitas coisas, sendo responsável por planejar, por organizar o projeto, por gerenciar as suas atividades e recursos, e por poder controlar o projeto. São funções do gerente de projetos:

• Controlar escopo, custo e prazo;

•Monitorar indicadores do projeto;

• Comunicar decisões e resultados;

• Selecionar e adquirir recursos;

• Aplicar a metodologia de gestão de projetos selecionada;

7) De acordo com o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Pa4pFoMadrE

Quais características profissionais e sociais devem possuir um Gerente de Projetos?

Resposta: Uma pessoa proativa, que seja capaz de reunir uma boa equipe para seu projeto, um líder que oriente e direcione as pessoas, que seja capaz de motivar sua equipe, que tenha criatividade e capacidade para solucionar problemas, ou direciona-los para pessoas capacitadas, que tenha capacidade de planejar e fazer uma boa reunião, dentre outros.

8) O que é o Ciclo de Vida do Projeto e seus dois tipos? Explique.

Resposta: O ciclo de vida de um projeto é uma série de fases pelas quais o projeto passa desde seu início até a sua conclusão. O ciclo de vida do projeto é constituído pelas fases: o início do projeto; a organização e preparação; a execução do trabalho do projeto, e; o encerramento do projeto.

Seus dois tipos é Ciclo de vida preditivo; Também conhecido como ciclo de vida predeterminado, neste tipo de ciclo o escopo do projeto é totalmente detalhado desde o início.

Ciclo de vida adaptativo; Projetos com o ciclo de vida adaptativo, também conhecido apenas como ciclo de vida ágil, não possuem escopo muito bem definido: o escopo vai sendo detalhado à medida que se obtém mais informações sobre o projeto.

9) Quais são os grupos da Gestão de Projetos? Explique-os com suas palavras.

Resposta: São basicamente cinco grupos:

Os de Iniciação, que ajudam a definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto;

Processos de planejamento; São os processos que visam a criação do escopo total do projeto, o refinamento dos objetivos e a definição das ações para conclusão do projeto ou fase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (295.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com