TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento, Remuneração e Retenção de Talentos

Por:   •  3/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.250 Palavras (13 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 13

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - E.A.D

ADENIVALDO GALÃO - R.A. 8037349

RECRUTAMENTO, REMUNERAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP

2018


ADENIVALDO GALÃO

PROJETO INTEGRADOR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2018

  1. Introdução

Pretende-se com essa introdução, demonstrar no decorrer do projeto, que buscou suporte em artigos específicos para compor a parte teórica, além do estudo de campo, avaliação e análise periódica do ambiente corporativo, que no atual cenário se tornou um pré-requisito para as organizações vencerem a acirrada competitividade.

Hoje, por exemplo, existem empresas que buscam novas metodologias para realizar seus processos de recrutamento e seleção na busca, captação e contratação talentos.

Conforme Welch, Welch:

Contratar pessoas capazes é difícil. Contratar pessoas ótimas é uma grande proeza. No entanto, nada é mais importante para a vitória do que conseguir as pessoas certas em cada área. Todas as estratégias inteligentes e tecnologias avançadas do mundo não adiantam nada sem indivíduos capazes de aplicá-las na prática. (WELCH; WELCH, 2005, p.75)

Não obstante, no cenário de globalização, o mercado empresarial vive uma realidade diferenciada, tornando-se cada vez mais exigente e competitivo. Para que as organizações possam acompanhar essas mudanças no cenário mercadológico, passam então a buscar alternativas que permitam torná-las mais eficientes no sentido de atender às necessidades e anseios de seus clientes.

A partir deste contexto, uma maior preocupação passa voltar-se para Gestão de Pessoas, obrigando as empresas a estabelecer uma política motivacional e a adotar uma nova postura em relação aos seus colaboradores, envolvendo além do recrutamento, a valorização e a retenção de talentos

2. Estudo de Casos e a Política Motivacional Praticada na Empresa

Os estudos de caso são importantes porque é condição fundamental para a consolidação do processo de aprendizagem em gestão estratégica que se estudem experiências de sucesso e insucesso de organizações.

A escolha do Polo Moveleiro de Mirassol (SP) para a realização desta pesquisa se justifica por este ser considerado um segmento com destaque regional e significativa produção.

O presente estudo de caso foi composto por três fases: pesquisa bibliográfica, instrumentos de coleta de dados (questionário) e técnicas de análise. A realização da pesquisa bibliográfica sobre o tema permitiu que se estabelecesse um repertório teórico inicial de referência, auxiliando na determinação das variáveis. A escolha das técnicas empregadas na coleta de dados foi feita de acordo com a natureza da pesquisa, sendo representativa e suficiente para apoiar as conclusões. Por último, foi preciso estabelecer as técnicas de registro desses dados como as técnicas utilizadas em sua análise.

Para Marconi e Lakatos (1999, p.86), as investigações na pesquisa quantitativo descritiva têm por finalidade “o delineamento ou análise das características de fatos ou fenômenos”. Portanto, esta pesquisa se classifica nesta categoria, por tratar do clima organizacional e a credibilidade e satisfação dos funcionários em relação ao ambiente e política da empresa.

2.1. Coleta de Dados, Análise e Resultados no Clima Motivacional das Organizações

Uma das características do estudo descritivo é a utilização de técnicas padronizadas para a coleta de dados. Por técnica de pesquisa, ANDRADE (2004, p.24) entende que “são conjuntos de normas usadas especificamente em cada área das ciências” e que estão “relacionadas com a coleta de dados, ou seja, com a parte prática da pesquisa”. Para a realização desta etapa da pesquisa, foi utilizado um questionário que, segundo Marconi e Lakatos (1999), consiste no conjunto de questões que são respondidas por escrito pelo pesquisado.

A pesquisa de clima organizacional mostra-se como uma ferramenta de gestão eficiente, uma vez que através dela torna-se possível observar os pontos favoráveis e os pontos críticos existentes na empresa, que possam interferir na satisfação dos funcionários.

  • Seleção de participantes: Foram selecionadas duas fábricas de móveis instaladas na cidade, a Móveis Cedrus com 370 funcionários, e a Móveis Pinus com 295 funcionários; os nomes são fictícios para preservar a identidade das mesmas.
  • Seleção de cargos: aplicação de questionários continha perguntas diretas, com as opções de resposta “sim”, “não” e “em parte”. Optou-se pela aplicação da pesquisa apenas aos colaboradores, não abrangendo os representantes comerciais por trabalharem de forma autônoma, não participando diretamente das atividades internas da empresa.
  • Coleta de dados: Os questionários foram entregues nas empresas, dentro de envelopes individuais para que cada respondente devolvesse lacrado após o preenchimento, garantindo assim, o sigilo das informações contidas e a confiança por parte dos respondentes. Mesmo assim, alguns funcionários se abstiveram de responder e outros responderam apenas parcialmente. Na data combinada, todos os questionários foram retirados junto às recepcionistas das respectivas empresas.
  • Tabulação: Os dados obtidos foram organizados, tabulados e analisados utilizando-se de gráficos e porcentagem como medida matemática para medi-los estatisticamente e comparar os valores obtidos.
  • Resultados: A partir da análise dos dados obtidos, foi possível observar que, de modo geral os funcionários se mostraram satisfeitos com ambas as organizações. 

2.1.2. Satisfação salarial: Questionados sobre o salário que recebem, se este é o maior fator de motivação dentro da empresa, a resposta mostrou que a maioria dos colaboradores se encontram satisfeitos neste quesito, como mostra o Gráfico 1.

Gráfico 1: percentual de funcionários satisfeitos com o salário que recebem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (294.3 Kb)   docx (75.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com