TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  27/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

SÃO PAULO / 2021

Nº.

NOME

RA

01

Rita de Cassia Oliveira

2141154

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

A escolha da Empresa para o desenvolvimento do PIM I (Projeto Integrado Multidisciplinar I), foi feita levando em consideração a trajetória de uma Empresa Multinacional, presente no Brasil há 65 anos, referência no mercado de forma global.

Foi realizada uma pesquisa exploratória buscando, descrever e analisar as Práticas de Processos Gerenciais da empresa Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda., integrante de um grupo industrial francês que atua na área de infraestrutura de energia e transporte, presente em dois segmentos: indústria de materiais ferroviários e produção de energia. No Brasil, a empresa é composta por mais de 5.000 colaboradores, com sede em São Paulo.

Aqui, a ideia principal é apresentar as informações referentes aos Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, que norteiam a Empresa.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

  • Denominação e forma de constituição

O nome da empresa é: ALSTOM.

Natureza comercial: Seu capital é formado entre os titulares das ações criadas e as que vierem a ser criadas posteriormente. Uma sociedade anônima, regida pelas disposições do Código Comercial e todas outras disposições legais ou regulamentares em vigor (a “Lei”), bem como por estatutos, contidos em seu Contrato Social.

  • Dados e fatos relevantes da origem da organização

A Alstom tem participado ativamente do desenvolvimento da infraestrutura do Brasil, contribuindo para o progresso social, sempre respeitando o meio ambiente. Sua história, em nosso país, iniciou em novembro de 1955, quando o Rio de Janeiro sediou a assembleia da constituição da Mecânica Pesada S/A. Neste período, o grupo Schneider, do empresário francês Charles Schneider, se tornou o principal acionista da empresa, resultando no desenvolvimento da Alstom no Brasil. No setor de transportes, no qual a Alstom se dedica exclusivamente desde 2015, tem presença marcante desde o início da sua operação no país.

Em sua trajetória, a Alstom passou a liderar o mercado brasileiro de equipamentos para transportes metro ferroviários e se tornou protagonista de grandes momentos do setor ferroviário: primeira fábrica de trens de passageiros do país e o maior acordo de exportação do setor metro ferroviário brasileiro, contrato firmado em julho de 2002 para o fornecimento de carros para os metrôs de Santiago, no Chile, e de

Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em 2014, a Alstom Brasil participou do maior projeto da história para trens suburbanos na África do Sul.

Durante todos esses anos, a Alstom se destacou pelo pioneirismo e inovação, tendo sido a primeira fabricante de sinalização ferroviária do Brasil e a primeira a trazer a solução 100% livre de catenária da América do Sul. A contribuição da Alstom ao setor de transporte ferroviário é comprovada por produtos e serviços nas principais operadoras de passageiros do país, como os Metrôs de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF) e o VLT do Rio de Janeiro, um marco para a cidade e para o País.

  • Objetivo

Os objetivos da empresa são, direta ou indiretamente a realização de todas as operações industriais, comerciais, marítimas, financeiras, títulos imobiliários, na França e no exterior, e em particular nos seguintes campos: energia, transmissão e distribuição de energia, transporte, equipamento industrial, construção e reparo naval, engenharia e consultoria, estudo de projeto e / ou construção e contratação geral todas as obras públicas ou privadas de forma mais geral.

  • Informações sobre o porte da Empresa

De acordo com a determinação da SEBRAE, a Alstom é considerada como uma empresa de grande porte, pois conta com mais de 4.000 colaboradores.

[pic 2]

  • Principais produtos

A Alstom oferece uma gama completa de soluções, desde trens de alta velocidade, metrôs, bondes e ônibus eletrônicos até sistemas integrados, serviços e infraestrutura personalizados, mobilidade digital e soluções de sinalização.

"O papel da Alstom não é apenas fornecer material circulante, serviços e sinalização, mas também oferecer soluções de mobilidade para um mundo em profunda mudança. A Alstom está em uma excelente posição para projetar a mobilidade do futuro: eficiente, sustentável e conectada!"

Henri Poupart-Lafarge

  • Principais concorrentes da organização

Com a recente aquisição da Bombardier Transportation pela Alstom, esta torna-se líder mundial na área do transporte ferroviário, atuando ambas na produção e fabricação de material circulante de alta velocidade e em soluções de sinalização.

Ao juntarem-se, as duas companhias dão origem à segunda maior companhia do mundo e soluções e material ferroviário, atrás da chinesa CRRC.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Comunicação Empresarial desempenha um papel fundamental em uma Empresa.

Segundo Chiavenato (2000, p.142-143) a comunicação é uma atividade administrativa, constituindo-se em dois propósitos: repassar as informações com clareza para que as pessoas possam realizar bem suas tarefas e promover a motivação, cooperação e satisfação das pessoas nos seus respectivos cargos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (235.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com