TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Estratégia

Por:   •  31/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.288 Palavras (34 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 34

Introdução

Unidade 1
Planejamento e Estratégia

O planejamento estratégico é considerado uma competência da administração, que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização.

Alguns componentes são considerados cruciais para o plano estratégico de uma organização. São eles: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento.

A missão é um encargo, uma incumbência ou um propósito organizacional. Refere-se a uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, como um compromisso, um dever, uma obrigação a ser executada.

A visão refere-se a como a organização se vê no futuro. A visão representa aquilo que a organização deseja alcançar. Portanto, a visão de uma organização traduz um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, mas não detalha o modo de alcançá-las, embora necessite de um bom e sólido Planejamento Estratégico.

Os objetivos organizacionais são a razão de ser das organizações, que necessitam de um fim objetivo, um norte para seguir.

As metas buscam definir as etapas ou o caminho a ser percorrido para se atingir um determinado objetivo, devendo ser específicas e realistas, de acordo com o foco organizacional.

O plano de ação condiz com a criação do planejamento estratégico que deve ser colocado em execução para que seja alcançado o objetivo e que, posteriormente, deve ser acompanhado, a fim de garantir o sucesso da organização.

Nesta unidade iremos estudar a origem, a evolução e as primeiras definições do planejamento estratégico. Serão abordados os conceitos básicos do planejamento estratégico, sua importância na construção do diálogo estratégico e a definição das estratégias organizacionais de longo prazo.

No conteúdo 1, vamos tratar sobre o tema “Origem e evolução do planejamento”, compreensão necessária para uma abordagem qualitativa acerca do planejamento estratégico.

O primeiro recurso desse conteúdo contempla a leitura das páginas 15-26 do livro Gestão de Estratégias: Uma abordagem de planejamento, tangenciando a origem do planejamento e sua evolução no decorrer dos anos.

O segundo recurso deste conteúdo contempla a leitura das páginas 29-33 do livro Gestão de Estratégias: Uma abordagem de planejamento, visando a compreensão dos principais conceitos de estratégia associados ao planejamento organizacional.

O terceiro recurso deste conteúdo contempla assistir ao vídeo que trata sobre as diversas tentativas de um personagem, porquinho, representando uma empresa, que tenta alcançar seu objetivo sem muito sucesso, pois para tanto não houve um planejamento estratégico por parte do personagem.

O quarto recurso deste conteúdo contempla a leitura das páginas 8-15 do livro Planejamento Estratégico, visando a compreensão dos elementos essenciais do planejamento estratégico, assim como o entendimento acerca dos tipos de planejamento organizacional.

O quinto recurso deste conteúdo indicará a leitura das páginas 15-31 do livro Planejamento Estratégicopara a compreensão do planejamento a partir do entendimento das dez escolas do pensamento estratégico, permitindo um conhecimento mais aprofundado sobre a relação da estratégia das organizações.

No conteúdo 2, vamos abordar o tema “Estratégias Corporativas e Estratégias Competitivas”, buscando a compreensão das estratégias de negócio e das estratégias competitivas, de modo a que as empresas possam alcançar vantagem competitiva.

O primeiro recurso deste conteúdo contempla a leitura das páginas 172-180 do livro Administração Estratégica e Vantagem Competitiva: Conceitos e casos com o objetivo de buscar a compreensão do real significado de estratégias corporativas. Esse estudo visa o entendimento das possíveis estratégias que as empresas podem adotar com vistas à obtenção de vantagem competitiva.

O segundo recurso deste conteúdo propõe a leitura das páginas 203-208 do livro Administração Estratégica e Vantagem Competitiva: Conceitos e casos, visando compreender a conceituação da diversificação corporativa e a importância de uma diversificação das atividades de uma empresa.

O terceiro recurso deste conteúdo será o vídeo apresentado pelo sócio-gerente da Dextron Management Consulting, Celso Lenaga, vídeo que tem por objetivo abordar a estratégia de diversificação adotada por muitas empresas dos mais variados segmentos de negócio.

O quarto recurso deste conteúdo contempla a leitura das páginas 72-75 do livro Planejamento Estratégico, visando compreender o real significado de estratégias competitivas. Elaborar estratégias competitivas, em um mercado fortemente competitivo, globalizado e altamente mutável, permite que as empresas busquem estratégias competitivas a fim de sobreviver nessa verdadeira selva de pedra, por meio de criação de vantagem competitiva.

O quinto recurso deste conteúdo será o vídeo Análise Competitiva: As cinco forças de Michael Porter, apresentado pelo consultor Eduardo Mayer Fagundes, que elucida os elementos essenciais que compõem as cinco forças de Michael Porter.

No conteúdo 3, vamos abordar o tema “Intenção Estratégica”, visando a compreensão da importância da associação da visão à missão organizacional, gerando, portanto, a intenção estratégica, em busca da obtenção de vantagem competitiva.

O primeiro recurso deste conteúdo será a leitura das páginas 38-46 do livro Administração Estratégica: Planejamento, ferramentas e implantação. Com isso você entenderá que missão, visão e valores são componentes da identidade organizacional de uma empresa, pois representam a essência, os sonhos e os princípios sobre os quais a empresa é regida e geralmente são definidos no processo de planejamento estratégico, que permeará a intenção estratégica da organização.

O segundo recurso deste conteúdo contempla a leitura das páginas 123-133 do livro Administração e Planejamento Estratégico, para compreender o surgimento da intenção estratégica da organização a partir da associação entre a visão e a missão da empresa, perfazendo o que tecnicamente chamamos de intenção estratégica da organização.

O terceiro recurso deste conteúdo será o vídeo apresentado pelo consultor empresarial Octávio Rocha, que traz uma abordagem da intenção estratégica, ponto inicial importante para qualquer empresa alcançar vantagem competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.2 Kb)   pdf (498.2 Kb)   docx (347.9 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com