TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  2/6/2020  •  Dissertação  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSOS GERENCIAIS

ALUNOS: NEVI VANIA MATTIELLO

              BRUNA EDUARDA CORREA

              RENATO RUBAS

              RAQUEL DAENECKE

VALIDAÇÃO DA IDEIA DO NEGÓCIO

Com o passar dos dias cada vez a população tem menos tempo para se alimentar direito. Pensando neles, foi notada a necessidade de produzir um alimento fácil de transportar, nutritivo, caseiro e gostoso. O pé-de-moleque é um doce original da culinária Brasileira. Um doce que vem sendo ensinado de geração para geração, e que traz consigo diversos benefícios por causa do seu ingrediente principal: o amendoim.

Visando as necessidades do consumidor por um alimento acessível, saudável, e que agrada grande maioria da população, e por ser uma época festiva (Festa Junina). Foi divulgado para um público de estudantes entre 18 a 28 anos um questionário, onde foi possível conhecer um pouco do que o nosso cliente gostaria, sabores, valores que estariam dispostos a pagar. Este questionário foi respondido por 55 pessoas.

A representação gráfica a seguir demonstra a preferência dos nossos clientes quando questionados sobre gostar mais de amendoim ou nozes.

Gráfico 1: Preferência dos produtos disponibilizados:[pic 1]

Fonte: Dados da pesquisa, 2020.

Nota-se que por uma diferença mínima o amendoim é o preferido da maioria dos entrevistados. Sendo que 26 dos entrevistados preferem amendoim, 25 nozes e 4 deles afirmam não gostar de produtos com nenhum dos dois.

O gráfico abaixo mostra o porquê da escolha do pé-de-moleque.

Gráfico 2: Escolha do produto:[pic 2]

Fonte: Dados da pesquisa, 2020.

Neste gráfico podemos perceber que ambos os tipos de pé-de-moleque de chocolate e o de leite condensado estão se destacando. Sendo que das 55 entrevistadas 17 comprariam o pé-de-moleque de leite condensado, 13 o pé-de-moleque de chocolate, 8 o cri cri de açúcar e coco, 10 o cri cri tradicional e 7 não comprariam nenhuma das opções.  

No próximo gráfico foi indagado aos participantes o porquê comprariam os produtos que foram posicionados no gráfico anterior.

Gráfico 3: Motivo da compra do produto:[pic 3]

Fonte: Dados da pesquisa, 2020.

Nota-se que 25 dos 55 entrevistados comprariam porque gostam de doces 24 porque gostam de amendoim ou nozes e apenas 6 dos entrevistados não comprariam.

Gráfico 4: Valor disposto a pagar.     [pic 4]     

Fonte: Dados da pesquisa, 2020.

Feito esta breve pesquisa de mercado, foi concluído que a produção e venda de dois tipos pé de moleque seriam as melhores escolhas. Mesmo não sendo um produto inovador, muito pelo contrário, um produto muito tradicional que acaba sendo lembrado apenas datas festivas como festa de são João, mas que deveriam ser lembradas em todas épocas do ano.

PROTÓTIPO

        De acordo com a pesquisa apresentada anteriormente notamos que a fabricação e comercialização de pé-de-moleque é uma área com um nicho a ser explorado, tendo em vista que hoje no mercado está com uma margem muito grande do produto tradicional. Explorando esse nicho de mercado surgiu a ideia de produzirmos uma versão gourmet do pé-de-moleque. Essa versão gourmet foi embasada em um ingrediente que está em alta atualmente no mercado: o creme de avelã.

        As técnicas para a elaboração do pé-de-moleque são fáceis, existe hoje uma grande diversidade de receitas deste doce. Escolhemos para trabalhar com o chocolate, ingrediente que teve destaque em nossas pesquisas, além do amendoim, componente principal desse doce. A seguir teremos o passo a passo de como foi a produção do pé-de-moleque gourmet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (374.5 Kb)   docx (437.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com